MENU

logo

Os melhores cuidados para valorizar ainda mais os cabelos crespos

14 de junho de 2021

Modelo com os cabelos crespos sorrindo com as mãos em cima da cabeça como se tivesse sinalizando uma coroa.Os cabelos crespos são tudo de bom, né? Não importa qual o tipo de curvatura ou comprimento, o volume e textura exclusivos de quem tem cabelos com formatos tipo 4ABC tem todo um charme particular. Justamente por isso, é cada vez maior o número de cacheadas e crespas que estão deixando de lado os procedimentos para alisar e assumindo seu cabelo natural.

Se você decidiu seguir esse caminho, parabéns! A transição é um processo pode parecer complexo, mas que vale super a pena. Enquanto estiver passando por essa etapa, tem muitos tratamentos e dicas que você precisa seguir para deixar o cabelo saudável.

Porém, mesmo já de cabelos assumidíssimos, é importante tomar certos cuidados específicos para os fios, para que eles fiquem bonitos e saudáveis. Para te ajudar com isso, preparamos um guia para você!

Vem com a gente e entenda por que os cabelos crespos devem contar com cuidados especiais. A gente vai te dar algumas dicas de produtos e atitudes que você precisa ter ao lavar e pentear. Também vamos falar dos principais erros que as crespas cometem, e alguns procedimentos e cortes que vão valorizar ainda mais o seu cabelo.

Acompanhe com a gente! Assim você fica por dentro e consegue fazer seus cabelos ficarem maravilhosos!

Por que os cabelos crespos precisam de mais cuidados?

Antes de mais nada, tem uma coisa que a gente precisa deixar bem clara: não existem dois cabelos iguais no mundo. Tudo, desde comprimento até a cor e a textura, varia muito de pessoa para pessoa. Portanto, independente do tipo de cuidado que a gente esteja falando, é legal você ir adaptando e testando até descobrir qual o tipo de combinação ideal para os seus fios e a composição.

Bom, dito isso, a gente entra em algumas questões que são importantes para te ajudar a cuidar do seu cabelo da forma mais específica possível, para garantir que ele receberá o tratamento necessário. Uma das questões mais importantes é a curvatura dos fios, que vai desde o cabelo totalmente liso até os fios em formato de Z.

De forma geral, há uma tabelinha que ajuda você nesse sentido. Ela começa na numeração 1A, que é o cabelo liso, sem nenhum tipo de onda ou curvatura, e avança até a numeração 4C, que é o cabelo afro. Geralmente, isso tem a ver com o volume, textura e outros detalhes da aparência do cabelo.

É muito importante saber onde o seu cabelo se encaixa, pelo menos aproximadamente. Nesse post a gente te ajuda a descobrir isso. Mas saiba que não é uma ciência exata, ok? O cabelo pode mudar dependendo de muitas coisas, desde os hormônios até o clima do dia. Então, saber em linhas gerais já é o suficiente para direcionar os cuidados com as suas mechas.

As classificações 1 e 2 se referem aos cabelos lisos ou, no máximo, ondulados, que pedem cuidados diferentes. Mas se o seu cabelo se encaixa da numeração 3A até a 3C, ele é cacheado. Já do 4A ao 4C são os cabelos considerados crespos. Esses são tipos de cabelo que exigem cuidados muito específicos, porque a estrutura crespa requer alguns cuidados especiais.

Por conta do formato em espiral, o óleo natural do cabelo tem mais dificuldade em chegar até as pontas do cabelo crespo. Então, ele tem a tendência a ser mais ressecado do que o cabelo liso, o que pode influenciar no frizz dos fios, além de outros fatores como a porosidade.

Justamente por isso, o cabelo cacheado ou crespo deve ser cuidado para evitar problemas com ressecamento. Assim, ele pede hidratação, cuidados na hora de lavar e pentear e muitas outras dicas que a gente vai passar aqui.

Valorizando os cabelos crespos na lavagem

Na hora de lavar o cabelo crespo, é preciso tomar certos cuidados. Isso é importante para evitar o frizz e o ressecamento dos seus cabelos.

Então, têm certas sugestões que você tem que levar em conta na lavagem e secagem do seu cabelo. Confira:

1 – Antes de aplicar o shampoo, você pode passar um pouco de óleo vegetal e deixar agir no cabelo por aproximadamente uns 20 minutinhos. Isso vai aumentar os nutrientes do seu cabelo e deixar ele mais brilhante e bonito.

2 – Quem tem cabelo crespo precisa fugir da água quente, porque ela acaba com os fios e faz mal para o couro cabeludo. Na verdade, água muito quente faz mal até para a pele, então é melhor evitar de qualquer forma. Priorize a água fria!

3 – Os shampoos tradicionais podem não ser a melhor ideia para quem tem cabelo crespo, especialmente o cabelo afro. Isso porque os shampoos mais comuns geralmente são mais ricos em compostos que não beneficiam a estrutura do crespo, sendo esses voltados para fios mais lisos. Experimente utilizar shampoos sem sulfato ou hidratantes.

4 – O condicionador também é importante, porque ele ajuda na hora de desembaraçar os seus fios. Só tome cuidado para não exagerar, para que ele não deixe as mechas pesadas e oleosas. Use o condicionador apenas nas pontinhas, e certifique-se de enxaguar com bastante cuidado.

5 – A hora de secar exige bastante atenção, pois é nela que pode vir muito frizz. Se possível, deixe o seu cabelo secar ao natural, e amasse bem os fios enquanto ainda estão úmidos. Caso precise usar o secador, priorize o ar frio e use um difusor para ajudar na definição dos fios. Não esqueça do protetor térmico!

Agora que você já aprendeu um pouco sobre como lavar o seu cabelo, a gente vai te ensinar a penteá-lo. Continue conosco!

Valorizando os crespos na hora de pentear

Vamos começar com a regrinha de ouro: JAMAIS penteie os cabelos secos. Isso é pedir para perder a definição e ter quebra e queda dos seus fios. O cabelo crespo é mais frágil, e penteá-los sem o auxílio de água e creme é uma péssima ideia.

Aliás, essa é outra regrinha muito importante. Vamos falar um pouquinho mais dele já, quando chegarmos nos produtos, mas o creme de pentear é o melhor amigo das crespas. Ele permite que você penteie seus cabelos com mais suavidade, sem perigo de quebra na hora de desatar os nós. Usando o creme, o pente desliza mais fácil pelos fios.

Não esqueça também, antes de pentear, de tirar o excesso de água do cabelo. Isso é importante até mesmo para ajudar na absorção do produto que você vai aplicar em seguida. Depois de retirar o excesso apertando uma toalha ou uma camiseta de algodão contra o cabelo, use um creme de pentear. Passe-o nas pontas dos dedos e espalhe nos fios, cuidando para evitar excessos.

Na hora em que começar a pentear, jamais comece pela raiz, pois aí você vai acumular todos os nós nas pontas. Comece de baixo para cima, e penteie com muita paciência e cuidado.

Outro detalhe bem importante é o que você vai usar pra pentear seu cabelo. Escovas não costumam combinar com cabelos crespos, então deixe-as como uma última opção, caso não tenha mais nada à mão. Mas se você puder escolher, sempre priorize os pentes de dentes largos, que deixa os fios mais soltos e naturais.

Os de madeira são os melhores, pois criam menos estática e frizz nos fios do que os pentes de plástico, por exemplo. E tem até quem prefira pentear os fios com os dedos mesmo, só retirando os nós e deixando que eles se ajeitem em um formato super natural. Também é uma opção bacana, então experimente e veja qual estilo combina mais com você!

O legal do cabelo crespo é que ele aceita praticamente todo estilo de penteado, desde rabos de cavalo simples até tranças bem elaboradas. Geralmente com grampinhos e elásticos você consegue fazer vários estilos bacanas, mas lembre-se de nunca correr a escova ou o pente se o cabelo estiver seco, ok?

Use pelo menos um finalizador para facilitar o seu trabalho e evitar as quebras dos fios.

Modelo sorrindo de perfil com o cabelo cacheado curto

Quais produtinhos são essenciais pra valorizar os cabelos crespos?

O cuidado com qualquer cabelo depende do investimento nos produtos certos. Com os cabelos crespos, isso é ainda mais importante, por todos aqueles motivos que a gente conversou agora pouquinho.

Para cuidar bem e valorizar ainda mais o seu cabelo natural, existem alguns produtinhos essenciais que vão facilitar e muito a sua vida. A gente te conta quais são a seguir:

1 – Óleo vegetal

A gente já te contou que o óleo natural tem mais dificuldade de chegar nas pontas do cabelo crespo, né? Por isso, é preciso que você faça reposição dele para manter a saúde dos seus fios.

Isso é feito com óleos extraídos das mais diversas plantas, desde o famoso óleo de coco até óleo de abacate. Você encontra óleos de umectação incríveis no site do Beleza Natural, por preços super acessíveis.

2 – Shampoo e condicionador adequado

A verdade é que a maioria dos produtos encontrados nas lojas gerais são voltados aos cabelos lisos. Mas para os cabelos crespos, especialmente as curvaturas mais apertadas, esses produtos não são uma boa solução, pois não são pensados com essa estrutura de cabelo em mente.

As crespas e cacheadas precisam muito investir em um produto indicado para o seu cabelo. Para isso, as melhores opções são os shampoos e condicionadores sem sal ou sulfato, que ressecam os fios. Outra opção boa são os shampoos e condicionadores com propriedades hidratantes.

3 – Creme de pentear

A gente sabe, a gente sabe. Você já enjoou de escutar a gente falar do famoso creme, né? Mas a gente só fala tanto assim porque ele é realmente MUITO importante para quem tem o cabelo crespo.

Usar um creme de pentear, ou um leave-in, é essencial para evitar as quebras dos fios. Isso sem contar que eles contribuem para a boa hidratação do seu cabelo, e algumas versões têm até proteção térmica contra os efeitos do sol.

4 – Máscara de hidratação

A gente tem que bater de novo nessa tecla, mas vamos lá: o cabelo crespo é naturalmente mais ressecado. Então você precisa investir em uma máscara de hidratação a ser feita com certa frequência.

Essas máscaras geralmente vem cheias de vitaminas e queratina. Assim, elas reconstroem a estrutura do seu cabelo e acabam com o frizz e as pontas duplas quando aplicadas com a frequência correta.

Como nossa especialidade são cabelos cacheados e crespos, temos VÁRIAS opções de produtinhos ideais disponíveis no nosso site. Você vai achar tudo do jeitinho certo para a curvatura e necessidades do seu cabelo!

Sabe os sete pecados capitais? Então, eles existem para as cacheadas e crespas também. Existem alguns erros que as donas de cachinhos e cabelos crespos JAMAIS podem cometer, sob risco de ter seus fios super danificados ou então com muito frizz.

Mas fica fria, não precisa ter medo. A gente vai te ajudar a entender quais são esses erros e porque eles não podem ser cometidos. Vem com a gente!

1 – Pentear o cabelo seco

A gente já conversou um pouquinho sobre isso, mas é uma coisa tão importante que não custa relembrar! Não só você corre o risco de quebrar demais as mechas, como você perde toda a definição no seu cabelo. Mas se você precisa muito dar uma arrumada e não tem tempo de lavar o cabelo, pelo menos molhe-os na água do banho.

2 – Esfrega-esfrega pra secar

Outro grande vilão que vai causar frizz: ficar esfregando os cabelos para secar. Isso é péssimo para qualquer tipo de cabelo, mas especialmente para os cacheados e crespos. Na hora de secar, você deve apertar com delicadeza, mas nada de ficar esfregando.

Nesse mesmo raciocínio, evite o uso de toalhas de fibra, que também aumentam o frizz. Sempre que possível, seque o cabelo com uma camiseta ou fronha de algodão.

3 – Usar muito shampoo

O excesso de produto é danoso para o cabelo, podendo trazer caspa e dar ao cabelo um aspecto pesado. Isso é especialmente perceptível com shampoos muito artificiais e sintéticos. Por isso, valorize os produtos naturais.

Se o seu cabelo tem uma curvatura mais acentuada, não é nem mesmo uma boa ideia usar shampoo puro. Dê uma diluída em água, ou aposte em produtos com propriedades hidratantes, super necessárias para cabelos crespos.

4 – Dormir com cabelo molhado

Quem nunca teve aquela preguiça em um dia de calor e foi dormir com o cabelo bem úmido? Mas por favor, não faça isso não! Esse é um hábito que não só pode fazer mal à saúde, como prejudica demais o seu cabelo.

Isso porque o cabelo vai reter o formato que ficou enquanto estava úmido, e há uma chance real de amassar os fios no travesseiro enquanto você dorme. Aí, você vai perder toda a definição, e só lavando para ganhar de novo.

5 – Submeter o cabelo ao calor

Outra que já comentamos, mas é legal lembrar. Qualquer tipo de calor é prejudicial para o couro cabeludo e para os cabelos crespos e cacheados em particular. A começar pela água muito quente, que faz mal para os fios; sempre opte por água fria ou morna.

O secador também faz mal para os fios, tornando-os mais frágeis e quebradiços. Dê preferência à secagem natural, ou ao ar frio do secador.

Os procedimentos que ajudam a valorizar o cabelo crespo

Até aqui a gente falou bastante sobre os procedimentos rotineiros de cuidado com cabelo, né? Lavar, secar, pentear… Mas para que o seu cabelo fique realmente lindo e você consiga valorizar ainda mais o seu cabelo crespo, existem alguns procedimentos que você pode fazer para aumentar a saúde dos fios. Vamos comentar sobre três deles pra você:

• Umectação

A umectação é um procedimento que busca trazer os nutrientes que são naturalmente menos presentes no cabelo crespo. A técnica é super simples e é feita com o óleo vegetal da sua preferência.

Para umectar o seu cabelo, basta aplicar o óleo no cabelo não lavado, da raiz até as pontas, em cada mechinha individualmente. Então, use um lenço ou uma touca para potencializar o efeito por pelo menos meia hora. Depois, basta lavar os cabelos como você faria normalmente. Pode fazer esse procedimento de dez em dez dias.

• Hidratação

Se o objetivo da umectação é devolver nutrientes para o cabelo, a hidratação busca devolver água. Isso, por consequência, traz mais elasticidade e brilho para as suas mechas. As máscaras podem ser aplicadas uma vez por semana ou a cada dez dias, dependendo do quanto o seu cabelo está ressecado.

A gente já te ensinou a hidratar o seu cabelo aqui, mas a gente relembra. A máscara deve ser aplicada de acordo com as instruções da embalagem. Deixe-a apenas o tempo em que ela deve agir, e depois enxágue.

• Fitagem

A fitagem é um procedimento especialmente pensado para quem tem o cabelo bem cacheado ou crespo, mas tem dificuldade de definir os seus fios. Ela pode ser um pouquinho trabalhosa, mas vale super a pena para ficar com cabelos maravilhosos e com aquele balanço especial.

A fitagem depende de um bom ativador de cachos, ou então de um creme de pentear. Você vai separar o cabelo em mechas fininhas, aplicar o ativador e então enrolá-lo no seu dedo ou em algum objeto cilíndrico, como um lápis ou item próprio. Faça isso até terminar todas as mechas, e você vai ter cabelos mais definidinhos do que nunca!

Parece bastante trabalho, a gente sabe. Mas lembre-se de que o seu cabelo vai ficar maravilhoso, e você vai se sentir ainda mais linda! Todo esforço investido vale a pena.

Mudancinhas na rotina que ajudam no cabelo

Ufa! Passamos um monte de dicas e ideias para te ajudar com o seu cabelo até aqui, né? Esperamos que elas já tenham ajudado bastante, mas tem mais coisas que você pode fazer para valorizar os seus cabelos e ficar com o cacheado ou crespo dos sonhos!

São coisas relacionadas à sua rotina e dia a dia, então fique com elas em mente e adapte seus hábitos de forma a priorizar a saúde e beleza do seu cabelo. Confira aqui com a gente!

1 – Na hora de dormir

Invista em uma fronha de seda ou cetim. A fricção do seu cabelo contra a fronha de algodão pode fazer com que ele acorde cheio de frizz, e às vezes de manhã cedo não temos tempo de fazer um procedimento para reduzir esse efeito. Com uma fronha menos reativa, isso acontece menos. Além disso, se você puder, trance o cabelo antes de dormir, ou prenda-o em um turbante de seda. Assim você não vai acordar com ele embaraçado.

2 – Na hora de comer

Você já ouviu aquela velha expressão de ‘você é o que você come’, né? Mas você sabia que isso também tem tudo a ver com o seu cabelo? Antes de tudo, porque o cabelo depende de nutrição para ficar bonito. De fato, se você não estiver se alimentando direito, os cabelos e as unhas são as primeiras coisas a ficarem opacas e quebradiças, pois o corpo irá salvar nutrientes para coisas mais importantes.

Portanto, comer direitinho e se manter saudável é o primeiro passo para um cabelo bem cuidado. Mas, para além disso, existem certos alimentos que você pode comer que irão melhorar a saúde do seu cabelo e deixá-lo mais brilhante e bonito. Trate de incluir na sua dieta o abacate, a cenoura e amêndoas, entre outros que trazem nutrientes importantes para os seus fios.

Gostou das nossas dicas para valorizar ainda mais os seus cabelos naturais? Tem mais algum segredinho que você queira dividir? Conta para a gente nos comentários e ajude outras crespas a ficarem ainda mais divas! Cuidar dos cabelos crespos é um ato de autocuidado e, com certeza vale SUPER a pena!

Ah, e não esqueça de ficar de olho no nosso blog, hein? A gente está sempre postando dicas, novidades e conselhos para as crespas. Um beijo e até a próxima!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão