MENU

logo

Transição capilar: como iniciar?

6 de julho de 2021

modelo sorrindo olhando para baixo, com as mãos para o alto, para post sobre transição capilar

Nos últimos anos, muitas mulheres decidiram renunciar ao cabelo alisado com progressiva para aceitar os fios naturais, com cachos e ondulações. Neste processo, tem sempre uma pergunta que não quer calar: como começar a transição capilar?

O início é sempre o momento de maior tensão. A vontade de ceder ao liso, de buscar uma nova progressiva ou um tratamento que possa alisar os fios é constante. Mas basta surgir o primeiro cacho para o amor pelo cabelo florescer!

Nessa busca pela nova identidade, cada organismo apresenta uma velocidade. Algumas mulheres atingem o objetivo final mais rápido, enquanto outras precisam esperar um pouco mais.

Se você ainda está em dúvida sobre como começar a transição capilar, continue lendo o texto e aproveite para tirar todas as suas dúvidas! Está preparada?

Quando surgiu a transição capilar?

Basta sair às ruas e observar as brasileiras para chegar a uma conclusão: somos únicas! Com o cabelo, a conclusão é quase a mesma, já que é possível encontrar fios lisos, ondulados, crespos e cacheados.

Entretanto, nem sempre foi assim. Durante muito tempo, a maioria das mulheres passava por tratamentos para alisar o cabelo, alguns mais naturais e outros com uma grande carga de produtos químicos.

A mudança na aparência estava relacionada com os padrões de beleza da época, que na maioria das vezes contava com mulheres de cabelos lisos, que ainda são utilizados nos dias atuais.

Porém, nos últimos anos, a palavra da vez tem sido a aceitação, independente do formato do cabelo. Muitas perceberam que não é preciso ter os cabelos lisos para ser bonita e começaram a abandonar a química e a chapinha rumo aos cabelos naturais.

A atitude não é uma moda, mas sim um movimento que busca provar que nossas belezas são individuais, assim como as texturas de nossos cabelos.

É claro que o processo é bem mais pessoal do que abandonar hábitos antigos. A transição envolve a aceitação e a descoberta de quem realmente somos.

Vamos entender o que é esse processo?

Afinal, o que é transição capilar?

A transação capilar é o momento em que a mulher decide assumir o cabelo natural. É mais do que uma mudança no visual, é um ato de autocuidado!

É claro que o processo possui diversas etapas físicas, mas o psicológico também faz parte da mudança, afinal a transformação pode ser desafiadora, principalmente para mulheres que utilizaram química para alisamento durante anos.

Além da parte individual, a transição capilar também representa uma mudança nos padrões da sociedade e ou uma luta contra eles.

Portanto, se você está pensando em iniciar ou se já está no processo, não desista! Alguns momentos serão marcantes e tentadores, mas o resultado vai compensar.

Como começar a transição capilar?

Como mencionado acima, o processo da transição capilar pode ser demorado e com muitos desafios. Mas, fique tranquila! Aqui vamos mencionar alguns métodos que podem te ajudar nesse momento. Vamos conferir?

Big chop

Esse é um dos primeiros métodos escolhidos pelas pessoas que sonham em assumir os fios.

O primeiro passo é cortar o cabelo em toda a parte que possui química, ou seja, se você tem o cabelo comprido com a aplicação de produtos químicos, essa parte (onde os produtos ainda estão fazendo efeito) será cortada, deixando apenas a parte do cabelo que está crescendo naturalmente.

É claro que o método certo proporciona uma grande mudança, mas esta é a forma que muitas começam a transição capilar. Nos primeiros meses a palavra será adaptação, seja com o tamanho do cabelo ou a forma dos fios. Por isso é importante lembrar que tudo é questão de hábito.

Temos uma matéria aqui no blog com alguns modelos de cortes que podem servir de inspiração. Confira!

Comece aos poucos

Outra maneira de iniciar a transição capilar é ir cortando os fios devagar, conforme o cabelo vai crescendo. Essa opção faz com que a mulher fique mais confiante e perceba os efeitos da transformação aos poucos.

Quem prefere essa segunda opção, deve ficar atenta! É preciso pensar em cortes e texturizações que combine com a parte do cabelo que está lisa e a parte enrolada.

Como começar a transição capilar é uma grande dúvida, mas vamos deixar alguns nomes de texturizações utilizadas no cabelo. Confira:

Dedoliss;

Coquinhos;

Fitagem estruturada;

Bigudinhos.

Vale ressaltar: na hora de escolher a forma de iniciar a transição, é importante conversar com o profissional que cuida do seu cabelo, afinal, ele pode te ajudar a encontrar as dicas ideais.

Box braids

Esta é outra forma de passar pela transição capilar. O segredo desta opção são os trançados que vão da raiz do cabelo até as pontas, deixando o visual super estiloso.

A técnica pode ser utilizada por todos, e você pode optar por fazer as tranças com o cabelo como está ou pode optar por cortar a parte com química e utilizar as box braids apenas nos fios naturais.

Essa pode ser a escolha ideal para quem busca praticidade e muita autenticidade durante a mudança dos fios!

Quais devem ser os cuidados durante a transição capilar?

Antes de escolher definitivamente entre o cabelo com química ou os fios naturais, é importante que você conheça os cuidados que devem ser aplicados durante a transição capilar.

Selecionamos algumas dicas para você.

Cuidado redobrado

Assim como todo cabelo que está em fase de mudança, os fios naturais pedem e precisam de cuidados redobrados!

Isso acontece porque os novos fios tendem a nascer mais fracos, com chances de quebra e até mesmo de ressecamento. Essa é a parte em que os tratamentos com cremes e máscaras devem ser intensificados para dar vida ao cabelo.

Técnica utilizada durante a transição

Pode parecer que não, mas a técnica utilizada durante a transição capilar também será fundamental para dar saúde aos fios e assegurar a sua autoestima.

Tenha em mente que o tempo do processo não deve ser o único foco. É fundamental que você esteja bem durante os meses de mudança.

Não adianta optar pelo caminho que parece mais rápido sem levar em consideração como você vai se sentir.

Vá devagar, mas pense em você e tente aproveitar ao máximo esses momentos para descobrir quem você é e como pode ser bonita com diversos tipos de cabelo!

Como começar a transição capilar é algo único e que varia de pessoa para pessoa, mas esperamos que esse conteúdo possa ter ajudado você a se imaginar com os novos fios, bem cuidados e pronta para assumir a sua beleza natural!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão