Fechar

MENU

logo

Saiba quais os tipos de produtos mais indicados para cabelos cacheados

27 de agosto de 2021

Modelo crespa segurando produtos com blusa preta e acessórios amarelos

Nem todo cabelo requer a mesma atenção, e isso não seria diferente com os cabelos cacheados. Eles precisam de manutenção e tratamento com produtos específicos para ele, repondo os nutrientes necessários e proporcionando a hidratação na medida certa.

O primeiro passo rumo ao bom tratamento, é entender o tipo de cacho que você possui, para que possa direcionar os cuidados de forma compatível com aquilo que o cabelo realmente precisa. Existe uma variedade imensa de produtos, para todos os bolsos, mas de nada adianta sair por aí comprando a melhor máscara hidratante ou o melhor creme reconstrutor, se não for isso que o cabelo precisa. É como dar água a quem está com fome.

Então, para começar a rotina de cuidados de forma a garantir a saúde dos fios, vamos entender como cada tipo de cabelo funciona e seus cuidados ideais. Preparamos este artigo para que você conheça as características de cada fio para que possa escolher os melhores produtos para o seu cabelo. Continue aqui com a gente!

Como os cabelos cacheados e crespos são divididos?

Nem todo mundo sabe, mas os cabelos cacheados e crespos são divididos em categorias, o que é extremamente necessário. Nem todo cabelo cacheado é igual, e cada tipo de cachinho tem necessidades diferentes de acordo com as suas particularidades. Alguns precisam de mais hidratação, outros de nutrição…. tudo vai depender do histórico dos fios e de como ele se comporta com água.

A classificação é feita de acordo com o formato e aparência dos fios e suas respectivas texturas, isso nos ajuda a entender as características e necessidades dos nossos cabelos. Através desse agrupamento, fica mais fácil conhecer os aspectos positivos e negativos de cada textura e selecionar os produtos ideais.

Quais os tipos de cachos que existem?

Agora vamos entender como funciona a classificação dos cachos para nos guiar na escolha dos melhores produtinhos para cada um, investindo corretamente nos mais adequados e que atendam às necessidades dos fios. É bem fácil de entender, e de reconhecer o seu tipo de cacho.

Cachos tipo 2

Nessa classificação entram os fios ondulados, os cachos mais soltos e abertos. Não necessariamente são fios com pouco volume, tudo vai depender da genética e do tratamento aplicado em cada um.

Tipo 2A – é o tipo ondulado mais próximo dos lisos (1A, 1B e 1C). Ele possui ondas suaves, geralmente a partir da metade dos cabelos e possui pouco volume.
Tipo 2B – as ondas aqui são um pouco mais marcadas, mas ainda não são estruturadas o suficiente para que formem cachos. Com os produtos corretos e a finalização ideal, essas ondas ganham mais definição e volume.
Tipo 2C – nessa classificação, os cabelos estão mais próximos dos cacheados do que dos lisos, então as ondas ficam mais definidas, mais parecidas com cachinhos. Esse cabelo é o mais volumoso dos ondulados.

Cachos tipos 3

Modelo sorrindo, com as mãos no cabelo esbanjando seu day after poderoso.

Aqui entram os cabelos cacheados, efetivamente. Eles têm os cachos em espiral e mais volume. Mas aqui também começam os problemas com o ressecamento, uma vez que, por possuir mais definição, a oleosidade natural dos fios não consegue chegar até as pontas. As suas categorias são as seguintes:

3A – Os cachos nesse tipo de cabelo são marcados, mas não muito fechados. É um cabelo mais pesado e com o volume mais controlado entre os outros da categoria.
3B – Os cachinhos aqui são um pouco mais fechados e bem definidos. Os fios costumam ser mais grossos e possuem mais volume que o anterior. Já sofre mais com o ressecamento.
3C – Aqui entram os cachinhos bem definidos e fechados. Possui bastante volume e mais frizz, tendo as pontas com mais tendência ao ressecamento

Cabelos tipo 4

Modelo crespa com acessórios amarelos

Nessa categoria entram os cabelos afros e crespos. É a categoria com os fios mais delicados e quebradiços, com cachos bem fechados. Esse tipo de cabelo sofre muito com o fator encolhimento e com o ressecamento.

4A – Esse fio é mais próximo dos cacheados que os outros, possuindo cachinhos definidos e fechados. Possui muito volume e pontas geralmente mais ressecadas.
4B – Tem cachos menores e os fios são muito frágeis. Ao pentear, deve-se tomar cuidado com a quebra. É um cabelo volumoso e com pontas mais ressecadas.
4C – Esse tipo de fio tem textura em z, com uma finalização mais estruturada. Para quem não liga para definição e gosta de volume, é o melhor tipo de cabelo para comportar um black power.

Cada cabelo possui uma única textura?

Muitas vezes identificamos mais de um formato de cachinhos no nosso cabelo, e tá tudo bem. Isso pode nos deixar confusas quanto ao tipo de cabelo e os produtos e técnicas ideais para ele, mas não se desespere!

Como dissemos no início do artigo, cabelos são diferentes entre si, então não precisam necessariamente se encaixar em apenas uma categoria. Cada um tem suas texturas e particularidades, então é bem comum que em partes diferentes do cabelo existam texturas diferentes. E isso acontece com a maioria dos cabelos, não se preocupe. Isso pode acontecer tanto no comprimento (começar com cachos mais abertos e terminar com os mais fechados) quanto em áreas diferentes (parte de trás mais crespa, e parte da frente mais cacheada). Mas como lidar com essas diferenças?

As categorias de cabelos não foram criadas para hierarquizar e segregar as cacheadas, e sim para nos ajudar a identificar melhor os tipos, já que antes eles eram separadas de forma mais ampla: ou eram lisos ou cacheados. Isso dificultava muito o tratamento e a identificação das características de cada um e deixa-los ainda mais lindos. Mas também não é uma regra. Com essa distinção é possível encontrar produtos específicos para cada um, mas não quer dizer que você não pode usar mais de um.

A classificação nos ajuda a visualizar o cuidado que cada um precisa, o quanto eles são ressecados, ou precisam de nutrição, seus níveis de oleosidade, como ele reage ao fator encolhimento, entre outros. Isso te dá um panorama geral de quais produtos comprar, como tratar e como finalizar. Mas ela pode não ser única, se seu cabelo tem texturas diferentes, você pode aplicar diferentes produtos para atingir os resultados que você espera, além disso, pode aplicar métodos diferentes de finalização para uniformizar a aparência dos cachos. Se você ainda não souber a curvatura do seu cabelo, veja esse artigo, que mostramos como identificar.

Como escolher os produtos ideais para os cabelos cacheados?

O volume, a definição, o caimento, a textura… Tudo vai depender dos produtos que você escolher aplicar nos seus fios e no tratamento que você decidir adotar para os seus fios. Para tomar as melhores decisões, é importante conhecer bem os seus cachos, entender suas necessidades para que ele permaneça saudável, hidratado e bem nutrido. Preparamos um guia para ajudar você no processo de compra dos produtos:

Qual o melhor xampu?

Esse é o primeiro passo para um tratamento eficaz dos seus cachos. Partindo do conceito de que esses cabelos são mais ressecados, por possuírem menos oleosidade natural, a escolha do xampu deve ser compatível com essa realidade. Dê preferência a xampus que realizem a limpeza de forma suave e contribuam para a hidratação dos fios. Os produtos mais agressivos, que prometem uma limpeza muito profunda podem agravar o problema de ressecamento desse tipo de cabelo. Ao escolher o seu xampu e condicionador, procure por produtos mais delicados e hidratantes, específicos para cabelos cacheados e crespos.

Qual a melhor máscara?

A utilização de máscaras de tratamento deve fazer parte da rotina de cuidados para os cabelos cacheados. Com a utilização delas, você pode repor nutrientes, ajudar na reconstrução dos fios que já são muito delicados, e manter a hidratação necessária dos mesmos. Aposte em uma máscara de qualidade que atenda a demanda que os seus cabelos estejam apresentando no momento. De nada adianta aplicar uma máscara de reconstrução, por exemplo, se os fios estão ressecados. Procure entender as necessidades do seu cabelo, para que possa aplicar o melhor tratamento.

Creme para pentear: sim ou não?

Na hora de finalizar os cachinhos, não tem produto melhor do que o creme para pentear. Independentemente da técnica de finalização que você utiliza, a grande maioria precisa de um bom creme para pentear após a lavagem. Aposte em um creme que valorize e acentue as texturas que seu cabelo possui, sem deixar os fios muito pesados ou oleosos. Se necessário, experimente, vá testando cremes diferentes até encontrar aquele queridinho que vai deixar o seu cabelo do jeito que você mais gosta. Teste os cremes das amigas, da irmã, da mãe… Você vai achar aquele creme ideal, com certeza. Não tenha preconceitos!

É necessário utilizar os óleos vegetais?

Os queridos óleos podem salvar nossos cabelos. Diferentemente do que muitos pensam, eles não são voltados para a hidratação e sim para a nutrição dos seus fios. Um dos mais utilizados é o óleo de coco, que pode ser utilizado na umectação noturna, em algumas técnicas de finalização, ou mesmo para dar aquele realce no day after. Se você preferir, pode apostar em máscaras de tratamento que possuam óleos vegetais, como o óleo de macadâmia, de rícino ou o d-panthenol. Isso vai proporcionar uma reconstrução contínua dos fios, para mantê-los saudáveis e brilhantes.

Protetor térmico para quem precisa!

Nós, cacheadas, possuímos cabelos delicados e que precisam de tratamento contínuo, uma vez que eles perdem água com muito mais facilidade. Por esse motivo, o protetor térmico é tão importante: ao expor os fios ao calor intenso, eles irão ressecar muito mais rápido que o normal (que já é muito rápido). Uma dica valiosa é utilizar o protetor térmico também quando for à praia e à piscina, uma vez que o sol intenso pode danificar os fios da mesma forma. Utilize leave-in que possuam essa função, e faça disso uma rotina.

Condicionadores Bomba… Por que não?

Para quem precisa tratar dos cabelos de uma forma rápida e eficaz, os condicionadores bomba e as ampolas de tratamento são aliados valiosos. Além de agilizarem muito o processo, eles são ótimo para quem está com pouco tempo mas não quer abrir mão de manter as madeixas saudáveis e bem tratadas. Esses produtos podem ser utilizados durante o banho, e servem para reforçar o processo de hidratação, além de repor os nutrientes que os fios precisam, deixando-os mais fortes e nutridos.

Ativador de cachos é a mesma coisa que creme para pentear?

Não, não é. O ativador de cachos ajuda no processo de memorização da textura capilar. Pode ser aplicado depois do creme de pentear ou sozinho, para finalizar! Aqui, a melhor escolha é a que funciona melhor para você, então depende de testes e experimentação. Conheça marcas e produtos diferentes, até achar o seu favorito. Nós temos um artigo muito legal que pode te ajudar na escolha do melhor creme para pentear, dá uma olhada lá!

Gel e mousse: pode?

Esses produtos estão focados em uma finalização resistente para penteados elaborados ou se você deseja ter mais day afters. Não são proibidos, mas é bom não abusar. Ambos os produtos causam ressecamento excessivo dos fios, favorecendo a quebra. Se quiser uma ajudinha na definição, aposte nas gelatinas, que são bem menos agressivas e ajudam no processo de hidratação dos cabelos. Além disso elas podem ser usadas em misturinhas fantásticas!

Umidificador

Esse é o rei do day after. Ele te ajuda a recuperar aqueles cachinhos que desmancharam no dia seguinte, ou arrumar aquela mecha teimosa que insiste em não ficar no lugar. Ele recupera a hidratação e remodela os fios que saíram do lugar. Mas use com moderação, em excesso ele pode deixar o cabelo sem brilho e sem vida.

Leave-in pode?

O leave-in funciona muito bem para os fios cacheados, mas não tanto para os crespos. Isso porque ele é muito leve e não confere a definição e a hidratação que os cabelos crespos necessitam. Mas para as cacheadas é uma ótima opção para finalizar, pois deixa o cabelo com movimento e leveza.

O nosso artigo chegou ao fim, conta para gente o que você achou e compartilhe os seus produtos favoritos!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão