MENU

logo

O que é nutrição e por que ela é tão importante para os fios cacheados e crespos?

7 de abril de 2021

Modelo sorrindo na capa da matéria sobre nutrição para os fios cacheados e cresposBelezete raiz é aquela que sabe a importância da nutrição para os fios cacheados e crespos, e que também já ouviu a gente falar muito sobre todos os cuidados que são preciosos na hora de deixar os cabelos muito bem tratados.

Dentre essas dicas, uma das mais importantes é sobre o cronograma capilar, que é indispensável na rotina capilar, para que os fios recebam todos os nutrientes necessários para ficarem perfeitos e hidratos. E uma etapa MUITO importante desse cronograma é a Nutrição, ainda mais para as cacheadas e crespas.

Mas você sabe o porquê disso? Quer saber mais sobre o que é a nutrição e por que ela é mais importante para os fios cacheados e crespos?

Vem com a gente que vamos te explicar tudo o que precisa saber sobre esta etapa!

O que é Nutrição?

A nutrição é uma das etapas do cronograma capilar que tem como base a reposição de óleos aos fios. Nesta etapa a oleosidade é devolvida para os fios através das máscaras de tratamentos, ampolas e óleos de umectação.

elementos que compõe a estrutura do fio.

A nutrição é um tratamento que todo cabelo precisa, pois, a fibra capilar tem em sua composição os lipídeos, que são responsáveis pela maciez e brilho dos fios. Porém cada tipo de cabelo apresenta uma necessidade diferente. Devido ao seu formato com variadas curvas e texturas, os cabelos crespos e cacheados geralmente precisam ainda mais de Nutrição do que os cabelos ondulados e lisos.

Quem ganha essa corrida?

A nutrição é extremamente importante para os fios cacheados e crespos, mas para entendermos melhor sobre a função dos óleos para os cabelos vamos trazer um exemplo para acabar de vez com as suas dúvidas!

Imagine o fio de cabelo como uma estrada. O cabelo liso é uma estrada reta, sem curvas, onde conseguimos percorrer com facilidade do início ao fim. Nos fios lisos, portanto, nutrientes e óleos naturais produzidos no couro cabeludo conseguem ser facilmente distribuído até as pontas. O resultado são cabelos naturalmente mais nutridos e brilhantes.

Ao lado esquerdo, o fio liso e reto. Ao lado direito o dio cacheado e cheio de curvas

Já nos cabelos cacheados e crespos, temos uma estrada mais complexa, cheia de curvas. O percurso é mais difícil e mais lento. O que acontece nesses fios? Os nutrientes e óleos naturais do couro cabeludo têm muita dificuldade de percorrer o comprimento e chegar até as pontas, deixando os cabelos mais ressecados, ásperos e sem brilho.

Por isso, produtos que promovam a nutrição são tão importantes para crespas e cacheadas, pois eles “auxiliam os fios” na tarefa de devolver este óleo que não consegue chegar naturalmente até as pontas.

COMO SEI QUE MEU CABELO PRECISA DE NUTRIÇÃO?

Se você sente que seu cabelo tem uma ou mais dessas características como: falta de brilho, fios ásperos e ressecados, é sinal de que precisa de nutrição.

Além do formato dos cabelos, outros fatores podem interferir na distribuição da oleosidade nos cabelos, como por exemplo:

  • Diminuição da produção de óleo das glândulas sebáceas (fator hormonal);
  • Uso excessivo de química como descolorantes, tinturas, relaxamentos ou alisamentos;
  • Utilização de ferramentas de calor, como secador e prancha.

QUAIS PRODUTOS POSSO USAR PARA NUTRIR OS FIOS?

Procure por produtos que tenham como principal ativo os óleos vegetais como: máscaras, ampolas e finalizadores. É possível encontrar até mesmo shampoos e condicionadores com ativos nutritivos para os cabelos.

Esses produtos ajudarão a blindar os seus cabelos da raiz as pontas, diminuindo a porosidade e ressecamento dos fios.

E para a felicidades dos seus fios crespos e cacheados, o BN acabou de lançar uma linha completa que possuem 7 óleos preciosos, de origem africana, para deixar seus cabelos ainda mais nutridos e brilhosos.

A linha possui shampoo, condicionador e máscara de tratamento com 7 óleos africanos, e a linha fica completa com o já queridinho e conhecido pentear Explosão de Óleos Africanos!

O que fazer para turbinar sua nutrição?

Para um resultado de nutrição ainda mais rico, ideal para cabelos extremamente ressecados, você pode misturar um óleo de umectação em uma máscara de nutrição.

Caso tenha dúvida na hora de fazer a sua misturinha, temos uma proposta da quantidade que pode usar:

Se você utiliza um copinho de café (50ml) de máscara de tratamento, misture uma colher de sopa (15ml) de um óleo de umectação. Mas se você costuma usar uma quantidade menor de tratamento, algumas gotinhas de óleo já serão suficientes.

O importante é apostar nessa misturinha poderosa e super nutritiva, que é sucesso garantido!

Posso utilizar o Óleo de umectação de outras formas?

Pode e deve! Esse produtinho é daqueles que não pode deixar de ter na penteadeira de toda crespa ou cacheada. O óleo de umectação é perfeito para uma nutrição potente e profunda, com óleos 100% vegetais.

Com ele você tem uma versatilidade na hora de usar, podendo ser aplicado puro nos fios para uma umectação noturna poderosa, misturando à sua máscara de preferência, transformando em uma máscara mais nutritiva ou pode ser aplicado nos cabelos antes do creme de pentear garantindo mais brilho e maciez para sua finalização.

E ai, gostou das dicas de nutrição para os seus fios? Você tem alguma outra forma de nutrir seus cabelos? Conte seus segredinhos nos comentários. E fique de olho também no nosso blog, e aproveite todas as dicas que temos para cuidar e deixar os seus fios cacheados e crespos ainda mais hidratados e poderosos!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão