Fechar

MENU

logo

Descubra o pente ou escova ideal para os cabelos cacheados e crespos

11 de fevereiro de 2021

Modelo com o cabelo cacheado passando o pente no cabelo e sorrindo.Ter um cabelo saudável e bonito não depende apenas dos produtos capilares. Na verdade, a escolha correta do pente ou da escova para cabelos cacheados, e a forma com os usamos tem grande influência no visual dos fios.

De fato, a pente ou escova desembaraçante é essencial para desembaraçar os fios finos e delicados que os cabelos crespos e cacheados têm. E normalmente esses tipos de cabelos fazem muitos nós, então é necessário algo que desembarace bem, sem quebrar os fios.
No caso do pente garfo, algumas cacheadas o carregam na bolsa, para dar um volume extra aos fios durante o dia e garantir um visual impecável.

Mais do que isso, escolher o acessório errado, ou usá-lo incorretamente, pode desfazer os cachos, aumentar o frizz ou quebrar os fios. Como cada tipo de escova e pente tem uma função específica, nossa especialista e fundadora, Zica Assis, adverte que é preciso fazer a escolha certa para que o acessório se torne um aliado, não um inimigo da saúde dos nossos cabelos.

Quer saber como tomar a decisão certa? Então, confira as dicas para escolher o melhor pente ou escova para o seu cabelo crespo, cacheado ou ondulado!

Pente ou escova: qual o melhor para os cabelos ondulados, cacheados e crespos?

Modelo com o cabelo cacheado passando o pente no topo da cabeça e sorrindo de lado.

Na verdade, a escolha correta da escova ou do pente depende do seu tipo de cabelo, pois embora os cabelos cacheados e crespos tenham fios finos, o mais indicado são os pentes de dentes largos ou uma escova desembaraçante.

Além disso, é preciso considerar qual o efeito desejado, pois cada modelo e material pode dar um efeito diferente aos cabelos cacheados, crespos e ondulados. No mercado há diversas opções de pentes e escovas, e cada um tem uma função. Veja alguns exemplos:

1. Pente de dentes largos:

É o mais comum entre as cacheadas. Ele é ideal para desembaraçar sem danificar os cabelos cacheados ondulados, cacheados e crespos. O pente de dentes largos também pode ser usado para fazer a técnica de fitagem de forma mais prática.

2. Pente fino:

É bastante usado para separar mechas e ajeitar os cabelinhos novos que não param quietos, embora seja o menos indicado para desembaraçar cabelos crespos e cacheados. Esse tipo de pente estica o fio e deixa a sua estrutura fraca e quebradiça, além de criar um volume desigual nos fios.

3. Pente garfo:

Esse é o modelo mais amado pelas crespas e cacheadas que gostam de um cabelo volumoso, pois ele ajuda a levantar os fios e dar volume na raiz. Entretanto, ele não tem muita utilidade para os fios ondulados.

4. Escova desembaraçante:

Por ter cerdas penteadas, esse modelo de escova desembaraça os cabelos sem danificar ou causar dor. Porém, é importante escolher um modelo desenvolvido para cabelos cacheados e crespos.

5. Escova raquete:

É uma opção para desembaraçar os cabelos cacheados e ondulados volumosos e longos. Porém, dependendo da cerda, ela não pode não ser indicada para os cabelos crespos.

6. Escova redonda:

Assim como o pente fino, esse modelo não é indicado para uso diário nos cabelos crespos, cacheados ou ondulados. Esse tipo de escova geralmente é usado para fazer escova e deixar os fios mais lisos.

Contudo, além de escolher o modelo certo para o seu tipo de cabelo, é preciso escolher o material certo para cuidar dos fios. Veja a seguir!

Escolha o material certo para desembaraçar e modelar os fios

Agora que você já sabe qual o modelo de pente e escova ideal para desembaraçar e modelar os seus cabelos, é preciso escolher o material correto. Se você quer dar volume ao seu cabelo black, o ideal é escolher um pente garfo com hastes de metal, pois eles não causam frizz e evitam a quebra dos fios. Embora os pentes de plástico também deem bastante volume, eles tendem a deixar alguns fios em pé.

No entanto, se você quer usar um pente de dentes largos para desembaraçar e modelar os fios de forma delicada, o mais recomendado são os feitos em madeira. Além de preservar a estrutura natural dos cachos e das ondas, esse material diminui a eletricidade dos fios e auxilia da redução do frizz.

Se você tem cabelos ondulados e prefere desembaraçar seus cabelos com uma escova, fique atento ao material das cerdas. De forma geral, as cerdas naturais são as mais recomendadas para pentear, pois elas não causam danos à estrutura dos fios e ajudam a distribuir melhor a oleosidade, o que é muito importante para quem tem cabelos com pontas ressecadas.

Além disso, as onduladas que tem muito cabelo podem preferir as cerdas de náilon com bolinhas nas pontas, pois elas ajudam a desembaraçar os fios.

Quer definir seus fios? Leia também: “Consegui Ter Meus Cachos Super Definidos”

Cuidados ao pentear os cabelos crespos, cacheados e ondulados

Para evitar danos aos fios, é essencial pentear o seu cabelo da forma correta. Em primeiro lugar, lembre-se que o cabelo ondulado, crespo ou cacheado não deve ser penteado a seco, pois isso desmancha as curvas e quebra os fios. De acordo com a especialista Zica Assis, o ideal é desembaraçar o cabelo durante o banho (depois de aplicar o condicionador) ou logo após.

Se você tiver muito cabelo, prefira dividi-lo em mechas e comece de baixo para cima; sempre com muita calma para não quebrar os fios. Além disso, cabelos ressecados podem ser mais difíceis de desembaraçar. Então, faça hidratação regularmente e sempre use um creme para o seu tipo de curvatura.

Como os cabelos cacheados são naturalmente mais secos, o ideal é usar um shampoo hidratante, já que a sua limpeza agride menos o cabelo. Dessa forma, quer seu cabelo seja ondulado, crespo ou cacheado, ele estará sempre incrível!

Essas dicas também valem para os homens que têm cabelo cacheado, ondulado ou crespo, tanto para os de cabelos curtos como para os de fios mais compridos. A única diferença é que, por questões hormonais, o cabelo masculino tende a ser mais espesso e oleoso. Assim, é importante tomar cuidado com os resíduos de produtos na raiz.

Quais são suas dicas para pentear e definir os fios? Qual o seu modelo de pente ou escova favorito? Conta para a gente nos comentários!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão