Fechar

MENU

logo

Reconstrução capilar: como ela age nos cachos e crespos

8 de abril de 2022

Beleza Natural Blog Reconstrução Capilar

Você já olhou para os seus cachos ou crespos e notou eles mais elástico, porosos ou quebradiços? Talvez seja o momento de realizar uma reconstrução capilar!

Ela é a terceira etapa do nosso queridinho cronograma capilar, que conta ainda com a hidratação e a nutrição. É através dela que se repõe a queratina perdida do fio naturalmente.

Mas você sabe como ela age e quais são seus benefícios? Então fica com a gente até o final e te explicaremos direitinho!

O que é reconstrução capilar?

A reconstrução capilar nada mais é que um procedimento que auxilia na reposição de queratina, principalmente nos cabelos crespos e cacheados que, muitas vezes, possuem um fio mais poroso e frágil.

E a queratina é justamente a proteína que repõe a massa dos fios, perdida naturalmente por conta da exposição ao sol e a poluição, por exemplo. Assim o cabelo pode estar mais propenso à quebra.

Esta etapa faz parte do cronograma capilar, que é composto ainda por hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um tem uma função diferente de acordo com a sua necessidade.

Como ela age nos cachos e crespos?

Ela age devolvendo a queratina que foi perdida. Desta forma, os poros se fecham e o fio consegue manter por mais tempo os nutrientes e a água, além de ajudar a reter os benefícios das demais estapas do cronograma capilar. Nesse sentido, o cabelo mantém a saúde e o brilho que tanto amamos.

Para quem faz relaxamento capilar ou descoloração, este tratamento é ideal para recuperar e fortalecer as madeixas. Um arraso!

Como descobrir se preciso?

O primeiro passo é estar atenta aos sinais. Quando o fio está mais áspero, quebradiço ou com uma textura mais elástica, isso já é um indicativo de que será necessária uma reconstrução para fortalecê-los.

Sabemos que os tratamentos realizados em casa são essenciais para a manutenção do nosso cabelo. Mas é importante o acompanhamento de um profissional para um cuidado mais intenso. No Beleza Natural, o tratamento Hidraforce é um serviço de reconstrução a base de óleo de manga e queratina, super indicado para cabelos que necessitam de reposição da massa capilar. Vale a pena conferir!

E fique atenta ao uso excessivo de queratina, pois ele pode causar um efeito diferente do que buscamos, deixando o fio mais enrijecido do que deveria. Por isso, a etapa de reconstrução é indicada apenas com um intervalo de 15 dias. Ou seja, você pode alternar entre hidratação e nutrição durante a semana e, a cada 15 dias, realizar uma reconstrução!

Estou em transição capilar, devo fazer reconstrução capilar?

A resposta é: com certeza! A transição é um processo em que os cachos, crespos e ondulados estão naturalmente fragilizados e o cabelo estará apresentando duas ou mais texturas, que é a parte alisada e as partes naturais.

É nesse momento que a pessoa precisa recorrer a um procedimento que traga nutrientes e reponha a massa perdida pelo fio, fazendo o fio crescer saudável.

Desta forma, a reconstrução faz esse papel de reposição da queratina perdida e garante os fios com curvatura de 2a a 4c se tornem mais resistentes para evitar a quebra excessiva que a transição pode ocasionar.

Quais são seus benefícios?

Beleza Natural Blog Reconstrução Capilar Benefícios

A reconstrução capilar pode ser feita em todos os tipos de cabelo, principalmente em cabelos crespos e cacheados, para deixá-los mais resistentes e fortes. Além disso, ela:

Auxilia cabelos que estão quebradiços e enfraquecidos

Se o seu fio está mais elástico ou aparenta estar mais quebradiço, provavelmente está precisando repor massa capilar, exatamente o que a reconstrução oferece.

Realiza a reposição de proteínas

O tratamento repõe proteínas importantes para os cabelos, como é o caso da tão falada queratina. Ela renova e cicatriza a estrutura do fio, fortalecendo a fibra capilar. Por fim, não podemos esquecer do colágeno, que oferece elasticidade e mais resistência para o cabelo.

Pode ser realizado em casa

A reconstrução capilar, assim como as outras etapas do cronograma capilar, também pode ser feita em casa. Para isso, é necessário uma máscara potente de reconstrução, e realizar o procedimento a cada 15 dias pelo menos, dependendo da saúde do fio.

Dicas de produtos

Geralmente, os produtos indicados para a realização de uma reconstrução capilar, são os que possuem queratina, creatina e colágeno em sua composição. Todos são componentes altamente reconstrutores e fortalecedores para o fio. Então aqui estão algumas dicas de produtos:

Shampoo Hidraforce

O shampoo Hidraforce oferece uma limpeza super eficiente, sem agredir a fibra capilar. E, sua fórmula rica em Extrato de Manga e Complexo de Queratina já auxiliam na reposição de nutrientes e fortalecimento dos fios.

Condicionador Hidraforce

O condicionador Hidraforce atua intensamente contra a porosidade e quebra excessiva dos crespos e cacheados. Sua fórmula condicionante, com Óleo de Semente de Manga e Queratina, proporciona o mix ideal de reconstrução e nutrição.

Máscara Hidraforce

Essa máscara é extremamente reconstrutora, uma vez que devolve a queratina aos fios. É indicada para cabelos crespos, cacheados, ondulados e em transição capilar. Conta com queratina e óleo de manga, agentes que conseguem penetrar no fio danificado. A máscara Hidraforce proporciona resistência ao fio, além de repor a elasticidade.

Tratamento Colágeno

O tratamento Colágeno, com o auxílio do Colágeno Hidrolisado, protege e hidrata os fios crespos, cacheados e os ondulados. Ainda, fornece agentes nutritivos ideias para cabelos fracos e quebradiços, devolvendo toda sua elasticidade.

Concentrado de Proteínas Minha Fórmula

Esse produto auxilia na restauração da fibra capilar de cabelos crespos, cacheados e também em cabelos que estão passando pela transição. Além disso, ele age desde o córtex até a cutícula do fio, potencializando a reconstrução. Pode ser usado sozinho, diretamente no fio, ou misturado ao Tratamento Ultraemoliente da mesma linha.

Belezete, já conhecia essa etapa do cronograma capilar? Conta aqui para a gente nos comentários se você costuma realizar a reconstrução capilar e como funciona nos seus fios. E não deixe de conferir outros conteúdos como esse aqui no blog!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão