O frizz é uma das maiores questões enfrentadas por quem tem cabelos cacheados, crespos e ondulados. Ele pode surgir em diferentes situações, como em danos externos ou até mesmo no uso inadequado de produtos. Mas será que ele vai ser sempre um vilão?
Embora possa ser visto como um incômodo, entender suas causas e aprender a solucioná-las é essencial para manter a saúde e a beleza da fibra capilar. Nesta matéria, vamos explorar os principais fatores que causam o excesso de frizz e as dicas práticas para reduzir esse excesso, além dos cuidados indispensáveis para manter sua saúde em qualquer ocasião!
PRINCIPAIS FATORES
O frizz é resultado de diversos fatores que afetam diretamente a saúde e a aparência dos fios. Conhecer as principais causas é o primeiro passo para combatê-lo de forma eficiente. Confira:
PERDA DE HIDRATAÇÃO E NUTRIENTES
Nossas curvaturas tendem a ser naturalmente mais ressecadas, devido ao seu formato em espiral, que dificulta a distribuição uniforme da umidade e nutrientes para a estrutura. Essa falta deixa a fibra mais vulnerável a danos externos, como exposição ao sol, vento e poluição. Com o passar do tempo, essa combinação de ressecamento e agressões externas cria um ambiente desfavorável para os fios, resultando em cutículas levantadas, ou no famoso frizz.
USO DE PRODUTOS INADEQUADOS
É essencial utilizar produtos desenvolvidos especificamente para as necessidades das curvaturas. Esses tipos de fio possuem características únicas, como a tendência ao ressecamento e frizz. Produtos genéricos, que não levam essas particularidades em conta, podem acabar pesando nos fios ou deixando-os ainda mais desidratados.
Escolher linhas que oferecem fórmulas leves e ricas em ingredientes hidratantes e nutritivos, faz toda a diferença para manter a saúde capilar.
EXCESSO DE ATRITO
O frizz causado pelo atrito ocorre principalmente por conta dos hábitos diários. Secar o cabelo com toalhas de algodão ou tecido áspero, por exemplo, aumenta o atrito e deixa o comprimento mais arrepiado. O mesmo acontece ao dormir em fronhas de algodão, que podem absorver a umidade natural dos fios e criar bastante fricção durante os movimentos noturnos.
Identificar as causas específicas dos temidos fiozinhos no seu dia a dia é essencial para agir de forma eficiente a evitar que ele comprometa a beleza das curvaturas. Agora que você conhece os principais fatores, está na hora de colocar em prática algumas dicas simples, mas poderosas, para mantê-lo sob controle e garantir fios sempre incríveis. Vamos conferir?
DICAS
Controlar o frizz pode parecer desafiador, mas com alguns ajustes na rotina capilar, é possível manter os fios alinhados e saudáveis. Confira as dicas práticas que fazem toda a diferença:
INVISTA EM HIDRATAÇÃO
Ela é indispensável para repor a umidade natural dos fios e combater o ressecamento, que é uma das principais causas do frizz. Aposte em máscaras e tratamentos específicos conforme a necessidade do seu cabelo.
Como serviço o nosso exclusivo Ultra Cachos vai te ajudar a recuperar 1 mês daqueles danos externos que citamos anteriormente em apenas 1 aplicação!
Ele é um tratamento tão poderoso que dura nos fios após várias lavagens e conta com a tecnologia Nanocachos que deixa os fios menos porosos, muito mais fáceis de pentear, com desembaraço ultra rápido, vitalidade, balanço, ultra maciez, maleabilidade, brilho incrível e proteção aos fatores externos. Todos esses benefícios com eficácia comprovada!
E de indicação de produtos, o duo da linha profissional Restauração Intensiva é perfeito para quem apresenta cabelos ressecados e com frizz! Ele conta com a tecnologia Restore Complex, formulada com ácido hialurônico, queratina vegetal, complexo lipídico e vitamina F, que traz um resultado de salão em casa com ação antiressecamento e união das camadas da fibra, promovendo um brilho dos deuses.
APOSTE NA UMECTAÇÃO CAPILAR
A umectação com óleos capilares 100% vegetais, é uma técnica poderosa para nutrir profundamente os fios e reduzir o frizz. Aplique o óleo nas mechas, deixe agir por algumas horas ou durante a noite, e lave normalmente para cabelos mais macios e disciplinados.
Caso queira se aprofundar mais nessa temática, saiba que temos uma matéria completa de Umectação Capilar aqui no blog!
Maaaas, caso você tenha dificuldades, pode vir até os nossos institutos realizar a Umectação Termoativada! Neste serviço o diferencial é o aquecimento dos óleos que permite que os ativos penetrem nas camadas mais profundas, promovendo uma nutrição intensa em apenas 40 minutos.
A técnica também inclui uma massagem estimulante que potencializa a absorção do mix de óleos, restaurando a força, brilho e vitalidade dos fios e consequentemente a baixa do excesso de frizz.
USE TECIDOS MAIS DELICADOS
A solução é simples: na secagem dos cabelos, substitua, se possível, as toalhas comuns por tecidos mais delicados ou por camisetas de algodão, que minimizam o atrito e ajudam na preservação.
Outro cuidado essencial é usar fronhas ou toucas de cetim, que mantêm as curvaturas alinhadas e macias enquanto dormimos. Alguns penteados protetores, como o afro puff, também contribuem para reduzir o frizz na hora de dormir.
FINALIZADORES ESPECÍFICOS
Cremes de pentear, sprays e gelatinas ajudam muito a manter a definição e proteção ao longo do dia. Finalizadores que atendam às necessidades do seu tipo de cabelo vão para além da definição, viu? Indicamos esses da bn.CACHOS:
Pentear Crespos: É um pentear criado para suprir as necessidades das curvaturas! Sua composição liberada e vegana conta com extrato de chia para enluvar e proteger os fios, óleo de jojoba trazendo brilho intenso e ultra maciez e fechando com chave de ouro a manter a força dos nossos cabelos, o óleo de rícino. Acha que acabou por aí? O produto proporciona uma finalização super rápida, brilho imediato, zero efeito esbranquiçado e de excesso de frizz;
Spray Revitalizador: sua composição com a tecnologia Hidrafix + Ácido Hialurônico proporciona uma aplicação rápida pela textura líquida, hidratação profunda e duradoura, além de acabar com o temido frizz;
Gelatina Hidrafix: A exclusiva Tecnologia Hidra Fix deixa as curvaturas ultra definidas, além da sua proposta de longa duração para day afters, efeito condicionante, proteção sem ressecamento, brilho espelhado e zero frizz;.
USE ÁGUA FRIA OU MORNA EM TODO O PROCESSO
Desde a lavagem até a finalização, prefira usar água fria ou morna nos fios. A água quente pode ressecar o cabelo, deixando as cutículas abertas e favorecendo o frizz. Já a água fria ou morna ajuda a manter os fios com a hidratação e nutrientes absorvidos pelos tratamentos, além de preservar sua saúde.
Com essas dicas práticas, controlar o frizz deixa de ser um desafio e se torna parte de uma rotina de cuidados que valoriza a beleza das suas curvaturas. Lembre-se: a constância é o segredo para resultados duradouros! Nos vemos em breve! 🩷