O PODER DAS TRANÇAS NA TRANSIÇÃO CAPILAR

12 de agosto de 2019
Como usar as tranças na transição capilar.
História da nossa embaixadora Jacy sobre sua transição capilar.

A transição capilar é só o começo…

Cresci numa casa com 5 irmãs. No natal, minha mãe quis ajeitar nosso cabelo e, em casa, passou duas químicas que não eram compatíveis.

E foi nesse dia que eu tive meu primeiro corte químico. Estava triste, uma parte de mim tinha acabado de ter arrancada. Pelo menos é o que senti no momento, afinal eu era pré adolescente e nossos cabelos são tão parte da nossa imagem que um momento como esse é realmente doloroso.

Big Chop

Logo após o corte químico fiz um BC (grande de corte). Nunca tinha visto meu cabelo curto daquele jeito. Me senti mal, com vergonha de sair de casa. Na aquela época, mais do que hoje, as pessoas não aceitavam bem meninas de cabelo curto, e principalmente meninas crespas de cabelo curto.

Big Chop antes do uso das tranças.
Jacy após o seu Big Chop.

Além do mais as aulas estavam chegando e eu teria que ir para a escola me sentindo daquela forma.

A feliz descoberta das tranças

Minha mãe sempre trançou nosso cabelo, mas nesse dia, véspera do primeiro dia de aula, ela não pode fazer. Foi então que, com meus 12 anos de idade, aprendi a colocar tranças sozinha. E as tranças trouxeram com elas uma parte da minha autoestima de volta – afinal ainda tinham outros fatores, outras formas de pressão estética que pesavam sobre mim na época.

Jacy com tranças na época da infância.
Fase em que começou a trançar a si mesma para melhorar a autoestima.

Passar por um período de transição não é fácil. A transição é movimento, e movimento é mudança. E a mudança quase sempre nos apavora. Principalmente se temos de passar por estas mudanças sozinhas. Mas essa mudança é na direção do nosso próprio eu, na direção do autoconhecimento e da autoaceitação. 

Enquanto meu cabelo crescia, protegido e acolhido dentro das tranças, eu conhecia uma parte de mim. Uma parte que sempre tentei impedir de florescer, mas que me surpreendeu com toda a sua beleza – esta parte era o meu cabelo natural.

Cabelo natural crespo da Jacy July sem tranças.
Cabelo natural da Jacy atualmente.

Por todos os motivos que citei, e por muitos mais que levariam dias para mencionar, passar pela transição “desprotegida”, digo, sem tranças, seria muito mais difícil. Por isso sou grata aos meus ancestrais e avós que nos deixaram este presente, esta forma de nos dar poder e autoestima enquanto uma parte de nós está protegida e crescendo só esperando para nos surpreender com sua beleza e movimento.

Tranças coloridas no visual da crespa e cacheada.
Jacy ama investir em cores diferentes em suas tranças.
Tranças para crespas e cacheadas.
O poder dessas tranças!

@jacyjuly



Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão