Fechar

MENU

logo

Como evitar os nós nos cabelos crespos e cacheados

3 de fevereiro de 2021

Modelo sorrindo com a mão da cintura e a outra no cabelo na matéria sobre nós nos cabelos cacheados.Quem tem cabelo cacheado ou crespo precisa ter um cuidado a mais com seus fios. Tudo isso por causa dos nós que se formam. Também chamados de nós de fada, eles aparecem, inclusive, nos fios lisos, mas os cacheados e enrolados são os que mais sofrem.

Isso acontece por causa do formato enrolado do fio. Os nós podem aparecer com grande intensidade caso o cabelo esteja ressecado ou fragilizado. Neste post vamos explicar um pouco sobre o problema desses nós incômodos e como fazer para evitá-los. Leia e depois compartilhe com suas amigas cacheadas.

Como surgem os nós?

Os nós são minúsculos, praticamente invisíveis, e muitas vezes só são percebidos ao se tocar o cabelo. Sua formação é imperceptível, mas o problema surge porque os fios acabam se enrolando neles mesmos, por causa de atrito.

Mesmo tão pequenos, eles causam um enorme problema, pois têm o poder de embaraçar o seu cabelo inteiro. A coisa fica ainda pior para quem tem cabelo grande.

O atrito que causa o enrolamento dos fios em si mesmos pode acontecer por vários motivos. Principalmente por conta de maus hábitos que muitas pessoas têm ao tratar seu cabelo. Falaremos deles mais tarde.

Os nós em cada tipo de cabelo

Quem tem cabelo liso, como citado anteriormente, também sofre com os nós de fada. E isso pode acontecer devido à fricção também. Principalmente para aquelas pessoas que penteiam o cabelo muitas vezes ao dia. Se for feito o desembaraço pelo menos duas vezes é suficiente.

Já as cacheadas e crespas têm um tipo de fio onde é mais propício que os nós se instalem. Sua curvatura, que forma cachos de tamanho muito pequeno é um ambiente propício para eles aparecerem.

Esse embaraço acontece ainda porque os fios cacheados e crespos, em geral, são mais finos do que os lisos. E essa aparência fina torna-os mais frágeis e, em muitos casos, mais ressecados.

Os cabelos lisos e crespos têm diferentes curvaturas. Quer saber qual é o seu tipo de cacho? Leia nosso post no blog e confira qual é o seu.

Modelo com os braços cruzados e sorrindo na matéria sobre nós nos cabelos crespos e cacheados.
Cuidados importantes

Os cabelos cacheados e crespos sempre irão conviver com os nós e o embaraço. No entanto, é possível tomar alguns cuidados para que o problema seja amenizado. Veremos alguns deles a seguir.

  • Pentear:

    Um dos grandes momentos onde os fios passam por atritos é quando eles são penteados. E, como dito acima, o atrito causa os nós de fada. Sendo assim, é preciso tomar alguns cuidados ao pentear os cabelos.

Em primeiro lugar, evite pentear os cabelos quando eles estiverem secos. As cacheadas e as crespas devem desembaraçar os fios após aplicar o condicionador durante o banho. Essa é a melhor maneira de pentear, pois previne tanto o embaraço, quanto os nós.

Outra dica importante é pentear seus fios de baixo para cima. Isso faz com que o embaraço seja desfeito aos poucos. Ou seja, evita que os nós da parte de cima se unam com os da parte de baixo dos fios, aumentando o volume do embaraço.

Outra coisa importante é preferir usar o pente largos e escovas desembaraçantes. Caso você não tenha nada disso à mão, utilize seus dedos.

  • Cortar:

    É muito comum que os nós apareçam mais nas pontas dos cabelos. Sendo assim, o aconselhável é cortar as pontas a cada três meses, para deixar os fios mais soltos e evitando os nós.

  • Desembaraçar:

    Muitas pessoas deixam de desembaraçar o cabelo por muitos dias. Isso não é bom, pois favorece o aparecimento dos nós e do embaraço. A recomendação é que o cabelo seja lavado e desembaraçado pelo menos duas vezes na semana.

  • Umectação, hidratação e outros tratamentos:

    A umectação é um tratamento capilar a base de óleos vegetais. A hidratação é feita através de máscaras e produtos semelhantes que têm como função deixar o cabelo menos seco.

Além desses dois, existem outros tratamentos que conferem beleza, elasticidade, nutrição, etc. aos seus cabelos. E um cabelo bem tratado, hidratado, tem o atrito, o ressecamento e, consequentemente, a quantidade de nós reduzida.

A umectação deve ser feita com a aplicação de um óleo vegetal à noite. Depois, pela manhã, lave seus cabelos para potencializar a nutrição dos fios. Já no que se refere à hidratação, o recomendado é que ela seja feita de uma vez a duas vezes por semana.

Faça ainda tratamentos de nutrição intensa em seu cabelo em casa ou no salão a cada 15 dias.

Você sabe como cuidar de seu cabelo? Conhece o cronograma capilar? Leia nosso post e saiba como fazer o cronograma para cachos e crespos.

  • Atrito com o travesseiro:

    Quando dormimos, o cabelo fica em constante contato com o travesseiro. Isso também causa um atrito que pode levar aos nós. Principalmente se a fronha do travesseiro for de algodão.

Sendo assim, o aconselhável é utilizar fronha de cetim para proteger os fios dos nós de fada. Esse tecido reduz o atrito, fazendo com que os nós praticamente desapareçam. Ele é um material que não absorve a água que está presente nos fios, como o tecido de algodão faz. Além disso, o cetim não é um material que causa frizz.

Caso você não tenha fronha de cetim, evite dormir com o cabelo solto. Não precisa prender os fios de maneira forte. Deixe os fios frouxos para que não haja atrito também com o prendedor. Caso seu cabelo esteja curto, pode usar também uma touca de cetim para evitar o atrito com a fronha de algodão.

Outras dicas de como evitar os nós

Existem outros cuidados que você pode tomar para evitar os nós em seus fios cacheados e crespos. São eles:

  • Nunca use babyliss, secador ou chapinha (chamadas de ferramentas de calor) sem a aplicação de uma proteção térmica;
  • Hidrate e lave seus cabelos com os produtos específicos para o seu tipo de fio;
  • Nunca prenda seus cabelos se eles ainda estiverem molhados;
  • Evite lavar seus cabelos com água muito quente durante o banho, para não agredir e nem ressecar seus fios;
  • Evitar a fricção exagerada ou desnecessária;
  • Enxugue seu cabelo com toalhas de algodão, apenas apertando os fios. Jamais puxe ou esfregue para que ele seque;
  • Sempre penteie os fios ainda quando estiverem molhados, com cuidado, usando as mãos ou pentes largos.

E então? Gostou desse post? Você tem alguma dica ou segredo para evitar os nós nos seus fios de cabelo? Conta para gente nos comentários.

Conheça nossos produtos para deixar seus cachos ainda mais bonitos e marque uma visitinha em uma de nossas unidades para que possamos cuidar do seu cabelo.


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão