MENU

logo

Transição capilar: antes e depois, finalizações e tratamentos

20 de abril de 2021

Modelo com o cabelo em transição capilar, sorrindo com a mão no rosto.A transição capilar é um momento acompanhado por grandes mudanças, autoconhecimento e aceitação. Mas o processo de conhecer o cabelo crespo, cacheado ou ondulado também pode trazer muitas dúvidas e inseguranças: O que é a transição? Quais são os melhores tratamentos? É possível acelerar o processo? Quais são as formas de passar pela transição aumentando nossa autoestima? O que dizem as mulheres que já fizeram a transição? Por isso separamos algumas informações importantes para você arrasar na transição capilar!

O que é?

A transição capilar é o processo de abandonar qualquer processo químico que o cabelo tenha passado: alisamento, relaxamento, permanente, coloração, entre outros. Permitindo que os cabelos crespos, ondulados e cacheados voltem à textura original. Esse momento é difícil, pois exige paciência e aceitação, mas, oferece muitos aprendizados sobre nossa relação com nós mesmas. E o resultado final é recompensador: madeixas livres de químicas para brilharem por aí!

Quanto tempo dura?

Isso varia muito de pessoa para pessoa. O tempo médio de crescimento costuma ser o mesmo, mas por conta da textura os fios crespos e cacheados encolhem mais do que os lisos, fazendo parecer que o crescimento leva mais tempo. Além disso, é importante tomar muito cuidado e tratar bem suas madeixas durante a transição, pois os fios podem ficar bastante fragilizados e arrebentar no comprimento, próximo às pontas, comprometendo a extensão dos cabelos. Por isso, atenção para o cronograma capilar.

É possível acelerar a transição capilar?

Paciência é fundamental durante a transição capilar. O processo pode ser chato, demorado e até mesmo desesperador, mas quem já passou por ele sabe como é libertador assumir seus fios e a beleza natural dos cabelos.

Para facilitar esse processo algumas pessoas optam por cortar toda a parte com química: o Big Chop, BC ou “Grande corte”. Essa mudança drástica de visual exige um tanto de coragem, mas pode ajudar você a perceber mais rápido o resultado da transição. Além disso, se você nunca teve o cabelo curtinho essa pode ser uma forma interessante de mudança e autoconhecimento, já que esse tipo de corte revela mais o rosto e dá aquela levantada na sua autoestima.

Caso você não se sinta preparada para a mudança radical de um Big Chop, outra opção é cortar as pontas do cabelo uma vez ao mês. É interessante apostar em cortes com comprimentos curtos ou médios e com camadas, que proporcionam mais movimento para os fios e ajudam a remover a parte lisa, facilitando o crescimento e a formação dos cachos, inclusive na texturização.

Finalização durante a transição capilar

Hoje em dia estão disponíveis variados métodos e técnicas de finalização que podem ajudar você durante a transição capilar. Um deles é a fitagem, que tem como objetivo definir os cachos com precisão, gerar um volume controlado e reduzir o frizz. Comece aplicando o creme de pentear em todos os fios do cabelo. Você pode separar o cabelo em mechas para facilitar. Depois amasse os fios com a mão em formato de concha. Segure por cerca de 3 segundos e solte devagar. Repita essa ação em todo o cabelo, começando pelo comprimento e indo até a raiz.

Além das técnicas de finalização, outra sugestão que pode ajudar muito quem está com duas texturas no cabelo é a texturização.

Produtos

É muito importante prestar bastante atenção nos produtos que você vai aplicar em seu cabelo durante a transição, para que os fios sejam fortalecidos e tratados da melhor forma, deixando-os ainda mais saudáveis. Por isso, o ideal é usar um creme de pentear com óleos próprios na formulação para o seu tipo específico de fio, embora durante a transição a curvatura pode variar. Vale também investir em produtos. ideais nessa fase.

Além disso, é fundamental aumentar as hidratações. Durante o processo de transição o cabelo pode ficar muito seco e quebradiço. Por isso é importante procurar um profissional que entenda desse processo para construir um cronograma capilar capaz de repor as proteínas, vitaminas, queratina e massa capilar.

Também é interessante manter uma rotina de cuidados com a cabeleira. O ideal é lavar, condicionar e hidratar duas vezes por semana, sempre usando a água mais fria possível para evitar o ressecamento.

Penteados e acessórios

Os penteados também podem ser grandes aliados durante o processo de transição. Existem várias opções práticas, que além de ajudarem a disfarçar as duas texturas do fio ainda vão fazer você arrasar destacando sua beleza natural.

Outra dica é apostar nos acessórios, como bandanas e turbantes. Além de ajudarem naqueles dias que preferimos deixar as madeixas mais escondidas, esses itens também são muito estilosos.

Antes e depois: venci a transição capilar

A transição capilar pode ser difícil e demorada, mas aceitar sua beleza natural e se livrar das químicas de alisamento, que são até mesmo nocivos à saúde, não tem preço. É importante ter paciência para não desistir no meio do caminho. Por sorte, esse tipo de processo é sempre mais fácil quando sabemos que não somos as únicas e não estamos sozinhas. Por isso, também é interessante conhecer histórias de outras mulheres que passaram ou estão passando pelo processo de transição capilar.

Aqui no blog do Beleza Natural você pode conhecer mulheres que passaram pelo processo e suas histórias de aceitação, autoconhecimento e mudança a partir da transição capilar.

Uma dessas histórias é a da Dayana que disse que depois da transição se tornou outra pessoa.

“Me tornei outra pessoa, nunca mais quis saber de escova ou prancha. Me assumi com meus cachos e adorei o resultado”

Dayana com foto do antes e depois da transição capilar

A Eloá também nos contou sua história e confessou que a transição não foi fácil.

“Usei diversas químicas até encontrar uma certa para tratar meu cabelo da forma correta, tive que passar pela transição 2 vezes até conhecer meu cabelo de verdade e ter o resultado que sempre esperei”

Mas hoje ela diz que é apaixonada pelo cabelo natural, do jeito que é.

A cacheada Eloá passou pelo processo de transição e aceitação. Na imagem no lado esquerdo aparece a foto do antes da modelo com o cabelo baixo e sem definição. Ao lado direito Eloá está sorrindo e com o cabelo volumoso e definido.

Conta pra gente nos comentários se você também já passou pela transição capilar ou se pensa em passar. Quais são suas dúvidas, dicas e segredinhos para cuidar das madeixas naturais?

 


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão