Sabemos que a decisão de passar pela transição capilar é uma decisão pessoal, que mostra como a diversidade de fios e curvaturas conquistou seu espaço tão merecido. Hoje somos livres para escolher a versão de nós mesmos que mais nos identificamos e nos faz feliz. E a maior dúvida que sempre inicia esta fase de descobertas é: como e por onde posso começar?
A princípio, iniciar pode ser um momento que desperta tensão e medo em muita gente. A vontade de retornar ao liso, de buscar um novo tratamento que possa alisar os fios é frequente, principalmente quando não se tem noção dos próximos passos a seguir. E tudo bem, isso também faz parte do processo.
Então, se você tem dúvidas sobre a transição capilar, continue lendo o blog com muuuitas dicas que podem te ajudar!
O QUE É TRANSIÇÃO CAPILAR?
A transição é o momento em que a mulher decide assumir seu cabelo natural. Muito mais do que uma mudança no visual, este momento significa uma transformação em seu todo, além de ser um ato de autocuidado!
O processo possui diversas etapas físicas, mas o principal é o psicológico que possibilita a coragem para mudança, afinal a transformação pode ser desafiadora, principalmente para mulheres que utilizaram química de alisamento durante anos.
Já no contexto social, a transição capilar reforça a quebra de padrões e a luta contra eles. Portanto, se você está pensando em iniciar ou já está passando pelo processo, saiba que estamos aqui para lhe ajudar a prosseguir! Alguns momentos serão marcantes e tentadores, justamente por sair da sua zona de conforto, mas o resultado pode lhe trazer a liberdade e autenticidade que tanto procura. Aqui vamos te ajudar a começar esse processo, como também mostrar alguns meios de fazer isso com ajuda da nossa especialista Daianne Oliveira – coordenadora do Centro de Desenvolvimento Técnico do Beleza Natural! – Partiu?
BIG CHOP
Esta é uma opção muito conhecida e escolhida por quem anseia abraçar seus fios como são. O Big chop nada mais é que um processo de corte, onde retiramos toda a parte do fio que possui química, ou seja, se você tem o cabelo comprido com a aplicação de produtos químicos, somente esta parte – onde os produtos ainda estão fazendo efeito – será aparada, deixando apenas a parte do cabelo que está crescendo naturalmente.
É claro que sua escolha pode variar para vários caminhos, se recordando sempre de que tudo é questão de hábito. Caso queira passar pelo Big chop, mas ainda não sabe qual corte escolher, temos um book de cortes maravilhosos por aqui!
CORTE AOS POUCOS
Outra maneira de iniciar a transição capilar é ir cortando os fios devagar, conforme o cabelo vai crescendo. Desta maneira, conseguimos construir confiança aos poucos e assim perceber os efeitos da transformação gradativamente.
Quem prefere essa segunda opção pode pensar em cortes e texturizações que combinem com ambas as partes do cabelo – seja a lisa ou com curvatura. Vamos deixar alguns nomes de texturizações. Confira:
- Dedoliss: A técnica queridinha de finalização para aquelas que buscam definição extrema e zero frizz! Uma vez que ela garante o efeito de babyliss em todo comprimento consegue ajudar a reduzir as texturas do cabelo em transição. O passo a passo é simples: Com o cabelo limpo, umedeça os fios e aplique seu creme habitual. O pulo do gato é enrolar cada mecha com o dedo indicador até chegar na raiz, fazendo um rolinho para em seguida vir soltando o mesmo delicadamente; Repita o processo até completar toda a cabeça.
- Coquinhos: É outro tipo de finalização diferenciada e suas etapas são bem simples: Com os fios umidos basta passar o finalizador de sua preferência e em seguida dividir o cabelo em 4 partes. Destas 4 partes vamos divir em 2 ou mais, depende da quantidade de cachos que você deseja. Por fim, escolha uma das mechas para começar e enrole-a até formar um coquinho, depois prenda com um grampo. Faço isso por todo cabelo e deixe secar. Quando estiverem secos, vá soltando e separando delicadamente os cachos que se formara e prontinho!
- Fitagem estruturada: É um estilo de finalização voltado para quem gosta de super definição. Seu passo a passo é simples assim como os demais, porém demanda mais tempo para ser realizado, pois envolve dividir o cabelo em mechas e deslizar um pente por cada uma separadamente;
Todas essas possibilidades estão disponíveis na nossa matéria de finalizações, além delas existem muitas outras, para você que ama testar técnicas diferentes!
TRATAMENTO ULTRA CACHOS
Os cachos, crespos e ondulados, quando passam pelo processo de transição, possuem danos de médios a altos – ou seja, podem apresentar apenas um aspecto ressecado, até pontas duplas, fraqueza e quebra – isso porque com a química de alisamento, alteramos a natureza da nossa estrutura capilar de dentro para fora. Como consequência, isso retira sua água e os nutrientes necessários para que o mesmo se mantenha saudável.
Para cuidar desse novo cabelo que está nascendo a dica é apostar no ULTRA CACHOS, que recupera 1 mês de danos em apenas 1 aplicação.
O tratamento auxilia reparando todos os nutrientes perdidos, alcançando a camada mais profunda da estrutura capilar. Graças a sua tecnologia inovadora as nanocápsulas termo ativadas acessam os fios, blindando e renovando-os com seu blend de ativos. Confira os benefícios maras:
- Eficácia Comprovada;
- Fios 300% mais brilhosos;
- 51% mais fortes;
- 42% mais macios;
- 25% mais penteabilidade;
- Liberado para crianças a partir dos 3 anos.
Este é um serviço de tratamento babadeiro e exclusivo nos nossos Institutos, o melhor de tudo é que para fazê-lo não precisa agendar para recuperar o brilho, a maciez, o desembaraço!
UMECTAÇÃO TERMOATIVADA
Nessa trajetória, um tratamento que nunca pode sair da sua rotina e cronograma, sem sombra de dúvidas é a umectação. Para quem não sabe, ela nutre o cabelo e ao mesmo tempo recupera os nutrientes perdidos por fatores químicos e externos.
Maaaas, sabemos o quanto ela pode requerer tempo, por isso viemos te contar que realizamos esse tratamento em nossos Institutos! O dia de princesa é garantido com a Umectação Termoativada!
Ela é um tratamento profissional e personalizado para o seu cabelo, feita com óleos 100% vegetais, totalmente liberada e potencializada com um blend de óleos aquecidos. Além disso, é finalizada com uma massagem estimulante que garante aquela nutrição intensa da raiz às pontas.
Após a nossa avaliação capilar gratuita, a nossa consultora indicará um dos dois tipos:
- Nutri Força: Com por óleos de rícino, gergelim e oliva que auxiliam no desembaraço, ressecamento, recuperação, força, crescimento e maciez;
- Nutri Brilho: Reúne abacate, coco e manga, como resultado os cabelos ficam hidratados, brilhosos e suaves.
Gostou? Esta belezinha profissional também não precisa de agendamento! Basta chegar na unidade de sua preferência e realizar!
TEXTURIZAÇÃO
É perfeita para quem está passando pela transição capilar. A texturização envolve moldar os fios sem o uso de química através de instrumentos especiais, para que fiquem mais definidos. Assim o serviço contribui na redução do contraste entre as partes alisadas e as naturais.
Mesmo sendo uma opção temporária – ou seja, o cabelo voltará ao natural na próxima lavagem – a texturização foi pensada para deixar a transicionada mais confortável durante o processo. Confere só esse passo a passo:
Ver esta publicação no Instagram
Uma última dica: Para que a texturização capilar seja sempre bem-feita, procure manter o cabelo beeem hidratado e saudável. Para isso, fica aqui com a gente que vamos indicar os produtos certos para um excelente cuidado!
PRODUTOS
Como dissemos anteriormente, no período de transição capilar é importante fazer uma boa escolha para repor todas as necessidades de um fio danificado. Afinal, isso significa que grande parte dos seus nutrientes e água foram perdidos durante o tempo e que para recuperá-los, só utilizando os produtos corretos. Para ajudá-los, nossa especialista Daianne Oliveira deixou uma lista com o combo perfeito para fazer da sua transição capilar um momento de carinho consigo e suas madeixas.
bn.PRO
“Muito mais que um cronograma capilar para seguir durante as semanas, essa linha foi reformulada para alcançar um cuidado profundo e reconstrução intensa na estrutura capilar com maiores danos. O resultado do salão na sua casa!
Quando falamos de fios em transição, a tecnologia profissional age de dentro para fora fortalecendo, hidratando, nutrindo e reconstruindo tanto as partes alisadas quanto os novos fios que crescem” – afirmou Dai.
Cada duo age em uma área da estrutura do fio, falamos detalhadamente sobre a linha em outra matéria aqui, mas vamos citar o principal:
- Cascata de Proteínas: Consegue blindar suas cutículas, fazendo com que tooodos os tratamentos sejam retidos por mais tempo, incrível, né?;
- Restauração Intensiva: Combate a porosidade dos fios, raiz, comprimento e pontas duplas. Integrando as camadas do fio;
- Hidraforce: Oferece força e resistência a quebra. Renovando os cachos, crespos e ondulados, deixando-os bem encorpados.
FORTALECE E CRESCE
“O trio Fortalece & Cresce conta com a tecnologia Kerascalp que vai trazer força e crescimento acelerado aos fios em transição. A estrutura perde a fragilidade da progressiva e ganha resistência desde a raiz!
Para você que está de olho no Big Chop, essa é a escolha que garante até 16cm de crescimento capilar no ano!
O shampoo limpa sem ressecar e oxigena o couro cabeludo, a máscara acaba com os danos repondo massa e nutrientes em apenas 3 minutos e o tônico age no bulbo capilar antes da finalização.
Não tem erro, pois quanto mais saudável estiver o cabelo, mais rápido ele cresce!” – Explicou Daianne.
GELATINA DE LINHAÇA
“Indicação para finalizações? Temos!
A gelatina ajuda principalmente na diferença das texturas pois proporciona ultradefinição e alinhamento dos fios. Sabe aquele excesso de frizz e pontas duplas na área com progressiva? A textura da gelatina também sela as mechas, impedindo que a finalização se desfaça com facilidade.” – Disse a especialista.
Esperamos que tenham gostado destas dicas para passar pela transição capilar! Um beijo e até breve.