Fechar

MENU

logo

Dicas incríveis para controlar o frizz

15 de fevereiro de 2022

mulher crespa com frizz nos cabelos

Belezete, você sabe o que é frizz? Ele nada mais é do que aqueles pequenos fios mais rebeldes, que ficam concentrados principalmente na frente e no topo da cabeça, e podem acabar atrapalhando na hora de pentear ou arrumar os cabelos. Geralmente, ele surge quando os cabelos estão pouco hidratados, quebradiços, frágeis ou sob influência do clima mais úmido. Mas, também podem ser apenas fios novos e que ainda estão crescendo.

Diferente do que muitos pensam, o frizz nem sempre pode ser associado ao fato de a pessoa não tratar de suas madeixas. Se olharmos uma imagem ampliada de um fio de cabelo, é possível visualizar o seu revestimento composto por células, que se assemelham a escamas. Essas escamas são chamadas de cutículas, e elas fazem parte da estrutura que reveste a unidade central do fio.

A camada externa, formada por essas escamas, é a área que podemos tocar. Porém, quando o fio sofre algum estresse externo, como o próprio ressecamento, as cutículas se abrem e perdem a direção correta. E, assim, é formado o cabelo quebradiço e arrepiado, que sobressai entre os outros: o frizz.

Maiores causas do frizz

Confira abaixo quais são as maiores causas do frizz e passe a evitá-las:

Ressecamento: pode ser causado por falta de hidratação capilar, má alimentação, uso constante de secador e tinturas. Por isso, sempre indicamos que mantenham uma rotina de cuidados! Como já explicamos em Cronograma Capilar: o que preciso para montar o meu?, é importante você entender e organizar seus tratamentos de acordo com a necessidade do seu cabelo e tempo disponível. Vale a leitura!

Excesso de química: descolorações, alisamentos e outros procedimentos agressivos causam ressecamento e quebra dos fios. Não esqueça de separar um tempinho para cuidar regularmente do cabelo!

Umidade: o clima úmido pode causar o que chamamos de “frizz temporários”, aqueles em que o cabelo acaba voltando ao normal quando longe de umidade. Nada que um pouco de óleo na finalização não possa resolver, viu? Um pouquinho de óleo de umectação ou complexo reconstrutor de pontas já ajuda!

Quando os fios estão quebradiços, e menores que os outros fios, eles tendem a se destacar do resto do cabelo. Entenda quais são as melhores dicas para evitar o frizz:

Evite puxar os fios

A quebra dos fios é facilitada ao puxar e esticar, porque suas fibras não resistem à força e acabam se rompendo. Por isso, ao prender o cabelo, invista em elásticos largos e que não tensionem demais os fios. E não dê muitas voltas, isso pode intensificar a quebra!

O recomendado é evitar prender a todo momento mas, se for realmente necessário, é válido investir em elásticos revestidos por tecidos como camurça e microfibra. Até mesmo os de cetim, que também ajudam muito no processo de conservar a saúde dos fios.

Escolha uma toalha adequada

Como mencionamos, o frizz também pode ser ativado pela eletricidade de contato. Isso ocorre quando esfregamos os cabelos na toalha, e essa fricção faz com que os fios fiquem eletrizados e se arrepiem no mesmo momento, além de ficarem mais porosos.

Contudo, é interessante ressaltar que a toalha não é a grande vilã da história e sim a forma como você seca o cabelo. A dica é secar os cabelos fazendo movimentos de cima para baixo, pressionando no formato do cacho, sem esfregar a toalha, até retirar apenas o excesso de água.

O mesmo vale para a raiz, onde é comum haver um grande acúmulo de água. Em hipótese alguma use a força nessa região, que costuma ser bastante sensível. Caso o contrário, você poderá enfraquecer a estrutura e prejudicar a hidratação natural do seu couro cabeludo.

Diminua a temperatura do banho

mulher cacheada com frizz nos cabelos

Banho muito quente faz mal para a pele e, também, para os cabelos. A água quente retira boa parte da oleosidade natural dos fios e do couro cabeludo, elemento essencial para a prevenção contra o frizz.

Apesar da sensação de limpeza imediata, a água quente combinada ao shampoo é um grande inimigo da saúde dos fios.

A dica é preferir banhos mornos ou, se possível, lavar os fios separadamente com água fria. Além disso, respeite o intervalo entre lavagens, nada de shampoo e condicionador diariamente! Se possível, estabeleça de dois a três dias na semana para uma higienização completa.

Cuidados ao pentear o seu tipo de cabelo

A forma de pentear o seu cabelo também pode influenciar no surgimento de frizz. Por isso, é fundamental entender qual seria o método mais indicado para essa etapa.

No caso dos cabelos crespos e cacheados, deve-se evitar que sejam penteados secos. Isso porque os fios acabam se enroscando, formando nós, tornando o processo de desembaraço ainda mais difícil. Além de comprometer o resultado final, que também pode provocar a quebra dos fios.

O indicado é retirar apenas o excesso de água e esperar até que os fios estejam úmidos. Depois disso, divida os cabelos em partes. Comece o processo desembaraçando as pontas com os dedos, que costumam ser a parte mais fina do fio. Depois disso, vá subindo em direção a raiz de forma bem delicada, para não arrebentar o cabelo.

E, claro, o ideal é que se faça sempre um cronograma capilar para obter os melhores resultados. Ainda tem dúvidas sobre como fazer? Temos vários conteúdos aqui no blog sobre dicas de produtos e métodos que você pode aderir nos seus cuidados em casa!

Opte por escovas e pentes para o seu tipo de cabelo

A escolha da escova e do pente também é importante para preservar a saúde dos fios e evitar o tão indesejado frizz. Cabelos crespos e cacheados, por exemplo, devem optar por modelos com dentes largos. Isso irá facilitar na hora de desembaraçar os fios, sem deformar os cachos e preservar a textura.

Aqui no blog, temos uma matéria especial que pode te ajudar na hora de comprar a sua. Confira em Descubra o pente ou escova ideal para cabelos cacheados e crespos.

Finalização

Um truque valioso está na finalização dos cabelos, ao utilizar secador: dar um último jato de ar frio auxilia no fechamento das cutículas, melhorando a aparência do cabelo e a duração da escova.

Secadores e outras fontes de calor

mulher crespa com frizz nos cabelos

Os aparelhos que são fontes de calor causam um efeito fantástico nos fios, à primeira vista. Eles conseguem moldar os cabelos exatamente como o esperado. Os lisos, podem se tornar enrolados; os enrolados, se tornam lisos, como num passe de mágica.

Entretanto, o calor excessivo é uma questão problemática para os fios e suas cutículas. A temperatura pode alterar negativamente a estrutura do fio, causando o frizz. Por esse motivo, o uso de produtos que protejam os cabelos é altamente recomendado.

Os protetores termoativados agem por meio de uma fina película, criada em volta do fio para que a fonte de calor não seja tão agressiva. Atualmente, existem diversos produtos termoativados, um para cada tipo de cabelo.

Outros produtos muito utilizados por quem deseja diminuir o frizz são o creme de pentear ou ativador de cachos. Eles não necessitam de enxágue e criam uma proteção na estrutura dos fios para que a umidade não atinja as cutículas.

Quais tipos de cabelos têm mais frizz?

Sendo o ressecamento uma das maiores causas do frizz, ele é uma característica natural dos cachos e crespos. Pelo formato espiralado do fio, a hidratação e oleosidade natural do couro cabeludo enfrenta dificuldades para atingir toda o comprimento.

Assim, é fundamental realizar hidratações de forma regular, além de contar com a ajuda constante de óleos de umectação e cremes de pentear indicados para o seu tipo de curvatura. Os óleos podem ser usados após o banho, pois auxiliam na selagem das cutículas. Dessa forma, a umidade é incapaz de penetrar nos cabelos, evitando que o frizz apareça. Mas ele sempre vai fazer parte do seu cabelo e tudo bem!

Caso o cabelo pareça ressecado no dia seguinte, é válido investir aplicar novamente, em toda a extensão dos seus fios. Se você desejar saber como cuidar melhor das suas madeixas, leia mais em Revitalização: 6 dicas incríveis para o seu day after.

Agora que você já sabe as principais dicas para deixar os seus cabelos sempre lindos e saudáveis, e acabar com o frizz nos cabelos, que tal compartilhar essa dica com os seus amigos? Tem algum segredinho? Compartilhe conosco nos comentários!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão