No mundo que é a maternidade, cada jornada é repleta de histórias inspiradoras, desafiadoras e de autoconhecimento. À medida que nos aproximamos do Dia das Mães temos a oportunidade de continuar exaltando essas mamães extraordinárias e suas experiências singulares.
Por isso, conversamos com a nossa fundadora Zica Assis e a influenciadora Bruna Moreira, também fundadora da voz atípica – projeto que dá voz a mães e famílias atípicas com propósito de ajudar e acolher. Ambas toparam compartilhar conosco um vislumbre de suas vidas, destacando a beleza, resiliência e o poder transformador do que é ser mãe. Em meio às demandas do dia a dia, elas encontraram espaço para nutrir não apenas suas famílias, mas também sua própria jornada de autodescoberta e cuidado pessoal.
Então, prepare-se para se inspirar e emocionar com as lições preciosas dessas mulheres que desbravam o caminho da maternidade com graça, determinação e é claro, um amor que nunca acaba.
A JORNADA DA MATERNIDADE
Desde o momento em que veem os bebês pela primeira vez as mães testemunham o milagre do crescimento e da transformação que a cada dia possibilita novas momentos, oportunidades e aprendizado mútuo. Entretanto, apesar de todos esses fatores, cada uma vivencia a maternidade de uma perspectiva única. Por isso, perguntamos para a Bruna e para Zica, o que para elas é ser mãe:
“É uma dádiva de Deus. Para mim é poder ser um espelho do que a minha mãe foi para os seus 13 filhos. Eu via tanto cuidado e amor com a gente e foi o que eu sempre tentei fazer pelos meus filhos.
Quando ganhei meus filhos, em todos os momentos, senti que foram os melhores e mais emocionantes da minha vida! A Neka, nasceu prematura com apenas seis meses, muito pequenininha, com 31cm. Não tive tempo e nem dinheiro de fazer o enxoval, já que nessa época ainda trabalha como doméstica. Suas primeiras roupinhas foram de boneca e ela dormia em uma caixinha de sapato forrada de algodão.
Já o Jeferson, ganhei como filho quando me casei com o Jair. A minha maior emoção foi quando ele me chamou de mãe!
E por último o Juninho… o nascimento dele tem uma história muito legal e de fã. Nesta época, existia o Festival da Canção e eu torcia muito pela Tetê Espíndola. A grande final foi no dia do nascimento dele e ela ganhou! Então além da alegria maior do nascimento dele, também tive o prazer de ver a vitória dela. Tanto que essa melodia virou música de ninar para ele: “Você para mim foi o sol, de uma noite sem fim…
Fui mãe 3 vezes e posso dizer com certeza que em todas elas tive aprendizados diferentes. ” – Contou Zica.
“Para mim, ser mãe é um chamado para viver uma jornada desafiadora por tempo indeterminado. Senti isso no nascimento do meu primeiro filho e adoção do meu caçula. Meus filhos me impulsionaram a viver minha melhor versão e aprendi muito com eles que o amor materno não é feito só para filhos biológicos.
O verdadeiro amor incondicional não se importa com as “diferenças “ ele só cresce a todo instante e praticando ele conseguimos transbordar em nós mesmos. ” – Disse Bruna.
A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO
A importância do equilíbrio na vida de uma mãe vai além do mero gerenciamento de tarefas diárias; É uma questão de preservar sua própria essência enquanto nutre e orienta os que ama. Encontrar esse equilíbrio requer não apenas organização e disciplina, mas também uma sólida rede de apoio e incentivo.
“Acho que o principal desafio foi deixá-los para ir trabalhar, mas tive ao meu lado um pai e marido que estava presente e que cuidava muito bem deles, a rede de apoio é muito importante nesse momento. Eu lutava pensando que estava cuidando do futuro deles, para que tivessem uma vida melhor do que a que eu tive, com mais oportunidades.
Sei que muitas não possuem uma rede de apoio, alguém com quem possa contar em momentos de dificuldades. Por isso, se você está lendo e conhece alguma mãe que sente sobrecarrega, dê um grande abraço nela, seja o apoio que ela precisa, mesmo que por alguns instantes, diga a ela que ela está sim dando o seu melhor! Isso mudará o dia dela de alguma forma. ” – Explicou Zica.
Ter pessoas em quem confiar, sejam familiares, amigos ou até uma comunidade online, pode aliviar o fardo das responsabilidades e oferecer um espaço para recarregar as energias. Desta necessidade a Bruna criou o @vozatípica um espaço para dar voz a mães e famílias para compartilharem e acolherem através de suas experiências, vivencias e desafios de cada jornada. Ela também recebe profissionais para que possam ajudar também as mães de PCD’s – Pessoas com deficiências- nos primeiros passos que vão desde o diagnóstico, até tratamentos direitos e muito mais!
“A falta de rede apoio e a compreensão das pessoas entenderem sua correria com os filhos e ao mesmo tempo sua vida para além da maternidade. Gosto de reforçar bastante sobre a empatia com as mães, com os PCD’s e seus familiares e sinto tudo isso quando vou ao Beleza, pois sou bem recebida com meus filhos e consigo me cuidar. Afinal de contas, isso é sobre cuidar de quem cuida! Então mamães, nunca se esqueçam que vocês precisam e merecem serem bem cuidadas. ” – Falou Bruna.
Ver esta publicação no Instagram
ALÉM DE SER MÃE
Para muitas mães, equilibrar a maternidade com partes da sua vida pessoal é um verdadeiro malabarismo, exigindo flexibilidade. Nossas mamães Zica e Bruna comentaram sobre como levantam a bandeira em suas carreiras de que ser mãe também nos ensina muito no empreendedorismo e no trabalho como influenciadora:
“O papel das mães empreendedoras na sociedade é fundamental! São mulheres que querem ter uma vida diferente, lutar por um futuro melhor tanto seu quanto das suas famílias. Foi assim comigo e vejo que cada vez mais isso torna-se forte! Muitas delas são chefes de família e buscam também um horário mais flexível para estar mais perto dos filhos.
Precisamos ter garra, coragem e correr atrás dos nossos sonhos também! É possível! Com muito trabalho determinação e carisma. Acho que ninguém tem o direito de tirar o seu sonho. Hoje existem muitas possibilidades, busque ajuda, instituições que indiquem caminhos, parcerias, conhecimento. ” – Incentivou Zica.
“A Rede Social me ajudou a mostrar minha realidade materna e também a conhecer pessoas e projetos lindos. Isso me motivou a iniciar um projeto que busca dar voz com propósito a famílias e PCD’s como também a florescer uma parte empreendedora dentro de mim. Muitas pessoas acham que ser influenciadora não é trabalho, mas eu persisto, resisto, pelos meus sonhos e pelos da minha família. ” – Reforçou a Influenciadora.
É fundamental reconhecer que não existe uma abordagem única para encontrar esse equilíbrio; cada mãe deve encontrar o que funciona melhor para ela e sua família. Ao enfrentar os desafios dessa jornada com determinação e criatividade, as mães demonstram uma incrível capacidade de adaptação e resiliência.
MENSAGEM DE CARINHO
Esperamos que tenham gostado desta matéria que escrevemos com muito carinho para compartilhar essa mensagem de carinho em uma data especial. Queremos expressar nossa profunda admiração e gratidão por todas vocês que desempenham o papel tão especial de ser mãe.
Aqui no Beleza Natural, queremos honrar e celebrar cada uma de vocês, não apenas como mães, mas como mulheres incríveis que trazem luz e beleza para o mundo ao seu redor. Que este dia seja repleto de amor, carinho e reconhecimento por tudo o que vocês fazem.
“Não deixem de amar, se cuidar e permitirem serem cuidadas…
Apesar das batalhas que vivenciamos, que são muitas, nossos filhos são um convite para viver nosso chamado. Mesmos muitas vezes sendo árduo e doloroso, sempre existe um propósito maior e precisamos enxergar a beleza disso tudo, para seguirmos transbordando o que há de melhor em nossos filhos. Pois não estamos sozinhas nessa missão! ” – Finalizou Bruna.
Agradecemos por confiarem em nós para cuidar da sua beleza e bem-estar, e estamos aqui para apoiá-las em cada passo da jornada da maternidade e além. Feliz Dia das Mães!