TRANSIÇÃO CAPILAR: ANTES E DEPOIS, FINALIZAÇÕES E TRATAMENTOS

23 de outubro de 2019
Modelo de perfil está sorrindo com seu cabelo crespo curtinho.

A transição capilar é um momento de aceitação e de muitas dúvidas também, né? Temos muitas perguntas: o que é, quanto tempo dura, é possível acelerar o processo, antes e depois de quem já passou, finalizações e os melhores tratamentos. Estamos conhecendo o nosso cabelo crespo, cacheado ou ondulado e acabamos ficamos perdidas com tantas novidades. E para dar uma ajudinha em meio a esta fase difícil, separamos dicas imperdíveis para você arrasar!!

O que é?

A definição tradicional é que a transição capilar é quando você decide abandonar a química de alisamento e voltar para a originalidade os seus fios de curvatura 2ABC, 3ABC ou 4ABC. Mas sabemos que ela é muito mais do que só deixar o cabelo crescer: é uma forma de autoconhecimento.

Quanto tempo dura?

Vai variar muito! O tempo médio de crescimento é o mesmo entre os fios lisos para os cacheados e crespos. A diferença é que eles encolhem por conta do formato em espiral. Além disso, os cabelos podem ficar bastante fragilizados durante o processo e arrebentarem no comprimento, próximo as pontas, o que compromete a extensão dos cabelos. Por isso foco no cronograma capilar!

É possível acelerar a transição capilar?

Modelo com seu cabelo curtinho passando pela transição capilar.

A paciência é fundamental. As que já passaram por esse processo sabem como é libertador assumir seus fios, mas concordam que esta etapa é chata, demorada, e às vezes, desesperadora! O Big Chop ou BC ou “Grande corte” pode ajudar você a perceber mais rápido o resultado do seu lindo cabelo. Já que toda a parte com química de alisamento é retirada, deixando somente a cacheada ou crespa. Assim é possível ver uma melhor definição melhor do cabelo. Mas ele só deve ser realizado quando estiver preparada para essa transformação.

Outra opção é cortar as pontas uma vez ao mês para quem não conseguir aderir ao corte radical. Invista em cortes com comprimentos curtos ou médios, e com camadas, que ajudam a remover a parte lisa e também proporcionam movimento, facilitando a “formação” do cacho, inclusive na texturização. 

Finalização

Existem diversos métodos e técnicas de finalização que podem ajudar nesta fase. A fitagem costuma ser a mais simples nesse início. Você deve aplicar o creme de pentear em todos os fios do cabelo. Se quiser mais segurança pode separar o cabelo por mechas para facilitar. Depois amasse com a mão em formato de concha. Segure por 3 segundos e solte devagar. Faça essa ação começando pelo comprimento e indo até a raiz.

Outra sugestão que ajuda muito quem está com duas texturas é apostar na texturização.

Produtos

O ideal é usar um creme de pentear com óleos próprios na formulação para o seu tipo específico de fio, mais consistente, pois ele vai ajudar na fixação. Aposte também em produtinhos desenvolvidos para esta fase.

Também é fundamental reforçar as hidratações. O cabelo em transição capilar pode quebrar e ficar muito seco. Então, o cronograma capilar vêm repor estas proteínas, vitaminas, queratina, a massa capilar. O melhor caminho é procurar um profissional que entenda desse cabelo para indicar o melhor tratamento para você.  

Modelo crespa com seu cabelo curtinho mostrando o creme de pentear Toda Diva, do Beleza Natural.
A linha Toda Diva, do Beleza Natural, é uma dica para garantir um day after poderoso!

A rotina para cuidar da cabeleira inclui lavar, condicionar e hidratar duas vezes pode semana. E sempre utilizando a água o mais fria possível. Assim você evita o ressecamento do cabelo.

Penteados para a transicionada

Modelo com seu cabelo crespo curtinho com uma bandana vermelha e óculos escuros.

Os penteados também facilitam a transição. Existem propostas muito práticas que proporcionam um efeito de incrível e destacam a beleza da transacionada. Eles podem dar aquele charme aos cabelos e também ajudar a disfarçar as duas texturas do fio.

Também abuse dos acessórios, como bandanas e turbantes para arrasar!

Antes e Depois: Venci a transição capilar

Conheça a história de outras crespas e cacheadas que passaram por esta fase, se inspire e conheça os segredinhos de cada uma.

Modelo de perfil com o cabelo crespo e um penteado moicano.


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão