MENU

logo

Os passos necessários para desembaraçar cabelos crespos e cacheados

27 de agosto de 2021

Modelo crespa sorrindo, segurando um pente branco na altura do olho esquerdo.

Desembaraçar cabelos crespos ou cacheados é uma tarefa delicada, ainda mais se as pessoas com este tipo de cabelo querem manter a integridade dos fios, sem quebrá-los. A dificuldade se dá pelo fato de o cabelo cacheado ou crespo ter um formato de espiral, tornando-os mais frágeis. Embaraçar é normal!

Além deste detalhe, muitas vezes, desembaraçar cabelos cacheados pode ocasionar a perda da definição dos cachos, coisa que ninguém deseja após tanto cuidado. Porém, o trabalho pode se tornar mais simples do que se imagina, desde que algumas medidas sejam adotadas. Confira mais sobre o assunto, a seguir.

Tutorial para desembaraçar cabelos crespos e cacheados

Por sua espessura mais fina e ressecada, é natural que o cabelo crespo embarace com mais frequência que os lisos. Por não entender muito bem seu formato e seus tipos específicos de cuidados, algumas pessoas acabam penteando de forma errada, colaborando para sua quebra e perda de brilho.

Já conversamos aqui sobre os melhores cuidados para valorizar seus cachos crespos.
Para mudar este cenário de uma vez por todas, confira agora quais são as 7 maiores dicas para desembaraçar cabelos cacheados e crespos, sem perder a tão querida definição dos cachos:

1. Preferir pentear durante ou após o banho

O poder umectante da água facilita o ato de pentear os cabelos crespos. Ao penteá-lo quando seco ou úmido, o cabelo tende a quebrar com mais facilidade. Por isso, o recomendado é deixar um pente ao alcance das mãos durante o banho, para pentear os cabelos ainda molhados.

A água, além de abaixar os fios, auxilia o pente e os dedos a correrem melhor entre eles.

2. Óleo vegetal antes do banho

Como sabemos, a hidratação nunca é demais. Por isso, o óleo vegetal antes do banho pode ser um excelente aliado para proteger contra as agressões do xampu. Por ser um produto criado para retirar impurezas dos cabelos, o xampu retira, também, parte da hidratação natural.

Ou seja, o costume de se usar óleos antes de lavar os cabelos é uma forma de garantir umectação e hidratação nos fios crespos.

Além disso, o óleo também ajuda na hora de pentear, por causa de seu fator condicionante. É válido buscar diferentes formas de se utilizar os óleos vegetais, puros ou misturados a máscaras concentradas.

3. Pentes próprios para cabelos crespos e cacheados

A escova de cabelo inadequada atrapalha, e muito, a vida de quem tem cabelos cacheados ou crespos. O atrito da escova contra os cabelos energiza os fios, arrepiando-os e retirando o seu brilho natural. Por isso, a melhor escolha a se fazer ainda é o pente de madeira de dentes largos.

A madeira, por ser um material neutro, não arrepia os fios e não dificulta o desembaraço. Este pente, que é usado há alguns bons anos por todos os tipos de cabelo, auxilia na manutenção e na definição dos cachos.

Além deles, é possível usar outros ajudantes para desembaraçar os fios enrolados, de materiais diferentes. Porém, é fundamental saber que o espaço entre os dentes dos pentes deve ser largo, para dificultar a quebra dos fios e perda da definição.

Leia mais sobre quais os melhores pentes ou escovas para cabelos crespos e cacheados clicando aqui, já conversamos sobre isso em nosso blog.

4. Siga a direção das pontas até a raiz

O trabalho de pentear e desembaraçar deve ser feito, sempre, de baixo para cima. Isso evita a formação de cabelos enroscados ao final dos fios, parte do cabelo em que se encontra as cutículas abertas e partes frágeis. Dessa forma, existe menor chance de quebra e queda dos cabelos.

É comum encontrar pessoas que penteiam os cabelos da raiz até as pontas. Entretanto, o movimento contribui para que os fios se embolem, podendo ocasionar a perda de mechas inteiras. Como os cabelos mais próximos da raiz estão mais fortes que nas pontas, é recomendado iniciar por baixo até chegar na parte de cima.

Por falta de tempo ou paciência, acaba-se puxando com força, ao chegar no final dos fios. Este é o movimento que causa perda de definição, frizz e pontas duplas em toda a extensão do cabelo.

5. Dividir em partes

Para hidratar os cabelos, sejam eles crespos ou lisos, a recomendação sempre foi a de separar em mechas. Ou seja, dividir o cabelo em partes iguais para que todos os fios recebam a hidratação. Para pentear e desembaraçar, deve-se seguir a mesma dica.

Separar as mechas em partes menores é uma forma mais eficaz de desembaraçar os cabelos, pois menos força é investida nos fios. Assim, menos cabelos são perdidos durante o desembaraço, além de otimizar o tempo utilizado para pentear os fios.

Se quiser dicas para lindos penteados para cabelos crespos, já conversamos sobre isso em nosso blog. Clique aqui para conferir!

6. Cremes e mais cremes

Creme para pentear, creme de hidratação, creme termoprotetor, etc. São tantas opções no mercado, atualmente, que é impossível a pessoa cacheada não encontrar o que procura. O creme de pentear, por sua vez, é o melhor aliado na hora de botar ordem nos fios.

Pelo seu alto poder de hidratação, o creme de pentear ajuda no deslize do pente entre os fios, evitando a quebra e promovendo mais maciez ao cabelo. É válido investir em vários tipos de cremes para o dia, sem medo de oleosidade excessiva ou peso nos fios. Afinal, o cabelo cacheado ou crespo é naturalmente mais seco que o liso, sendo assim ele necessita de mais hidratação.

7. Hidratação e umectação sem falta

Tanto para cabelos lisos como para crespos e cacheados, a hidratação é o cuidado que garante mais benefícios à fibra capilar. Um cabelo bem nutrido e com sua hidratação balanceada não sofrerá com tanto nós, por isso, manter o procedimento em dia é uma forma de garantir menos embaraço.

Entretanto, cabelos bem hidratados também podem apresentar alguns episódios de embaraço. Por isso, é recomendado pedir auxílio em um salão de cabeleireiros ao notar que os cabelos estão sempre muito difíceis de pentear.

Já para a hidratação e umectação feitas de forma caseira, a recomendação é combinar o uso de óleos, podendo misturá-los as máscaras de tratamento. Além deste truque, é possível seguir um cronograma capilar para melhorar outros aspectos do cabelo crespo ou cacheado e, assim, diminuir a incidência de nós.

Todo o cuidado vale a pena!

Apesar de tantos cuidados e etapas, manter os cabelos crespos bem tratados e cuidados vale a pena! Eles ficam lindos e a sua autoestima agradece.

Gostou das dicas? Comenta aqui no post qual sua opinião e compartilha com a gente uma outra dica que você acha que pode ajudar a manter os cabelos crespos sempre exuberantes.


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão