MENU

logo

Difusor de cachos: saiba como usá-lo sem danificar seus fios

10 de maio de 2021

Modelo sorrindo, olhando para baixo segurando um secador com um difusor de cachos.Secar o cabelo costuma ser o terror de muitas cacheadas. Sempre rola aquela dúvida: deixar secar ao natural ou secar com o difusor de cachos? E se for o caso de secar com o difusor, como eu faço isso sem perder a definição dos meus cachinhos?

Afinal, deixar as mechinhas definidas costuma ser uma das coisas mais difíceis para quem é dona de cabelos cacheados e crespos. Para atingir essa meta, tem uma ferramenta que é muito eficiente: o difusor.

Você já usou um difusor? Não gostou do resultado? Tudo bem, acontece! Ele pode ser um pouco complicadinho até pegar o jeito, mas fica tranquila! A gente vai te explicar o que é o difusor e por que quem tem cabelo cacheado ou crespo precisa utilizá-lo.

Também vamos te contar os segredinhos na hora de escolher o seu difusor e o passo a passo na hora usá-lo. E para terminar, vamos te dar umas diquinhas básicas pra você não errar na hora de usar o seu difusor, e ficar com um penteado de arrasar! E aí, vamos nessa?

O que é o difusor de cachos e por que ele é importante?

Em uma explicação bem simples, o difusor é um acessório utilizado para definir os cachos. Ele tem um formato de ‘cestinha’ e deve ser acoplado ao secador de cabelo para funcionar. Com ele, é possível utilizar o secador de forma a definir os cachos, pois o ar quente é difundido por todas as mechas e as seca por igual.

Outra vantagem do difusor é que ele não deixa o vento sair do secador, assim evitando a formação de frizz. Usando esse acessório, os cachos são ‘amassados’ durante a secagem, e os furos e dentinhos do difusor fazem com que eles já saiam no formato certinho de dentro do acessório.

Tá, mas por que ele é tão importante para quem tem cabelos cacheados? Simples! Usar o secador com aquele bico comum, em formato chapado, é a pior coisa que uma cacheada pode fazer. O vento, somado ao fato de os fios secarem desigualmente, faz com que o cabelo fique armado e com os cachos sem nenhuma definição. Usando o difusor, isso não acontece.

Os difusores aumentaram de popularidade nos últimos anos, justamente porque cada vez mais as cacheadas e crespas têm assumido seus fios naturais. A diminuição da procura por alisamentos fez com que os salões e lojas de cosméticos estejam oferecendo mais produtos voltados especificamente aos cabelos cacheados.

Outro detalhe importante é que, por natureza, o cabelo cacheado e crespo é mais ressecado do que os cabelos lisos, razão pelo qual ele precisa de umectação e outros procedimentos que buscam melhorar a saúde dos fios. Por isso, o vento do secador é extremamente prejudicial.

O difusor ajuda a diminuir esse impacto e a manter o cabelo cacheado mais saudável. Ainda assim, se possível, o melhor é deixar o cabelo cacheado secar ao natural. Porém, quando isso não é uma opção, o difusor vira o seu melhor amigo. Mas evite a todo custo secar com secador sem utilizar o difusor, combinado?

Como escolher o difusor de cachos?

Ok, você entendeu agora para que serve o difusor e porque ele deve fazer parte da sua listinha de produtos e acessórios de cabelo? Já está doida para sair comprar o seu? Então espera mais um pouquinho, porque a gente vai te ensinar a escolher o difusor direitinho.

Existem muitas opções no mercado, não só de marcas, mas como de modelos diferentes. É importante que você conheça a curvatura do seu cabelo, pois isso vai fazer diferença na hora da compra. Conheça a seguir os três principais modelos de difusor:

• Tradicional

O primeiro tipo de difusor, e até hoje o mais pedido e encontrado no mercado. Ele tem a vantagem de ser útil para todas as curvaturas de cabelo, e se adaptar bem tanto aos fios médios quanto aos fios bem longos.

Seu encaixe geralmente dá certo em qualquer secador, e o tamanho é aproximadamente o mesmo de uma mão. Ele dá super certo para secar seus cabelos mecha por mecha, e dá uma incrível definição aos seus cachinhos.

• Extra-grande

Esse modelo é ideal para duas ocasiões: para quem tem o cabelo super comprido e para quem geralmente tá com pressa. Se você tem cabelo comprido e está sempre com pressa, não pense duas vezes antes de escolher o modelo extra grande.

Como o próprio nome já diz, ele é bem maior do que o difusor tradicional, e é muito prático, porque você pode encaixar o cabelo todo de uma vez dentro dele. Assim, para quem precisa de uma secagem rapidinha, essa é a melhor opção.

• ‘Mãozinha’

Moderníssimo e a última moda entre as crespas e cacheadas, o difusor mãozinha tem sido muito buscado ultimamente. Ele se chama assim porque tem literalmente o formato de uma mão, com extremidades fininhas que imitam dedos.

Por isso, ele é legal para quem tem problemas para definir a raiz, pois essas extremidades finas facilitam nessa hora. Da mesma forma, com ele é possível definir todas as curvaturas de cachos.

Beleza, agora você já conhece os três tipos principais de difusor de cachos. Porém, antes de bater o martelo na sua compra, pesquise direitinho sobre marcas e modelos. Busque avaliações, converse com as suas amigas que já utilizam difusores e procure pelos melhores preços também.

Passo a passo na hora de utilizar o difusor de cachos

Modelo sorrindo segurando o difusor de cachos

Agora que você já entendeu para que serve o difusor e como escolher um na hora de comprar, vamos pra mais uma parte importante: aprender a usar esse acessório.

No começo pode parecer um pouquinho difícil, mas é só pegar o jeito e logo você vai estar fazendo isso super rapidinho e deixando seus cachinhos maravilhosos sem precisar de ajuda de ninguém! Quer dizer, só da nossa, né?

Então, segue aqui que a gente vai te ensinar a utilizar o difusor passo a passo. Você vai ver que não tem mistério nenhum!

1 – Primeiro de tudo, desembarace o seu cabelo.

Isso é importante para evitar que os nozinhos fiquem presos no difusor, o que pode até mesmo levar os fios a arrebentar. Então, use um bom creme de pentear e um pente largo (ou pente garfo) para garantir que os fios estão bem soltinhos.

2 – Aplique uma proteção térmica no cabelo, como um leave-in, por exemplo.

A temperatura alta pode fazer muito mal para o cabelo, especialmente o cabelo crespo ou cacheado. Seguindo o mesmo raciocínio, não configure o secador para a temperatura mais alta, e sim para a temperatura média. Pode demorar mais, mas seus cachinhos vão agradecer.

3 – Agora que está tudo preparado e prontinho, está na hora de começar a usar o difusor propriamente dito.

Para isso, você começa secando a raiz e o comprimento. Coloque o difusor nas laterais da cabeça até que o cabelo esteja um pouco mais seco e com aquela firmeza proporcionada pelo creme.

4. Agora, encaixe as pontinhas do cabelo nos dentes e sulcos do difusor e faça o movimento de baixo para cima, em direção à raiz.

Assim, você consegue cachinhos super definidos. Se você estiver atrás de volume em vez de definição, jogue os fios para frente e seque de baixo para cima.

5 – Quando você estiver com o cabelo já seco, só falta finalizar.

A primeira coisa que você vai fazer é tirar o difusor do seu secador e dar um jato de ar frio na raiz, para finalizar e trazer volume. Segure o secador bem longe para fazer isso, ok?

Depois, nada de pente e escovas, pois eles não combinam com o cabelo cacheado seco. Para ajeitar do jeito que você gosta, passe apenas os dedos pelos fios, de leve.

Viu como não tem segredo? De preferência, a primeira vez que você for fazer a secagem com o difusor, escolha um dia em que você tenha bastante tempo para pegar o jeito. Logo logo você vai estar craque!

Dá pra ‘improvisar’ um difusor?

Você já deve ter entendido a praticidade que um difusor traz para a sua vida, né? Justamente por isso, ele é um investimento que vale super a pena para as cacheadas de plantão, especialmente as que não podem deixar o cabelo secar naturalmente por conta da rotina.

Mas a gente entende que nem todo mundo tem condições de comprar um nesse exato momento. Ou às vezes o seu pode quebrar bem na hora H, de fazer um penteado para uma festa, por exemplo. Ou, ainda, ir em uma viagem e esquecer de levar o difusor na mala. E aí, o que dá pra fazer? A gente consegue, por acaso, fazer um difusor improvisado?

A resposta: pode sim, claro! Afinal de contas, a gente está no país da ‘gambiarra’, e não tem nada que a gente não tenha aprendido a improvisar, né? Existem algumas formas de criar o mesmo efeito do difusor com itens que estão largados aí na sua casa. Vem aqui que a gente te conta alguns:

1 – Peneira de cozinha

Acredite se quiser, uma peneira de cozinha é um ótimo substituto para o difusor. O formato é relativamente parecido, e os furinhos da peneira fazem o mesmo efeito dos dentinhos do acessório. Passe o protetor térmico como você faria normalmente, e então coloque as pontas do cabelo nos furinhos da peneira, fazendo o mesmo movimento de baixo para cima.

2 – Garrafa PET

Uma garrafa PET cortada também pode ter o mesmo efeito de um difusor. Basta encaixar o bico no secador (cuidado com a temperatura, para não derreter o plástico) e criar o mesmo movimento. A definição dos cachos pode ser um pouco menos nítida, mas pelo menos você seca sem os efeitos nocivos do vento para o seu cabelo.

3 – Mãos

Na pior das hipóteses, você pode usar a sua mão para tentar amassar e definir os cachos. Utilize aquele biquinho normal para direcionar o jato do secador na direção do fio que você está amassando. É um processo mais demorado e cansativo, mas na falta de outros acessórios que te ajudem, ele dá certo.

Porém, a gente insiste que vale a pena você comprar um difusor. O investimento não é tão alto, e ele é um acessório durável e que vai ser super útil na sua rotina!

Diquinhas finais

Estamos terminando! Você já aprendeu um monte de coisas sobre o difusor, certo? A gente já te ensinou o que ele é, pra que serve, como comprar, como usar e também até o que fazer se você não tiver acesso a um difusor imediatamente.

Para finalizar, a gente vai te dar algumas diquinhas extras. Elas vão te ajudar a ficar com os cachos ainda mais definidos e também a proteger a saúde do seu cabelo ao usar o difusor. Acompanhe a seguir!

1 – Antes de secar o cabelo com o difusor, é melhor tirar o excesso de água.

Porém, nada de esfregar o cabelo com toalha de fibra! Utilize uma camiseta de algodão e aperte os fios com jeitinho, deixando que toda a água saia na camiseta.

2 – Não subestime a importância da proteção térmica.

Calor é uma das piores coisas para a saúde tanto do cabelo como do couro cabeludo. Comece já pela água do banho, que não pode estar muito quente, mas sim morna ou fria. E ao usar o secador, especialmente se você faz isso com muita frequência, sempre utilize produtos que protejam os fios desses efeitos.

3 – Para que os cachos fiquem mais definidos e bonitos, vá com calma.

Separe os cabelos por mechas e vá secando elas aos poucos. Assim a secagem será mais efetiva, e a finalização ficará mais bem feita.

4 – Troque com frequência a posição do aparelho, e também não deixe que o secador fique muito tempo parado na mesma mecha do cabelo.

Isso é importante para evitar queimaduras, tanto dos fios como da própria pele do couro cabeludo.

E aí, gostou das dicas sobre utilizar o difusor de cachos? Você prefere secar o seu cabelo natural ou prefere o resultado com o difusor? Conta para a gente nos comentários, vamos amar saber a sua rotina de cuidado com os cabelos!

Não esqueça de ficar de olho no nosso blog, porque estamos sempre postando dicas incríveis para deixar seus cachinhos ainda mais perfeitos. Dê uma passeada também por nossos produtos, tem ótimas opções para todos os tipos de cachos e todas as partes da sua rotina!

Um beijo enorme e até a próxima dica!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão