Em mais uma semana da campanha #JuntascomBeleza, preparamos nossa segunda matéria sobre mulheres que inspiram mulheres. Para quem ainda não conhece esse projeto, durante todo esse mês de março, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, estaremos divulgando um conteúdo semanal de inspiração para nossas belezetes. Aqui, indicamos filmes, séries, livros e personalidades que possam agregar com suas histórias!
Para essa semana, vamos falar sobre mulheres pretas que alcançaram lugares incríveis e de poder. Com muita força e dedicação, conseguiram romper barreiras sociais que, até então, não imaginávamos que era possível. Mas sim, nós podemos! Ainda com tantas limitações, impostas por uma sociedade majoritariamente machista e racista, mulheres são mais do que capazes de ocupar locais, cargos, serem líderes e tornarem-se referências. Confira!
Minha História
Michelle Obama é advogada e a primeira mulher preta a ocupar o posto de primeira-dama dos Estados Unidos. Sempre muito dedicada aos estudos, formou-se em Sociologia e Estudos Afro-Americanos. Em seguida, ingressou na Escola de Direito da Universidade de Harvard.
Depois que seu marido, Barack Obama, candidatou-se à presidência, optou por dedicar todo seu tempo à sua família, dando um maior suporte às suas filhas, além de auxiliar Obama durante toda sua campanha.
Nesse documentário, Michelle compartilha a turnê de lançamento para sua autobiografia, “Minha História”, livro no qual ela relata toda sua trajetória e as dificuldades enfrentadas até tornar-se primeira-dama. Além disso, também mostra os projetos sociais que participa direcionados para um público jovem e negro. História inspiradora que vale a pena ser compartilhada! Disponível na Netflix.
Pequeno Manual Antirracista
Djamila Ribeiro é uma das maiores vozes do movimento negro brasileiro na atualidade. Filósofa, ativista social, professora e escritora, ela traz debates como violência e desigualdade social, principalmente para com pessoas negras e mulheres.
Sua relação com o ativismo começou cedo, ainda na adolescência. Aos 18 anos, se inseriu na Casa de Cultura da Mulher Negra, uma ONG localizada em Santos (SP), onde Djamila passou a estudar sobre gênero e raça. É graduada em Filosofia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e mestre em Filosofia Política nessa mesma instituição.
O Pequeno Manual Antirracista é uma livro didático, que busca contextualizar o racismo enraizado no Brasil e como ele se reflete na vida das pessoas. A filósofa aborda temas como racismo estrutural e violência cultural. Além disso, comenta sobre ações de intolerância que foram normalizadas com o passar do tempo, e que muitas vezes passam despercebidas aos que não têm essa visão mais crítica do assunto.
Não deixe de ler e acompanhar @djamilaribeiro1 no Instagram!
Rachel Maia
De família simples, Rachel Maia é a caçula de sete irmãos. Frequentou escolas públicas durante toda sua infância e adolescência, o que não a fez desistir de investir em seus estudos. Formou-se em ciências contábeis, e usou o dinheiro recebido de sua rescisão do emprego como contadora para fazer um curso de inglês no Canadá.
Ao retornar, foi selecionada no processo seletivo para diretora financeira da marca Tiffany & CO., empresa na qual foi CFO (Chief Financial Officer — Diretor Financeiro, em tradução) durante sete anos, dando início à sua carreira profissional com os grandes nomes do mercado. Aos poucos, conquistou seu espaço e tornou-se referência, visto que um dos seus maiores objetivos é incentivar e abrir espaço para que mais mulheres negras possam ocupar tais espaços de poder.
Rachel foi a primeira mulher negra no Brasil a ocupar o cargo de CEO (Chief Executive Officer — Diretor Executivo, em tradução) em uma grande empresa. Liderou nomes notáveis do mercado como Pandora, Tiffany & Co. e Lacoste. Atualmente, oferece consultoria através de sua empresa — RM Consulting — voltadas para Diversidade e Inclusão, Varejo e Liderança. Também participa da campanha da ONU, HeForSHe, no qual atua na criação de projetos com foco na capacitação de mulheres jovens da periferia para o trabalho no varejo.
É possível acompanhar o trabalho da Rachel através de suas redes sociais, @rachelomaia no Instagram.
Gostaram de conhecer um pouco mais sobre essas mulheres poderosas? Que essas histórias possam nos motivar a não desistir dos nossos objetivos! Deixe aqui nos comentários se vocês já conheciam essas inspirações. E não deixe de conferir as outras matérias da série aqui no blog!