MENU

logo

Os cortes de cabelo ideais para quem tem cabelos crespos

20 de agosto de 2021

Modelo crespa sorrindo, usando blusa branca e acessórios com detalhes brancos

Os cortes para cabelos crespos podem ser difíceis de serem decididos, pois podemos ficar na dúvida de qual escolher, se vai combinar com o nosso estilo e até mesmo se vai valorizar nossa aparência como um todo.

Nós sabemos que um corte de cabelo pode ser vital para manter nossa autoestima e definir personalidade de cada um de nós. Além disso, é a peça chave em qualquer ocasião especial. Ele transparece nosso estilo, nossa essência.

Nesse sentido, é por meio desse procedimento que podemos além de manter em dia a nossa tão valiosa autoestima, como também nos expressarmos e colocarmos para fora toda a nossa criatividade.

Também, não é somente em aspectos estéticos que o corte de cabelo é importante. A manutenção regular de um cabelo é o que mantém em dia a qualidade e a vivacidade das nossas madeixas.

Desse modo, se você quer saber por que cortar o cabelo e quais são os cortes de cabelo ideais para quem tem cabelos crespos, acompanhe o nosso artigo logo a seguir!

Por que cortar o cabelo?

Modelo sorrindo de perfil com o cabelo cacheado curto

Existem vários motivos para realizar um corte com certa frequência. Veja a seguir alguns dos benefícios que esse hábito pode proporcionar:

Saúde

Muito além da estética e da autoestima, um bom corte tem papel fundamental na saúde e no bem-estar dos fios capilares. Além de modelar as madeixas e estimular o crescimento saudável, o ato de cortar o cabelo com regularidade vai deixá-lo muito mais hidratado e nutrido.

Mas qual o motivo de tudo isso? Na verdade, não existe uma única razão para que se incentive o corte quando as pontas já não estão muito bem. No entanto, sem sombra de dúvidas, pode-se afirmar o fato de que as ditas pontas são as partes mais frágeis e danificam todo o conjunto capilar.

Desse modo, devido à falta de vitaminas e nutrientes, essas pontas danificadas absorvem grande parte dessas proteínas e fazem com que o crescimento do cabelo se dê de forma desigual.

Isso significa que a parte saudável do cabelo não é estimulada a crescer em todo o seu esplendor e a parte danificada do cabelo gasta proteínas em vão, visto que é quase impossível reestabelecer o vigor dessas pontas.

Do mesmo modo que uma planta, ao perceber carência de certo nutriente, desloca esse mesmo nutriente para as folhas mais jovens e, por consequência, que precisam mais, assim o faz o cabelo, deslocando proteínas para as partes também mais necessitadas.

Sem corte, sem forma

Você certamente já ouviu falar do efeito pirâmide, não é mesmo? Esse efeito tem por característica comprometer a distribuição do cabelo, fazendo com que as madeixas ganhem uma aparência pesada e sem forma. Nesse sentido, se você deseja que a forma e o volume do seu cabelo voltem a ser o que eram antes, um bom corte pode ser a solução!

Que fique claro que não é preciso sair cortando um palmo de cabelo, nada disso! Qualquer profissional de qualidade conseguirá transformar o seu cabelo sem retirar nada (ou quase nada) dos seus preciosos fios!

Comprimento não é tudo

Mesmo aquelas que preferem cabelos longos não podem abrir mão de um corte de manutenção, do contrário, temos o velho e conhecido cabelo longo, porém “ralo” nas pontas. Somam-se a isso a falta de atenção com a nutrição, tratamentos inadequados, uso de chapinha, escova, descoloração e diversas outras aplicações químicas, e pronto: está formada a receita para a desvalorização dos cabelos.

Envelhecimento

Outra coisa que também é sempre bom de trazer à tona é o fato de que até mesmo as nossas madeixas estão suscetíveis ao envelhecimento. Nossos cabelos, assim como todas as formações do nosso corpo, também possuem um tempo de vida no qual demonstram força e vigor por determinado período e, após isso, entram em processo de decadência.

Um dos principais causadores desse envelhecimento é a luz solar que, incidindo de maneira direta sobre nossos cabelos, sem proteção e rotineiramente, causa o que chamamos de fotoenvelhecimento, ou envelhecimento pela exposição excessiva à luz solar, que emite além dos espectros conhecidos, radiação UV e IR.

Os resultados desse envelhecimento e dessa exposição não podiam ser outros: desbotamento da cor na região do couro cabeludo, fios ressecados e difíceis de pentear, cabelos que se embaraçam com facilidade, enfim, toda uma série de desvantagens que poderiam ser resolvidas com apenas um corte e uma manutenção nos cabelos.

Desarmonia

Por último, mas não menos importante, a desarmonia entra na lista como um dos motivos para você não abrir mão de um corte regular de manutenção. Mas o que seria essa desarmonia? Veja, sabe quando surgem, principalmente nos cabelos cacheados e crespos, os famosos “buracos”? São pequenas alterações no comprimento que fazem com que certa parte do cabelo pareça maior do que a outra, embora ambas as partes tenham sido retocadas no mesmo dia.

É nesse momento que a retirada das pontas ressecadas e envelhecidas pode dar o famoso upgrade que suas madeixas tanto merecem, além de realizar tudo que já foi mencionado acima, o corte regular pode uniformizar e criar estabilidade para o seu estilo de cabelo.

O que levar em consideração na hora de escolher um corte?

Para muitas pessoas um corte de cabelo é simplesmente um corte de cabelo. No entanto, para a grande maioria esclarecida, um corte de cabelo é muito mais que isso. É expressão, autoestima, resistência, luta, afirmação, e muito mais.

Por conta disso, acompanhe as seguintes dicas para levar em consideração na hora de escolher um corte para suas madeixas:

Rotina

Existem diversos modos de vida. Alguns mais exigentes, outros nem tanto. Isso significa que até na hora de cortar os cabelos é bom levar em consideração o seu modo de vida e o quanto de tempo disponível você possui para cuidar da manutenção desse corte.

Um corte que só precise lavar e secar naturalmente é o mais indicado para quem tem uma rotina apertada. Já para aquelas que possuem um horário mais tranquilo, um corte um pouco mais sofisticado e exigente pode ser encarado sem receios!

Formato do rosto

No momento do corte, um dos principais itens a ser levado em conta, se não o principal, é, sem dúvida alguma, o formato do rosto. Podemos até afirmar que, dentro dos princípios do visagismo (a arte de tornar o rosto mais agradável por meio de técnicas de maquiagem, cosméticos, tinturas e, principalmente, cortes de cabelos), os ditos cortes são a peça fundamental que alicerça todas as outras técnicas de embelezamento.

Acompanhe alguns exemplos de rostos e quais são os cortes que mais combinam com eles:

• Rosto redondo

De características como a testa um pouco salientada e bochechas cheias, o rosto redondo combina com diversos cortes. No entanto, é preciso ficar de olho nos cortes curtos, que desvalorizem esse rosto ou que encham de volume o topo capilar.

Já os cortes geométricos, com linhas retas, ou até mesmo o velho e conhecido Chanel pode ser um ótimo estilo para esse tipo de rosto. O segredo é investir nas laterais, caso queira diminuir o volume das bochechas!

• Rosto em forma de losango

Esse rosto definitivamente se adapta a qualquer corte. Por ter a testa e o queixo mais restritos, é um rosto que cai bem com qualquer estilo, podendo abusar livremente da criatividade!

• Rosto pera

De queixo largo e testa estreita, o rosto pera anseia por mais volume na parte de cima, encostando nos olhos, assim como fios caídos pela lateral. É um rosto muito elegante e que casa com cortes também muito elegantes!

• Rosto quadrado

Como aqui temos um rosto rígido, regido por linhas retas, os cortes mais apropriados para esse formato são as mechas, as ondas e um pouco só de volume nas laterais.

• Oval

Outro tipo de rosto que também combina com diversos tipos de corte, sem restrições. É um rosto alongado, que possui as maçãs mais proeminentes e um maxilar mais restrito, e por conta disso aceita as mais variadas tendências e estilos.

Textura

Se existe algo que nunca muda é a textura dos fios. Nesse sentido, de nada adianta tentar realizar cortes para a textura que não é a sua. Assim que esse corte perder a “beleza do salão”, tudo voltará ao normal e seu cabelo estampará um corte que nitidamente não foi feito para ele.

Qual o seu volume ideal?

Ter em mente qual o volume desejado para o seu cabelo é também pré-requisito fundamental na hora de cortar os fios. De modo geral, os cabelos ditos curtos são os que mais ganham em volume, haja vista que são mais leves e por isso podem ficar mais encorpados do que os outros.

No entanto, é possível abrir mão do volume sem abrir mão de um cabelo curto. Tudo isso depende do seu desejo e das boas mãos de um profissional de beleza.

Autoconfiança

Sabemos que um corte de cabelo não dura para sempre, mas ele pode durar um bom tempo, não é mesmo? Por conta desse motivo que você precisa levar em conta o quão segura de si mesma e decidida a realizar uma intervenção nas suas madeixas você está!

Também sabemos que um corte de cabelo mal feito pode levar a decepções profundas e até mesmo abalar a confiança e a autoestima de cada uma. Por conta disso, do mesmo modo em que você está disposta a mudar e feliz com a possibilidade do novo visual, esteja certa e segura da decisão que está tomando, para que o entusiasmo e a recompensa possam andar de mãos dadas.

Cortes de cabelo ideais para quem tem cabelos crespos

Agora que tudo está um pouco mais claro e entendemos a importância de certos aspectos na hora de se realizar um corte de cabelo, vamos falar quais desses cortes são os ideais para quem tem cabelo crespo.

É importante salientar que, mesmo dentro de um corte específico, é possível obter diversas nuances e variedades de execução. Desse modo, em alguns cortes, abriremos um tópico para mostrar as diferentes aplicações de um mesmo estilo.

Sendo assim, e sem mais delongas, confira a seguir os cortes de cabelo ideais para quem tem cabelos crespos:

1. Cortes para cabelo crespo longo

Nem sempre o cabelo é assimétrico e passível de um Chanel Clássico. Em muitos casos o cabelo crespo é longo, mas nem por isso é mais trabalhoso ou menos passível de cortes. Veja quais os principais cortes para esse cabelo:

• Em camadas

O mais conhecido de todos os cortes em cabelos crespos e longos, além de ajudar na própria formação dos cachos, as camadas também valorizam ainda mais o comprimento e dão mais vida ao volumão.

• Camadas somente nas pontas

Para aquelas que preferem algo com menos volume, mais discreto e mais charmoso, o uso de camadas somente nas pontas dos cabelos já é uma realidade há muito alcançada por mulheres ao redor do mundo. Além de condizer com a personalidade de muitas pessoas, o corte em camadas nas pontas é o mais indicado para fornecer movimento aos cabelos, emoldurando o rosto de uma mulher da maneira mais simples possível.

• Camadas com franja

Se você é ainda mais ousada com os seus longos e lindos cabelos crespos, saiba que é possível incrementar a franja nesse emaranhado de cortes e estilos. Além de ser um corte super moderno e atual, as franjas também são responsáveis pelo movimento do cabelo, podendo ser usadas tanto na forma tradicional, como com todos os fios retos e estilizados, sendo este último o mais utilizado atualmente.

Como estamos tratando de cortes em camadas, é importante relembrar que essas mesmas camadas devem estar próximas uma da outra para que o dégradé que se formar, movimente-se de forma suave e continua, além de distribuir o volume de forma igualitária por todo o cabelo.

2. Cortes para cabelo crespo médio

Modelo crespa com franja sorrindo, usando os cabelos soltos e blusa verde.

Os próximos cortes são para quem está com o cabelo quase no ombro, um pouco abaixo do queixo, ideais para qualquer situação e ambiente. Acompanhe:

• Arredondado

Se você ainda não conhece esse cabelo é por mera questão de nomenclatura. Quer ver? Se eu te disser que o cabelo crespo médio arredondado é nada mais, nada menos que um black power retraído?

Ainda não é aquele Black Power longo e volumoso, mas também é um ótimo corte para esbanjar afirmação e beleza por onde quer que você pise. Para quem quer valorizar o volume dos fios crespos, esse corte cai como uma luva!

• Heart shaped

O nome desse corte em português quer dizer, literalmente, “forma de coração”. Desse modo fica fácil descobrir qual corte é esse, não é mesmo? É um corte super moderno que favorece (e muito!) a raiz, fazendo com que ela se sobressaia a franja e fique com o topo bem arredondado.

Além do mais, as laterais devem ser feitas em camadas e as pontas que estão um pouco mais compridas devem permanecer com menor volume possível, incentivando o contraste com o topo.

• Pigmaleão

O corte pigmaleão é desfiado em praticamente todo o seu comprimento, de modo que uma franja possa valorizar e o volume e a textura. Também é um corte em camadas, com a ressalva de que a base desse corte é toda feita em cima de camadas. É um corte para quem o cabelo passou da altura do queixo.

• Camadas de base reta e franja

Outro corte que também pode entrar para o clube dos clássicos, o corte em camadas de base reta e franja já entrou para história como um dos mais usados e amados pelo público em geral. Ele evita o efeito pirâmide com suas mechas desfiadas, além de valorizar o formato do rosto com suas franjas uma mais bonita que a outra.

• Sob controle

O famoso corte “sob controle” é quase uma ciência de bons modos e saúde capilar. Além de ser de fácil manutenção, esse corte é extremante versátil, combinando com qualquer roupa ou ocasião. O grande segredo desse corte é que as mechas do topo da cabeça são geralmente mais curtas do que as mechas da base capilar.

3. Cortes para cabelos crespos curtos

Modelo crespa com o cabelo black, vestindo blusa branca e acessórios na cor vermelha.

Podemos dizer que a virada do século trouxe inúmeras transformações, e uma das mais significativas foi a autonomia e o espaço duramente conquistado pelas mulheres. Desse modo, cortes com os que falaremos a seguir, passaram da exceção à regra.

Nos dias de hoje, ninguém mais está preocupado com o que vão falar sobre mulheres com cabelos curtos, o que mais importa é a realização e o bem-estar elas carregam consigo mesmas. Além de que os cortes mais curtos são bastante charmosos e modernos.

Por isso, não deixe de acompanhar os cortes curtos mais realizados no momento:

• Corte Pixie

Também conhecido como Joãozinho, o corte Pixie é um dos mais conhecidos cortes para cabelos crespos de todos os tempos. É um clássico inegável! Além de deixar tudo mais prático, os cachinhos crespos que ficam por cima do couro capilar é uma das coisas mais lindas que um corte poderia oferecer.

No entanto, apesar de tanto charme e brilho, se você não se der bem com os cachinhos que sobraram, poderá cortar e reivindicar um corte Joãozinho totalmente raspado. Também é uma ótima opção.

• Arredondado

Assim como há arredondado em cabelos crespos médios e longos, também o há em cabelos crespos e curtos. Até mesmo nesses tipos de cabelo, a base arredondada também fornece um efeito Black, mesmo que um pouco mais discreto. Com o tempo e o uso de um pente garfo, o volume pode ir aumentando e você pode migrar para um Black definitivo!

• Tapered haircut

Tapered haircut quer dizer corte de cabelo cônico. É um dos cortes para cabelos crespos que mais vem fazendo sucesso mundo afora, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Nele, as laterais do cabelo ficam bem batidas, assim como os fios que ficam pela nuca. Quanto ao topo, esse deve ficar com bastante volume, contrastando com o resto do cabelo. É quase um moicano com franja, com um pouco mais de charme e elegância.

4. Cortes para cabelo Black Power

 

Modelo crespa sorrindo, usando blusa branca e acessórios com detalhes brancos

Um dos cortes para cabelos crespos mais emblemáticos de todos os tempos, o Black Power carrega consigo não só estilo e beleza, mas também uma carga histórica fortíssima que representa não só a luta, mas toda afirmação de um povo historicamente oprimido.

Os passos para um Black de respeito é primeiro saber se o seu tipo de cabelo é indicado para o corte. Os crespos que mais se dão bem com o Black Power estão nas categorias 3B, 3C, 4A, 4B e 4C.

Se o seu cabelo está em uma dessas categorias, o próximo passo é procurar um profissional responsável para cuidar do seu Black. Apenas lembre-se que o corte precisa ser arredondado e ter pelo menos cinco dedos de comprimento.

Também é muito importante que se faça a manutenção regular desse corte. Além disso, realizar todos os processos de hidratação e pentear com o cabelo ainda úmido. Essa é uma prática recomendada, logo que passar o pente ou escova em cabelos crespos secos quebra muito os fios.

Nesse mesmo sentido, é indicado secar as mechas de baixo para cima e levantar a raiz com o pente garfo. Confira no nosso blog mais dicas para deixar o seu black poderoso!

Gostou do artigo de hoje e quer saber mais? Entre em nosso site e fique por dentro desse e de diversos assuntos do seu interesse! De quebra, você pode nos dizer o que achou do nosso trabalho e qual é o seu segredinho para manter os seus cachos sempre em dia!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão