Loja Online Agendar

Guia do Volumão: Como Dar volume aos cachos, crespos e ondulados

Postado em: 2/01/2025

Quem nunca desejou alcançar aquele volumão dos sonhos? Acontece que para nós cacheadas, crespas e onduladas, o volume vai além da beleza pois representa símbolo de personalidade e muita confiança.

Como cada uma de nós possui uma trajetória capilar única, podem surgir algumas dúvidas e desafios ao tentar chegar em um resultado mais volumoso. Por isso, criamos este guia completo com dicas práticas e essenciais para valorizar cada textura e forma. Continue lendo para descobrir como realçar sua coroa! 💛

ERROS COMUNS

Antes de chegarmos nas dicas do que fazer, precisamos prestar atenção detalhes e evitar práticas que podem nos levar em outra direção. Às vezes alguns hábitos podem te trazer mais definição– Caso você seja deste time, vale a pena conferir o nosso Guia da Definição que está completinho com dicas essenciais – e reduzir o volume e em outros casos, hábitos que não são tão saudáveis para a estrutura podem até deixar os fios com uma aparência pesada. Confira aqui os erros mais comuns que você pode evitar:

1 – IDENTIFIQUE SUA CURVATURA

Antes de alcançar o volumão dos sonhos é essencial compreender o seu tipo de curvatura. Isso porque cada tipo — ondulado, cacheado ou crespo — possui particularidades que influenciam diretamente nos cuidados e nas técnicas de finalização.

Os cabelos ondulados apresentam ondas mais leves e com menos definição. Já os cacheados formam espirais mais estruturadas, enquanto os crespos possuem curvas mais fechadas.

Se você ainda não tem certeza sobre as características da sua curvatura, não se preocupe! Aqui no blog, você encontra guias completos dedicados a cabelos ondulados, cacheados e crespos. Vamos dar uma olhada na nossa tabela para facilitar:

Uma tabela que contém os tipos de curvatura dos 2abc, 3abc e 4abc, essenciais para entender a Definição Capilar.

Ao identificar seu tipo de cabelo, você poderá escolher os produtos certos e adotar práticas específicas que atendam às suas necessidades.

Por exemplo, fios crespos podem se beneficiar no volume com um creme de textura mais emoliente e uma boa gelatina, além das técnicas de finalização como finalização invertida, blow out  ou a rake and shake. Enquanto os ondulados podem responder bem a seivas e sprays além da técnica finalizadora plopping – que nada mais é que um tipo de finalização onde usamos uma camiseta de algodão para definir e evitar o excesso de frizz.

Uma dica que te ajudará bastante é observar como seus fios se comportam úmidos e em seguida secos. Será o primeiro passo para alcançar o volume que tanto deseja!

2 – EXCESSO DE FINALIZADOR

Aplicar grandes quantidades de finalizador em cremes ou géis, podem sobrecarregar os fios. Lembre-se: o excesso nunca é bom. Então a primeira dica é: sempre que for finalizar, certifique-se que seu cabelo esteja úmido. Se a curvatura estiver seca demais você pode até achar que ela precisa de mais produto, quando na realidade precisa de umidade!

Isso se deve ao fato de que a estrutura tem dificuldade em distribuir sua umidade e nutrientes naturais ao comprimento e pontas. Quando se usa um borrifador ou spray antes de aplicar o finalizador fica mais fácil de notar a quantidade necessária.

Seguindo o mesmo raciocínio da distribuição de umidade, o finalizador também precisa ser aplicado  uniformemente, sempre focando nas pontas, e evitando exageros na raiz.

3 – PRODUTOS MAIS LEVES

Opte por produtos que pensem na sua curvatura e no seu objetivo. Geralmente finalizadores mais leves são indicados para quem quer alcançar o volume. Temos algumas indicações bn.Cachos:

Pentear Crespos: Finalização prática com muita maciez, brilho intenso e o melhor sem efeito esbranquiçado! Sua composição liberada e vegana conta com extrato de chia para enluvar e proteger os fios, óleo de jojoba trazendo brilho intenso e ultra maciez e encerrando, para manter a força dos nossos cabelos, o óleo de rícino;

Seiva de Finalização: Possui uma textura inovadora e leve, promovendo desembaraço fácil, muito movimento, brilho intenso e maciez. Possui efeito condicionante e pode ser utilizada até no day after para reativar a forma de dar muito brilho. E melhor: zero efeito de falsa caspa;

Spray Revitalizador: Perfeito para umedecer os fios na hora da finalização! Com a tecnologia Hidrafix + Ácido Hialurônico, promove hidratação profunda e duradoura para as curvaturas 2abc, 3abc e 4abc, e acaba com o temido frizz, aqueles fios que ficam mais arrepiados, sabe?

Cachos Soltos: Enriquecido com óleo de abacate e manteiga de cacau, promove maciez, controle de frizz e movimento sem pesar. Possui efeito condicionante e é perfeito para preservar seu volume;

4 – CORTES DE CABELO NÃO FAVORÁVEIS

O corte de cabelo é um dos principais fatores que influenciam o volume, especialmente em cabelos cacheados, crespos e ondulados. Escolher um corte que não favoreça a textura natural dos fios pode achatar o cabelo e impedir que o volumão se destaque.

Neste momento, conversar com um profissional especializado faz toda a diferença! Aqui no nosso Book de Cortes você encontra muitas opções que priorizam inúmeras necessidades e quando vier nos visitar, nossas cabeleireiras sabem como trabalhar com a textura dos fios e criar cortes que realcem o volumão.

Com o corte certo, você não apenas valoriza seu cabelo, mas também transforma o volumão em uma marca registrada de confiança e autenticidade.

Agora vamos para as técnicas de finalizações que eu sei que você está curiosa! 😊

A capa mostra uma mulher negra e crespa. sua expressão é tranquila e ela toca suavemente os fios com as duas mãos.

FINALIZAÇÕES

Se o objetivo é conquistar um volumão marcante, a finalização é uma etapa indispensável. Mais do que apenas modelar os fios, ela é responsável por dar estrutura e destacar o cabelo.

Um pouco diferente das finalizações que priorizam definição, as que são voltadas para o volume têm como foco soltar mais os fios, dar leveza à raiz, evitar qualquer efeito pesado e desapegar um pouquinho do frizz. Pronta para elevar o nível do seu volumão?

RAKE AND SHAKE

A técnica rake and shake, – ou “esticar e balançar” em português – é uma febre entre as gringas que manteve seu sucesso aqui no Brasil. Isso porque se trata de um jeito inusitado, mas super funcional de finalizar os fios. É bem parecida com a clássica fitagem, mas a diferença está em agitar e dividir os fios com os dedos ao invés de seguir para a etapa da escova, proporcionando uma definição beeeem mais solta, ou seja, mais volumosa. Bora entender melhor?

PASSO 1: Separe os cabelos úmidos como de costume e divida-os em mechas pequenas. Aplique o creme para pentear levemente, fazendo fitas com os dedos.

PASSO 2: Agora, o pulo do gato é durante o processo de fitagem, ir afrouxando os dedos dos fios para agitar e soltar. Simples, não é? E o resultado é incrível!

Quem testou e aprovou essa finalização foi a nossa embaixadora @carolsalesn e o resultado foi absurdo! Confere só:

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Beleza Natural (@institutobelezanatural)

FINALIZAÇÃO INVERTIDA

Fios mais soltos e com volume? É essa! O seu segredo é que você finaliza seu cabelo todo para frente ao invés do modo tradicional, com a cabeça erguida. Isso possibilita menos repartições e mais movimento. Confere só o passo a passo:

PASSO 1: Com o cabelo úmido, utilize um pente ou escova para auxiliar o pentear das madeixas para frente;

PASSO 2: Em seguida, aplique o creme de pentear ou uma gelatina – se preferir –  e vá amassando as madeixas de baixo para cima. Se optar pela fitagem também fica incrível;

PASSO 3: Por fim a preferência é deixar os fios secarem naturalmente, viu só que fácil?

PLOPPING

Essa é perfeita para quem quer conseguir um cabelo pronto em menos tempo. Basta uma simples camiseta de algodão e você consegue finalizar e secar os cabelos ao mesmo tempo, babado, né? O truque é jogar o cabelo para frente e em seguida enrolá-lo na camisa de algodão. Confira o passo a passo bem explicado com a nossa especialista Daianne Oliveira:

Especialista Daianne Oliveira.

“O plopping se torna mais eficaz que uma toalha pois evita danos capilares. Quando você enrola e tenta torcer suas madeixas, pode esticar em excesso a estrutura capilar, ação que ocasiona no frizz e em fios mais esticados.

Já está técnica mantém seus cabelos molhados compactos e bem presos, como uma sanfona, no topo da cabeça, para que a raiz permaneça com o volume natural e seu resultado não se desfaça após a finalização. O melhor é que essa técnica é pensada tanto para as cacheadas e onduladas como para as crespas!”

PASSO 1: Inicialmente – sempre com fios úmidos, hein! – você irá separar as mechas e enluvar com creme uma a uma;

PASSO 2: Feito isso, você jogará todo o seu cabelo para frente e pegará a camiseta de algodão para amassar as madeixas e em seguida prendê-las como se fosse um turbante;

PASSO 3: Permaneça com esse turbante por mais ou menos 40 minutos, até que esteja quase ou totalmente secos;

PASSO 4: Por último, solte os fios delicadamente e pronto!

BLOW OUT

Essa técnica auxilia tanto no volume quanto na redução do fator encolhimento. Diferente das outras, necessita de um secador para obter o resultado desejado e ainda é uma excelente opção para os fios crespos, mas também pode funcionar para outras curvaturas.

PASSO 1: Desembarace os fios umedecidos aplicando creme de pentear por todo o cabelo. O segredo é a pouca quantidade, de forma bem geral;

PASSO 2: Aguarde até que o cabelo esteja praticamente seco e com a ajuda do secador, solte os fios unidos pela finalização, sem pentear, utilizando apenas os dedos, prontinho!

Lembre-se: o segredo está na combinação de práticas que respeitem as características do seu cabelo, desde a escolha do corte ideal até a aplicação das técnicas de finalização que favorecem o volume. Não tenha medo de experimentar, testar novos métodos e adaptar cada etapa à sua rotina e ao seu estilo. Agora que você tem todas as dicas em mãos, está pronta para brilhar! 🌟

últimos posts do blog

Guia do Volumão: Como Dar volume aos cachos, crespos e ondulados
Ler mais
Penteados para Fim de Ano: Se inspire para fazer nos seus cachos, crespos e ondulados
Ler mais
Cuidados Pós Praia e Piscina: Descubra como proteger seus cachos, crespos e ondulados
Ler mais
Papos de Beleza: “Como vou ser triste em 2024 se…”
Ler mais
Guia da Definição: Como cuidar e definir seus cachos, crespos e ondulados
Ler mais
Cuidados Pós Coloração: Como manter as curvaturas saudáveis?
Ler mais