Com o fim de ano se aproximando, sempre ficamos com aquela necessidade de renovação! Seja um cabelo novo, roupas novas ou até novos hábitos, queremos nos preparar para o que está por vir.
Por isso, não tem nada melhor do que começar falando de coloração pessoal. Acontece que atrair coisa boa nunca é demais, né? Especialmente no Ano Novo, mas a verdade é que muitas de nós temos dificuldade em escolher o look certo que valorize ainda mais a nossa beleza. Pensando nisso trouxemos uma especialista para nos ajudar. Com a Personal Stylist Déborah Simon iremos desvendar o mistério da cor que nos favorece. Preparadas?
O QUE É COLORAÇÃO PESSOAL?
A análise de cor virou tendência nos últimos anos belezete, mas ultimamente os vídeos que conquistaram a internet abordam um tema de moda e estilo em comum. A famosa coloração pessoal conquistou o coração de muita gente e se você não quer ficar de fora dessa, veio ao lugar certo para entender tudo sobre o assunto!
“A coloração pessoal é uma importante ferramenta na moda e na beleza que leva em consideração as características únicas de cada indivíduo, como tom de pele, cor dos olhos e cabelo, para determinar quais cores e tons de roupas, maquiagem e acessórios favorecem mais a pessoa. ” – Revelou Déborah.
O que muitas pessoas não sabem é que esta analise não se trata de uma novidade. A coloração pessoal começou a ser estudada ainda no início do século passado e ganhou maior relevância em meados dos anos 1920, sendo utilizada na escola alemã de artes de Bauhaus por muitos artistas plásticos. Já na década de 1940, entretanto, a técnica teve muito destaque graças a uma estilista dos Estados Unidos, Suzanne Caygill.
Segundo a revista PEGN (Pequenas empresas e grandes negócios), do Globo:
“No método denominado Sazonal expandido, existem quatro tipos de pessoas, estas são baseadas na natureza do hemisfério norte. Inverno, outono, primavera e verão representam as tonalidades de pele e características físicas com mais ou menos contraste.”
Junto com o contraste, na análise você consegue descobrir o subtom da sua pele, intensidade e profundidade. Todas essas características levam à descoberta da cartela de cores.
A BELEZA DAS TONALIDADES
Outra pergunta que é feita com frequência é se a cartela se altera de acordo com as mudanças que fazemos durante o tempo. Por exemplo, se decidimos aderir a uma nova cor de cabelo ou quando pegamos um bronzeado.
A reposta é não! O melhor de tudo é que uma vez que se descobre quais cores harmonizam com você é para o resto da vida e essa é a melhor parte!
“Já a cartela de coloração pessoal não precisa ser adaptada, porque ela não muda, ela é sobre as cores presentes na beleza de cada uma de nós e ela tem quase todas as cores o que muda são os tons dessas cores então o que é interessante é usar sempre a cartela em todas as ocasiões. ” – Explicou especialista.
Então, agora que você já entendeu a base de tudo podemos partir para as doze paletas existentes.
Sua nomenclatura é a mesma do método Sazonal expandido que citamos anteriormente. Nomeamos cada uma por suas características principais, são elas:
- Verão Puro, Verão Suave e Verão Claro:
- Inverno Puro, Inverno Intenso e Inverno Profundo:
- Primavera Pura, Primavera Clara e Primavera Intensa:
- Outono Puro, Outono Intenso e Outono Profundo:
“A Análise de coloração pessoal é unicamente sobre cores que valorizam a beleza da cliente e essas cores já existem na beleza de cada uma. É sobre a repetição das cores que já existem e sua harmonia, ou seja, sobre cores que complementam a beleza da cliente. Por isso, os tecidos na coloração pessoal são fundamentais, pois eles revelam características únicas de cada cliente. ” – Disse a Personal Stylist. ”
Percebe que o legal da coloração é justamente abraçar a beleza única de cada uma de nós? Para entender como essa análise funciona na prática, confere esse exemplo de análise da Déborah:
Ver esta publicação no Instagram
Podemos notar que o método de coloração pessoal é incrível, por isso atualmente passa por muitas mudanças e atualizações. Isso aconteceu através da percepção da mistura de raças e etnias, principalmente quando falamos das peles negras brasileiras.
A falta de aprofundamento nas peles negras dificultava e intrigava profissionais como a Déborah e a partir disso vamos descobrir mais sobre a diversidade.
DIVERSIDADE DA BELEZA NEGRA
Por muito tempo a moda não foi 100% acessível para toda a população, principalmente quando falamos das mulheres negras e suas características únicas. Além disso a verdade é que muitas de nós não possuíam verba para investir em uma consultoria.
Pensando nisso, a estilista Déborah desenvolveu com muita pesquisa de campo um projeto chamado A Cor Preta visando envolver outras consultoras negras e criar uma empresa para fim social. A solução traz um preço justo e cartelas de cores baseadas no método das quatro estações, porém, com as adaptações certas para favorecer a mulher negra brasileira.
“Encontrar cores, desde as roupas e principalmente na maquiagem ainda é uma dificuldade para nós mulheres negras. Pois ainda não encontramos a diversidade de tons que contemplem a diversidade desta beleza.” – Explicou Personal Stylist.
3 DICAS PARA ESCOLHER A COR DO ANO NOVO
Agora que entendemos as partes mais importantes do processo de coloração, a melhor parte chegou! Para fechar com chave de ouro vamos entender as top dicas que a Déborah trouxe para facilitar e ajudar no look babadeiro para a virada!
1 – PRESTAR ATENÇÃO NAS CORES QUE MAIS VALORIZAM
“É o caminho para usar cores com assertividade, festas de final de ano pedem cores que transmitam boas vibrações, tanto para o próximo ano como de gratidão pelo que passou, cores claras e brilhantes são ótimas para essas festividades. ”
2 – OLHAR FOTOS ANTIGAS E IDENTIFICAR NELAS AS ROUPAS QUE VOCÊ USARIA DE NOVO
“Trazer algumas inspirações para o look desse ano, se inspire em outras mulheres e também em seus próprios looks, assim conseguirá escolher uma cor que te faça sentir bem. ”
3 – EVITE CORES QUE NÃO HARMONIZAM COM ELAS
“Muitas vezes isso leva a uma frustração, aquelas cores que não te trazem conforto. Isso acontece porque cores muito fora da cartela de coloração pessoal tendem a nos deixar com aspecto mais cansado e abatido, muitas vezes não temos essa consciência e acabamos comprando o que achamos bonito ou a cor com o melhor significado, mas que não necessariamente algo que valoriza. ”
Gostaram das dicas? Trouxemos o melhor para você se sentir cada vez mais bonita! Caso queira saber mais sobre esse conteúdo maravilhoso, o Insta da @dehestilo é um prato cheio, aproveitem!
Para finalizar, a Déborah quis mandar uma mensagem de carinho para todas nós mulheres! No despedimos por aqui, um grande beijo e um feliz 2024!
“Nós mulheres negras vivemos uma realidade desigual. Nós precisamos provar a nossa competência, inteligência e capacidade o tempo todo, nós precisamos estudar mais, nos preparar mais e é importante que nos cuidemos mais também!
A nossa imagem importa. Cuide mais de você, se blinde, passe mais tempo com suas amigas e se dê de presente experiências inesquecíveis. Se priorize e tenha um 2024 mais feliz! ”