Belezetes, nesta semana comemoramos o Dia Internacional das Mulheres. E, inspirado na nossa campanha #JuntascomBeleza, preparamos um conteúdo muito legal sobre mulheres que inspiram mulheres. Seja através de falas, livros, filmes ou séries, todo produto que reforça nosso poder e valor deve ser apreciado.
E, claro, dica boa é a dica compartilhada, né? Nessa matéria, vamos trazer algumas das muitas possibilidades de nos aproximarmos um pouquinho mais da nossa história como mulheres. Além disso, não é segredo para ninguém de como somos capazes de fazer a diferença, em diferentes contextos. Vamos lá?
A Vida e a História de Madam CJ Walker
A série conta a história de superação e empoderamento de Madam C.J. Walker, primeira mulher a tornar-se milionária nos Estados Unidos, como fruto do seu próprio trabalho: venda de produtos e cosméticos especialmente pensados para mulheres pretas.
A trama se passa um pouco depois do fim da escravidão, o que torna sua trajetória ainda mais impactante. Deve ser levado em consideração todo preconceito e obstáculos que ainda eram tão presentes na vida dos não-brancos e, principalmente, das mulheres. Mas, isso não a impediu de construir seu próprio legado e fazer história!
Esse assunto soa até um pouco familiar, né, belezete? 😉
A Vida e História de Madam CJ Walker está disponível no catálogo da Netflix. Corra para assistir!
E eu não sou uma mulher?
Essa é para quem curte uma boa leitura! Bell Hooks é uma das principais referências intelectuais quando se fala em mulheres negras e feminismo. Autora, professora, e ativista em causas antirracistas, dedicou suas pesquisas para esclarecer as relações que envolvem raça, classe e gênero.
Em “E eu não sou uma mulher?”, Hooks discute a influência do racismo e sexismo sob as mulheres negras, além de seus impactos dentro da sociedade como um todo. Também, ela comenta como essas concepções foram enraizadas e ainda são normalizadas nos dias atuais.Vale muito a leitura, é de grande aprendizado!
Conceição Evaristo
Como personalidade de influência, selecionamos a incrível Conceição Evaristo. Nascida em Belo Horizonte (MG), passou por dificuldades financeiras durante sua infância e adolescência. Antes de ser professora, trabalhou como babá e faxineira. O caminho foi conturbado, mas não desistiu. Conclui graduação, mestrado e doutorado.
Contista e poeta, hoje é uma grande referência da literatura brasileira. Em suas poesias e contos, compartilha histórias a partir da perspectiva da mulher negra, retratando situações do dia a dia em forma de denúncia sobre opressões raciais e de gênero. Além disso, suas discussões são pautadas pelas desigualdades raciais dentro do país.
Para acompanhar mais de pertinho todas as suas palestras e participações em eventos, siga no Instagram @conceicaoevaristooficial!
Curtiram as dicas, belezete? Durante o mês de março, estaremos compartilhando um pouco sobre as histórias que nos inspiram. Então, não deixe de acompanhar nosso blog. Deixe aqui nos comentários suas recomendações e quem vocês gostariam de ver por aqui!