Chegamos à nossa última semana da campanha #JuntascomBeleza! Essa foi uma iniciativa do Beleza Natural, em comemoração ao dia Dia Internacional das Mulheres, de oferecer um conteúdo inspiracional para as belezetes durante todo o mês de março. Aqui no blog, separamos algumas dicas e histórias inspiradoras de mulheres que fizeram história para compartilhar com vocês.
Para fechar com chave de ouro, selecionamos mulheres pretas que viveram, e vivem, para conquistar! E, a partir dessas conquistas, tornaram-se grandes símbolos de independência e empoderamento, principalmente por serem as primeiras a alcançar os lugares que as fizeram referência. Então, se assim como elas você tem um sonho, aqui temos exemplos de que é possível realizá-lo. Vamos lá?
Estrelas Além do Tempo
O filme, baseado em fatos reais, conta a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, três cientistas negras que trabalhavam na NASA durante a Guerra Fria. Nesse período, os Estados Unidos e a União Soviética viviam uma acirrada disputa sobre quem venceria e teria domínio na corrida espacial. E, ao mesmo tempo, a segregação racial promovida pelo Apartheid também estava muito presente nos territórios norte-americanos.
Assim, pessoas pretas não poderiam confraternizar e compartilhar de lugares com pessoas brancas, até mesmo locais como banheiros. Da mesma forma que as mulheres também não eram bem-vindas em ambientes majoritariamente masculinos, devido a extrema desvalorização de seus trabalhos e capacidade profissionais.
Mas, ainda com tantos preconceitos, as três mulheres conseguiram virar o jogo e tornaram-se peças fundamentais na organização da primeira ida do homem ao espaço!
Estrelas além do tempo está disponível no Google Play.
O que eu sei de verdade
Oprah Winfrey é uma das maiores referências da história televisiva internacional. Jornalista, atriz, editora, e apresentadora de um dos programas de auditório mais renomados da TV norte-americana, o “The Oprah Winfrey Show”, conquistou o mundo com toda sua carisma e dinâmica de receber grandes nomes da mídia em sua poltrona.
Ainda que muitos não saibam, Oprah passou por situações muito difíceis durante sua vida. De família humilde, foi criada pela avó, e vítima de violência sexual por membros de sua própria família. Ao concluir o ensino médio, fugiu de casa para morar com uma amiga e, de fato, dedicar-se aos estudos.
Sua carreira deu início ainda na faculdade, quando ganhou um concurso de locução da Universidade Estadual do Tennessee, onde cursava Comunicação e Artes Cênicas. Aos poucos, Oprah construiu seu legado. Começou como âncora de um jornal local, até iniciar seus trabalhos com entrevistas e, assim, conquistar seu próprio programa.
Não só como um exemplo de superação, Oprah é um exemplo de que mulheres são mais do que capazes de serem protagonistas de grandes histórias, em qualquer lugar que elas se proponham a criar. Uma mulher preta, de origem humilde, liderar um programa vencedor de inúmeros Emmys e com mais de 3,5 milhões de espectadores, é um grande marco para a nossa luta.
Em seu livro, “O que eu sei de verdade”, Oprah reúne suas reflexões sobre autoestima, família, relacionamentos amorosos, medos, fracassos e superação. Com isso, ela propõe ao leitor uma renovação sobre aceitar seu corpo, manter seus relacionamentos mais harmoniosos e encarar os problemas de forma mais simples.
Disponível no site da Amazon!
Zica Assis
É claro que a nossa maravilhosa Zica Assis não poderia ficar de fora do Mulheres que Inspiram! Uma mulher preta que, não só lutou pela sua independência, mas tem como missão empoderar cada vez mais mulheres por todo o país. De família humilde, e com seus 12 irmãos, desde muito nova foi incentivada à dedicação ao trabalho, considerando suas necessidades precárias.
Mas, Zica nunca se acomodou. Começou a trabalhar aos nove como empregada doméstica, período em que foi exposta aos primeiros casos de racismo que sofreu durante sua vida, sendo questionada sobre sua aparência e cabelo. E, apesar da urgência de se manter naquele lugar por depender do salário, trabalhando até os vinte e um na mesma área,nunca se acomodou.
Dessa forma, permitiu seguir o seu sonho e se especializar em algo que realmente gostava, e tinha muito interesse, que era cabelo. Deu início ao seu curso de cabeleireiro, e nunca mais parou! Aos poucos, conquistou o público local, e começou a chamar mais atenção pelo visual diferente e com cachos mais soltos, o que era incomum para a época, dando início a sua jornada.
E, fruto de muita determinação, o pequeno salão instalado no fundo de seu quintal tornou-se mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil. A história de Zica ficou conhecida internacionalmente, e se tornou referência para pequenas empreededoras que também lutam para conquistar o seu espaço.
Sempre com o sorriso no rosto e muita determinação, um grande exemplo de que não devemos desistir. E, mais do que isso, que as mulheres possam ser grandes aliadas de força e incentivo umas para as outras. Além do esforço individual, nossa luta também é coletiva!
Assista o vídeo a seguir para conhecer um pouquinho mais sobre a incrível trajetória de Zica Assis.
Estamos #JuntascomBeleza
Esperamos que vocês tenham curtido os conteúdos desse mês tão especial. E, que a partir dessas reflexões, seja possível nos unirmos cada vez mais! Até porque #JuntascomBeleza somos muito mais fortes. Não deixem de acompanhar o blog!