Fechar

MENU

logo

Transição capilar: confira os produtos ideais

22 de abril de 2022

Transição Capilar confira os produtos ideais Beleza Natural

Sabemos que a transição capilar é um marco importante na vida de quem escolhe passar por esse processo, já que as mudanças vão além da transformação visual e de estilo. A busca pelo autoconhecimento e aceitação ajudam a dar o famoso “empurrão” para, de fato, darmos início a essa nova etapa.

Dessa forma, aos poucos, é possível construir toda a confiança necessária para enfrentar esse momento da forma mais tranquila possível. Ainda, um detalhe importante, é lembrar que isso deve partir de uma vontade exclusivamente sua, belezete. Tudo deve ser feito para que você se sinta confortável! Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir!

O que é?

Caso você não saiba, a transição capilar nada mais é do a decisão de abandonar qualquer tipo de química que o seu cabelo passou recentemente, seja uma progressiva, coloração, relaxamento, alisamento, entre outros relacionados. A ideia da transição, no entanto, é fazer com que os cabelos cacheados, ondulados ou crespos voltem ao seu estado natural, para suas devidas curvaturas.

Porém, você pode perceber que há a possibilidade do processo ser um pouco complicado, já que exige um certo tempo, paciência, aceitação e até mesmo um pouco de autoconhecimento sobre nós mesmas. Mas, o resultado final compensa todo o esforço!

Quanto tempo dura uma transição capilar?

Belezete, é imprescindível entender que cada cabelo é um cabelo, com tempos de crescimento diferentes. Não existe receita milagrosa! Aqui, a paciência é a melhor amiga da perfeição. Não pense que usar inúmeros produtos, ou tomar “remédios milagrosos” para avançar essa etapa, vão resolver o problema.

Como já comentamos outras vezes aqui no blog, além do tratamento externo diretamente nos fios, é muito importante se atentar aos cuidados de dentro para fora. Uma alimentação mais equilibrada, um maior consumo de água e a prática de atividades físicas podem contribuir para que a transição seja mais rápida, já que esses hábitos ajudam a estimular o crescimento saudável.

E, claro, não menos importante, aquele cronograma capilar que a gente AMA é mais do que indispensável para que o cabelo possa crescer firme e forte. Em Cronograma Capilar: o que eu preciso para montar o meu?, nós explicamos o passo a passo para organizar sua rotina de cuidados de acordo com as necessidades do seu cabelo. Vale muito a leitura!

Quais são os melhores produtos para a transição capilar?

Para começar, é importante que sempre preste atenção nos produtos que você escolheu para te auxiliar na transição capilar. Não se esqueça que a ideia principal desse processo é fazer com que seus fios voltem ao seu estado natural, mas também que voltem de maneira saudável.

Tendo isso em mente, confira abaixo os melhores produtos para você utilizar durante a transição:

1. Óleo de Umectação

Os óleos para umectação são um dos produtos mais indicados quando o assunto é transição capilar. Isso porque esse é um tratamento ideal para cabelos que já estão fragilizados, ou que estão voltando ao seu estado natural de cacheados e crespos. Porém, é necessário se atentar em alguns detalhes.

É muito importante observar se o óleo escolhido é 100% vegetal, belezete! O Óleo de Umectação Nutri Brilho e o Óleo de Umectação Nutri Força, por exemplo, além de naturais são completamente liberados e vegetais. Nesse sentido, para o tratamento de umectação, o uso de um óleo qualquer perde totalmente o seu propósito, já que a principal ideia aqui é tratar profundamente a fibra capilar.

Dessa forma, é possível obter muito brilho, maciez, restauração e hidratação em todo cabelo, especialmente nos fios mais danificados. E, eles ainda podem ser usados de diferentes formas: misturado em máscaras de tratamento ou de forma isolada. Uma opção é aplicar diretamente no fio, deixando-o agir entre 15 e 30 minutos no cabelo ainda sujo.

2. Ampolas de concentrados

Como o próprio nome diz, o principal objetivo das ampolas de concentrados é repor todos os nutrientes que o seu cabelo perdeu durante os processos relacionados à química e excesso de calor.

Chapinhas, escovas e progressivas, por exemplo, tendem a desgastar continuamente os cabelos, fazendo com que eles fiquem ressecados, adquiram frizz, e com o tempo, percam o brilho e a maciez.

Por esse motivo, esse tipo de produto contribuirá com o fortalecimento de suas madeixas, repondo as vitaminas, lipídios, minerais e proteínas necessárias para ajudar na transição e, acima de tudo, fazer com que seu cabelo se desenvolva de maneira saudável.

Os concentrados podem ser usados em misturinhas, com creme de tratamento, assim como aplicados diretamente nos fios. Confira na nossa loja online!

3. Máscaras bem potentes

Primeiramente, todo tipo de tratamento é indispensável durante a transição capilar. E, não só isso, as máscaras mais potentes serão suas melhores aliadas para esse período. Nesse sentido, é indispensável pensar no quão fragilizado estão esses fios, e como vale a pena tirar um tempinho a mais para seus cuidados capilares.

A máscara Hidraforce, por exemplo, da linha bn.PRO, é uma das mais indicadas para as belezetes que estão em transição. É uma máscara reconstrutora, rica em queratina e óleo de semente de manga, que ajuda a repor a massa do fio fragilizado por outras químicas ou excesso de calor. Em apenas 15 minutinhos o cabelo se renova!

4. Shampoo Hidratante

Como o próprio nome diz, o shampoo hidratante promove uma boa limpeza e higienização, ao mesmo passo que trata o fio. Ou seja, ideal para cabelos danificados! Esse ressecamento excessivo do cabelo, durante o período de transição capilar, é muito comum. Por isso, não podemos aplicar produtos que retirem ainda mais a oleosidade natural como um shampoo abrasivo.

Assim, o Shampoo Hidronutritivo, da linha bn.Bio, cumpre perfeitamente esse papel. Ele promove uma limpeza na medida certa, enquanto sua espuma cremosa preserva o fio sem qualquer ressecamento. Maravilhoso, não é mesmo? Pode incluir na sua lista!

5. Finalização power

Para fechar a lista com chave de ouro, nada melhor do que uma dica valiosa para aquela finalização incrível que a gente ama! A princípio, é comum que o cabelo apresente duas texturas na transição capilar, já que a raiz possui uma curvatura diferente das pontas devido aos resquícios de produtos químicos.

Assim, separamos a nossa queridinha Gelatina bn.CACHOS para ajudar nessa etapa! Esse produtinho proporciona máxima definição e fixação, e ainda oferece a possibilidade de estilização dos cachos. Ou seja, nas mechinhas que não estão totalmente definidas, você pode utilizar a técnica de texturização junto da Gelatina para igualar todo o cabelo, deixando-o no mesmo formato.

Mãos à obra!

Agora que já temos todos os produtos listados, podemos enfrentar a transição capilar de forma mais tranquila. Como comentado no início, esse é um processo delicado e de readaptação, por isso devemos ser pacientes para descobrir o que mais se encaixa ao novo visual.

Agora que você já conhece os produtos principais para te ajudar nessa etapa, que tal comentar aqui abaixo a sua experiência com a transição? E não se esqueça de contar o seu segredinho que deixam suas madeixas perfeitas e naturais.


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão