MENU

logo

Por que os bad hair day acontecem?

23 de dezembro de 2020

Bad hair day: o que eles são e por que acontecem?

Mulher com o cabelo bagunçado, no seu bad hair day, olhando para os fios com expressão de desespero

A falta de cuidados essenciais como a nutrição e a hidratação dos fios pode causar os temidos dias ruins para o cabelo.

Quem tem cabelos cacheados ou crespos sabe que nossos fios fazem parte de quem somos. Eles são uma extensão do nosso corpo, que levantam a nossa autoestima e também dizem muito sobre a nossa personalidade.

Mas nem sempre eles estão de bem com a gente, não é mesmo? Que atire a primeira pedra a mulher que nunca acordou, se olhou no espelho e achou que o cabelo estava de mal com ela. Esse acontecimento é chamado de bad hair day (dia ruim para o cabelo, em português), e, na maioria das vezes, indica que o cabelo não está recebendo os devidos cuidados.

Por que o bad hair day acontece?

Existem diversos fatores que influenciam para que o bad hair day aconteça. A maior parte deles está ligada a ausência de cuidados com as madeixas. Seja pela falta de hidratação e nutrição dos fios; pelo longo período sem cortes, que resulta no ressecamento das pontas, dando ao cabelo o aspecto mais poroso e ressecado; ou, até mesmo, pela forma de finalização dos cachos não adequada, são muitas as possibilidades que dão um aspecto apagado ao cabelo.

Você sabia que até mesmo o tipo de fronha que você usa no travesseiro pode contribuir para que o cabelo não tenha um bom dia? Isso mesmo! As peças confeccionadas em algodão aumentam o atrito entre os fios durante a noite, de modo a aumentar o frizz. Para evitar que isso ocorra, é indicado as peças em seda ou cetim.

A temperatura também é um fator que impacta no humor do cabelo. Isso porque, em dias mais frios, por exemplo, o ar gelado favorece que os fios fiquem mais ressecados, de modo a fazer com que o frizz apareça e, assim, seus fios se rebelem.

A forma de finalizar o cabelo crespo e cacheado também faz toda a diferença no day after (dia seguinte, em português). Para evitar com que os fios se rebelem, é importante usar apenas a quantidade necessária de creme finalizador e do leave-in, pois ambos são produtos mais densos e que, se usados de forma exagerada, tendem a deixar o cabelo mais pesado e sem forma.

O que fazer em um bad hair day?

Em alguns momentos, não tem escapatória, todas nós vamos passar por dias em que nossos cabelos não nos obedecem de jeito nenhum. Mas a forma pela qual você vai lidar nesses momentos pode fazer toda a diferença.

Mesmo que seu cabelo esteja em um mal dia, aprender a cuidar dos fios revoltados é tão importante quanto em qualquer outra ocasião. Isso deve ser algo prazeroso, um momento ainda mais especial de autocuidado.

Os erros mais comuns que agridem o cabelo crespo e cacheado e o deixam com aspecto sem vida, são a maneira inadequada de pentear e a falta de hidratação. Isoladas, as atitudes interferem bastante na aparência e finalização da cabeleira, mas quando praticadas simultaneamente, podem prejudicar bastante a saúde dos fios.

Se você não está com muito tempo no dia, uma boa saída é optar pelos penteados práticos para cabelos enrolados e crespos. Você pode optar por um coque ou usar ele repartido na lateral, fazendo uso laços e presilhas para dar ainda mais charme. Os lenços para cabelos cacheados e crespos também estão super em alta e, além de disfarçarem as imperfeições, também deixarão seu visual mais estiloso.

O Creme Potencializador de Cachos também é uma ótima opção para estes dias, pois possui fórmula nutritiva e hidratação prolongada, deixando seus fios macios, definidos e com brilho natural.

Mulher comMulher com o cabelo bagunçado, no seu bad hair day, olhando para os fios com expressão de chateação. o cabelo bagunçado, no seu bad hair day, olhando para os fios com expressão de desespero
Como cuidar dos cabelos crespos e cacheados?

Já dizia o ditado: é melhor prevenir do que remediar! Mesmo com técnicas e produtos que auxiliam nos dias que as madeixas acordam de mau humor, o ideal é que o cuidado com os cabelos cacheados e crespos seja frequente, de forma a deixar os fios, de fato, saudáveis, e não apenas com a aparência sadia.

Para isso, é preciso ficar atenta a uma rotina de tratamento que se adeque ao seu tipo de cabelo, dando aos fios o que eles realmente precisam.

Para ter cabelos cacheados e crespos lindos, saudáveis e hidratados, de modo a evitar ao máximo ter que enfrentar um bad hair day, é de suma importância que você:

• Lave e condicione os fios de duas a três vezes na semana, sempre em água fria e utilizando os produtos adequados para o seu tipo de cabelo;

• Evite ao máximo o uso de secador, chapinha, babyliss ou qualquer outro aparelho com alta temperatura, pois eles são os maiores responsáveis por alterar a estrutura natural do fio, causando quebras e frizz;

• Nunca penteie o cabelo seco, faça isso sempre com ele úmido ou molhado. Comece penteando pelas pontas e vá subindo aos poucos, conforme os fios forem desembaraçando. Isso também evita com que o cabelo forme nós e quebre;

• Na hora de finalizar o seu cabelo cacheado e crespo, vá fitando e massageando os fios pouco a pouco, de forma a modelar da maneira que você mais gosta;

• Renove o corte, no mínimo, de dois em dois meses. As pontas do cabelo cacheado e crespo tendem a ficar ressecadas com o tempo e a manutenção ajuda a fortalecer e a manter a aparência saudável dos fios.

É necessário entender que o bad hair day acontece com todas as mulheres, afinal, até os nossos fios têm os seus dias difíceis. Mas com os devidos cuidados diários e com o toque especial nessas ocasiões em que a cabeleira se revela, ele pode ser facilmente contornado.

Ter o cabelo cacheado e crespo perfeito, saudável e com bastante movimento é o sonho de todas nós. Mas, observa-se que, para isso, demanda muito esforço e dedicação. Mas o combo paciência e cuidado, associados a produtos de qualidade que sejam apropriados para o seu tipo de cabelo, traz resultados incríveis.

Agora que você já sabe como cuidar dos seus fios no dia a dia, conta para a gente: quais destes cuidados já fazem parte da sua rotina com o cabelo cacheado e crespo?


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão