Para cabelos cacheados, crespos e ondulados cuidado nunca é demais! Por isso, sabia que usar uma máscara de tratamento corretamente pode ser o up que falta para seus fios atingirem resultados incríveis?
Ela faz parte de uma etapa super importante da nossa rotina capilar, como também é a que mais pode causar dúvidas em seu modo de uso e variedade de opções. Afinal, cada cabeleira possui necessidades e características únicas.
E para te ajudar nessa missão, trouxemos essa matéria especial para esclarecer todas as questões que você possa ter. Então, se quer aprender o passo a passo para fios firmes, brilhosos e macios, não deixe de conferir essas dicas!
DIFERENÇA DOS FIOS
Primeiro de tudo, é necessário entender que nem todos os fios 2abc, 3abc e 4abc são iguais. Muito pelo contrário, existem muitas diferenças entre os cabelos de pessoa para pessoa, começando pela espessura, curvatura e até fatores como tons de cor.
Na largura, eles podem ser classificados como finos, médios e grossos.
Os cabelos finos tendem a ser mais sensíveis e frágeis, enquanto os médios e grossos tendem a ser mais fortes. Caso você não consiga identificar muito bem a classificação de seus fios, considere ir aos poucos tocando e observando as madeixas.
Já em questões de curvatura, para compreendermos melhor, existe uma tabela que pode te guiar para um formato parecido com o de seus cachos – vale lembrar que essa tabela não deve ser imposta, pois existem fios com um ou mais tipos de curvatura.
Dessa forma, os produtos são baseados nas necessidades dessas classificações:
Os cabelos tipo 2a, 2b e 2c tendem a apresentar ondas mais amplas, sem tanta definição. No caso do tipo 3 a, 3b e 3c, encontramos ondas cada vez mais estreitas, formando um “S”.
Agora, se tratando 4abc, chegam os crespos e crespíssimos. O 4a e 4b, por exemplo, são aquele tipo de cabelo com cachos beeeem pequenos e que encolhem mais, enquanto o 4c já oferece uma linha ultra afro, com fios possuindo um formato parecido com um “Z”.
PARA QUE SERVE A MÁSCARA DE TRATAMENTO?
Bom, podemos definir que as máscaras de tratamento possuem objetivos específicos, que irão variar de acordo com a necessidade da estrutura. Porém, no geral, o uso delas oferece uma ação mais profunda, além de regenerar a fibra capilar até chegar a sua reconstrução. Confere só o que a nossa maravilhosa Daianne Oliveira – cabeleireira e coordenadora do Centro de Desenvolvimento Técnico do Beleza Natural – trouxe para gente dessa vez:
“A máscara de tratamento serve para devolver aos fios os nutrientes perdidos devido as agressões que nossos cabelos sofrem diariamente.
Esses danos podem ser naturais, como a exposição ao sol, poluição e até o ar condicionado;
Como mecânicos com o uso de secadores e a força excessiva ao usar uma escova ou pente;
Ou até mesmo um processo químico, como uma descoloração, tintura, relaxamentos, permanentes e alisamentos;
Daí vem a importância do tratamento. Por nossos fios serem mais frágeis pela curvatura, uma máscara direcionada para suas necessidades pode recuperar toda água e nutrientes que perdemos ao longo dos dias, transformado a aparência e saúde dos nossos fios. ” – Declarou Daianne.
E o melhor de tudo é que ele ainda pode oferecer outros excelentes benefícios, desde que combinado com outros produtos e tratamentos mais específicos. Por esse motivo, o uso constante desses tipos de máscaras tem se tornado extremamente importante.
MODO DE USO
Para que você consiga utilizar a máscara e hidratar, nutrir ou reconstruir o seu cabelo de forma eficiente, é necessário ficar atenta a algumas dicas bem básicas. Confira abaixo quais são elas:
LAVE OS FIOS DA FORMA CORRETA
Antes de qualquer tratamento, é importante que você lave o seu cabelo de forma delicada e correta. Nesse momento, precisamos retirar toda a oleosidade, fazendo com que eles estejam limpos e prontos para a máscara atuar de forma eficiente.
Logo mana, quando for lavar suas madeixas é importante lembrar dos segredinhos bem simples que deixamos para lavar os cachos, crespos e ondulados. Maaas para você que caiu aqui agora, relaxa que vamos citar alguns aqui:
- Evite usar água quente! Pois isso pode deixar os fios ainda mais ressecados. Ou seja, o efeito será o contrário do que se espera com a utilização da máscara de tratamento. Portanto, busque utilizar uma água com temperatura fria;
- Coloque mais shampoo no couro cabeludo do que no comprimento e pontas. Já que a oleosidade nos cabelos cacheados e crespos está mais concentrada na raiz dos fios;
- Use o shampoo duas vezes. Assim você se certifica 100% de que seu cabelo está totalmente limpo e livre de impurezas que só irão atrapalhar a atuação da máscara.
HORA DO TRATAMENTO
Quando começar, lembre-se de:
- Escolher a máscara ideal para passar no seu fio: Como sabemos, existem vários tipos de cabelos crespos, cacheados e ondulados e cada um tem suas necessidades. Atente-se a isso;
- Retirar o excesso de água restante da lavagem: Lembre-se de não torcer violentamente o cabelo. Faça isso de forma suave e delicada, isso evita o desperdício de produto e garante que a máscara haja corretamente, pois quanto mais água o fio estiver acumulando menos tratamento ele receberá;
- Antes da aplicação da máscara, observe se não existem resíduos de shampoo: Isso também garante que todos os nutrientes sejam absorvidos de forma correta;
- Não coloque a mão diretamente ao pote do produto: Isso pode alterar os ativos e características do tratamento, assim como utilizar algo de metal, por exemplo. O ideal é sempre separar uma quantidade com uma colher ou espátula de plástico ou madeira.
- Desembaraçar ou não durante o tratamento, é opcional: Neste momento, você é quem decide. Pode optar por fazer isso após a retirada do tratamento, com os fios ainda úmidos. Porém, ao aplicar a máscara e logo em seguida desembaraçar os cabelos, você garante uma melhor distribuição do tratamento. Se preferir, uma boa dica é separar o cabelo em 4 partes e em seguida dividir algumas mechas para aplicar a máscara. Depois, vá passando delicadamente o pente de sua preferência. Comece sempre de baixo para cima – das pontas para a raiz.
- O tempo de duração varia de 3 a 15 minutos: fique atenta ao tempo que você terá disponível para fazer a sua hidratação, pois existem os tratamentos ultrarrápidos, que agem em apenas 3 minutos, mas se procura potencializar os resultados e estiver sem pressa, o mesmo produto pode deixe agir por 15 minutos. E sempre ficar atenta ao modo de uso indicado na embalagem. Pois seguir o tempo correto é fundamental para o resultado final. E não adianta deixar o tratamento por horas, pois passado o período indicado, a ação dos ativos para de acontecer.
- Enxague sempre com água fria: Nesse momento, você irá retirar todo o produto de suas madeixas. Esse processo te ajuda a evitar o famoso frizz e ressecamento, fazendo com que sua estrutura capilar ganhe mais maciez e brilho. Uma coisa incrível que muita gente não sabe, é que depois que você retira o produto, o que foi absorvido da máscara pelos fios continua atuando.
ANTES OU DEPOIS DO CONDICIONADOR?
Essa é uma dúvida que volta e meia surge. Já compreendemos como usar a máscara de tratamento, mas qual seria o momento é o ideal? Essa resposta quem vai contar é a Daiane Oliveira confere só:
“Para melhores resultados, a máscara de hidratação deve ser aplicada antes do condicionador. Porém, o ideal é seguir a orientação do fabricante.
Isso porque depende de qual máscara você tem em casa, cada uma tem instruções de uso diferentes. Dê uma olhadinha no seu produto e veja quais as recomendações. ” – Explicou a coordenadora.
A máscara de hidratação não precisa ser aplicada em toda lavagem também, se você não quiser. Caso você siga um cronograma capilar, respeite os dias de hidratação que estão nele especificados. Mas, se não, pode fazer a aplicação uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias, a depender da saúde dos seus fios.
3 MÁSCARAS DO BELEZA PARA ARRASAR
Agora que já entendemos o conceito e a importância das máscaras para oferecer resultados mais duradouros e expressivos as madeixas, se você procura uma para chamar de sua, confere essa listinha com as queridinhas do Beleza:
TRATAMENTO BABAÇU
Se seus cachos ou crespos estão ressecados, opacos e quebradiços, o Tratamento bn.CLÁSSICOS Babaçu é um show de perfeição!
Ele proporciona aos fios super maleabilidade e hidratação! Sua fórmula também contém ativos emolientes e protetores, proporcionando uma alta retenção da umidade na fibra capilar e umectação. Essa linha, resgata tooodas as proteínas perdidas no dia a dia.
A @donnacachos usou o produto na rotina de cuidados e seguiu todas as dicas e obteve um resultado per-fei-to! Olha só:
Ver esta publicação no Instagram
TRATAMENTO FORTALECE E CRESCE
Que o nosso supertônico FORTALECE E CRESCE é um sucesso, todo mundo já sabe! Maas a Máscara de Tratamento também entrega tudo sabiam?
O Tratamento age diretamente na fibra capilar e seus ativos são capazes de recuperar as áreas danificadas e religar as cutículas da fibra, repondo massa e nutrientes necessários para a saúde do fio. Enriquecido com Kerascalp ele é para quem busca cabelos muito mais fortes, resistentes e saudáveis para um crescimento acelerado.
Ver esta publicação no Instagram
EXPLOSÃO DE ÓLEOS AFRICANOS
Seus cabelos estão sem brilho e com muito frizz? O segredo é voltar às raízes!
Fomos buscar na sabedoria de nossos ancestrais todo o poder da nutrição de óleos preciosos, perfeitos para crespas e cacheadas. A linha EXPLOSÃO ÓLEOS AFRICANOS conta com 7 óleos preciosos que nutrem profundamente os cabelos da raiz às pontas, deixando os cachos e crespos com brilho incrível e muito macios.
A @patiavelinoo testou a linha completa e aprovou! Lá ela mostra como ela usa o Tratamento Nutritivo optando por desembaraçar os fios neste momento:
Ver esta publicação no Instagram
E aí, gostou? Agora que você já sabe a importância de utilizar máscara nos fios cacheados, crespos e ondulados, deixando-os ainda mais vivos, brilhantes e macios. Um beijo e até a próxima!