Fechar

MENU

logo

Como escolher o creme de pentear perfeito

1 de fevereiro de 2022

Você sabe quem é o melhor amigo do cabelos cacheados ou crespos? Ele mesmo, o creme de pentear!

Esse é um produto super importante, e indispensável para uma boa finalização. Mas você sabe como escolher a opção de creme de pentear mais indicado para os seus fios? Fique tranquila, vamos te contar!

Nós já conversamos um pouquinho sobre esse assunto aqui no blog, mas, neste post vamos te explicar porquê é tão importante investir em um bom creme de pentear na hora de finalizar. Além disso, também separamos algumas dicas para ajudar a escolher o produto certo para o seu tipo de curvatura! Acompanhe com a gente para saber todos os segredinhos.

Por que o creme de pentear é tão importante para as cacheadas e crespas?

Como você já deve saber, o cabelo cacheado e crespo exige alguns cuidados específicos para reduzir frizz e ter mais definição. Isso começa desde a hora de dormir até o momento de lavar e cuidar dos fios. Na verdade, a hora de pentear é o que faz toda a diferença quando estamos falando da definição.

A primeira regra é evitar pentear os cabelos quando estão secos. Isso pode ocasionar uma maior quebra dos fios, quando não realizado por uma profissional, e também fazer com que percam totalmente seu formato. Por esse motivo, o ideal é sempre desembaraçar e pentear os fios depois de lavá-los, na etapa do condicionador, ou utilizar um borrifador com água para umedecer o cabelo durante o processo. Assim, a fase de aplicar o creme de pentear será mais prática.

Ela é importante, primeiramente, porque permite que o pente (ou escova, dependendo da sua preferência) deslize mais facilmente pelos fios, desembaraçando sem quebra e sem causar frizz. Além disso, também ajuda a hidratar os fios crespos e cacheados, que são por natureza mais ressecados devido suas curvaturas, e aumenta o poder de definição e fixação das madeixas.

Agora que você entendeu porque o creme é importante, veja três diquinhas de ouro para escolher o creme certo para o seu tipo de cabelo.

Conheça a curvatura do seu cabelo

O primeiro passo para escolher a melhor opção é conhecer seu fio. Basicamente, todo cabelo tem uma curvatura, que corresponde ao formato dos fios e a abertura das ondas ou cachos. Essa classificação vai desde 1A, que é o cabelo completamente liso, até 4C, que é o cabelo crespo e bastante volumoso. De forma geral, os cabelos do tipo 2 são ondulados, os de tipo 3 são cacheados e os de tipo 4 são crespos.

Conhecer a curvatura do seu cabelo vai te ajudar a escolher o melhor tipo de creme de pentear para os seus fios. Nós temos uma matéria bem completa sobre como entender mais sobre os seus fios aqui no blog, confira em: Você sabe qual a curvatura do seu cabelo crespo ou cacheado?

A partir dessa avaliação, você poderá procurar cremes que são ideais para seus cachos. Isso porque a textura do produto muda de acordo com cada tipo de cabelo, considerando que as necessidades dos fios são específicas para cada formato. Cabelos do tipo 3 são mais finos e costumam se adaptar melhor aos cremes mais leves, enquanto cabelos do tipo 4 são mais ressecados e exigem um creme mais nutritivo.

Pesquise direitinho

Escolher o pentear de acordo com a sua curvatura é importante, mas é só uma parte do processo. Agora que você sabe o que deve procurar, é preciso achar um creme de qualidade e que possa cuidar do seu cabelo direitinho. Em outras palavras, não saia comprando o primeiro creme que você encontrar porque ele está barato ou porque a embalagem é bonita, por exemplo. Pense direitinho e se informe, belezete!

Se o seu cabelo costuma ser mais oleoso, opte por ativos mais hidratantes como no Pentear Explosão de Babosa e Explosão de Hialurônico. Porém, se os seus fios são particularmente ressecados, escolha cremes mais nutritivos, que ofereçam óleos ou manteigas em sua composição, como por exemplo o Explosão de Óleos Africanos.

Por fim, a nossa dica é que você experimente cremes diferentes e perceba qual oferece o melhor resultado no seu cabelo. Mesmo que não tenha o efeito esperado na primeira aplicação, não desista e tente novamente! Aplique uma menor quantidade de produto, ou busque uma técnica de finalização alternativa. Por tentativa e erro você vai encontrar o seu creme de pentear do coração!

Tem química? Se liga!

Tudo precisa ser ainda mais bem pensado se o seu cabelo tem química, seja relaxamento ou coloração. Então, a nossa dica é que você busque por cremes específicos. Geralmente isso vem especificado na própria embalagem do produto, então fica fácil de encontrá-los. Os cremes voltados aos cabelos químicos costumam oferecer reconstrução dos fios e hidratação profunda, que são essenciais nos fios quimicamente tratados.

A aplicação é tudo

Mesmo encontrando o creme de pentear que vai ser ideal para os seus cabelos, isso não é garantia de eficiência total. Isso porque, além ter o creme certo, você tem que saber como usá-lo! Se não, há um sério risco dos seus fios ficarem esbranquiçados por excesso de produto, ou de ele simplesmente não fazer efeito.

Então fique ligada nas nossas dicas de aplicação! Lembrando que existem muitas formas de finalizar os cachos e crespos, e eles ficarem maravilhosos! Mas nunca aplique creme de pentear na raiz, apenas nas pontas e no comprimento. Siga esses passos a seguir para arrasar:

Primeiro, tire o excesso de água do banho apertando as mechas com uma camiseta de algodão. Nada de esfregar!

No segundo passo, jogue o cabelo para a frente e, com as pontas dos dedos, aplique o produto em todas as mechas. Use uma quantidade suficiente, mas não exagere. Espalhe por todo o comprimento!

Por fim, passe o pente pelo cabelo e retire os nós. Depois, se quiser ajudar a definir os cachinhos, amasse-os com as mãos.

E aí, já decidiu qual o melhor tipo de creme de pentear para você? Deixe nos comentários como costuma escolher na hora de comprar seus novos produtinhos. E não esqueça de ficar de olho aqui no blog! Estamos sempre compartilhando tutoriais de penteados e dicas maravilhosas de cuidados para as crespas e cacheadas.


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão