COMO DESCOBRIR A CURVATURA DOS CABELOS CRESPOS E CACHEADOS?

25 de setembro de 2019
Modelo cacheada com a mão no rosto mostrando seus fios com curvatura 3B.

Oi, tudo bem? Vocês sabiam que existem vários tipos de fios? E, hoje, vamos conhecer as diversas curvaturas dos cabelos crespos, cacheados e ondulados. Cada um deles tem a sua beleza, característica e necessidade para ficar ainda mais poderoso.

Frequentemente, quando estamos passando pela transição capilar, não sabemos diferenciar ou saber qual é o nosso fio. E saber esta informação já é meio caminho andado, pois é a partir daí que você começa a conhecer seu cabelo, a estrutura da fibra capilar, como pentear, lavar, secar… Além de saber quais produtos e tratamento são mais indicados para você.

Tabela com mostrando os tipos de curvaturas do tipo 2a a 4c.

As curvaturas dos cabelos ondulados a crespos, são divididas em 3 partes e divididos por números, sendo eles: tipo 2, 3 e 4. Além disso, para cada número há uma divisão por letras, sendo elas: a, b e c. Sendo assim, temos: 2abc, 3abc, 4abc.

CURVATURAS TIPO 2

Modelo de lado mostra seu cabelo ondulado com curvatura 2.
Os ondulados são desembaraçados com mais facilidade.

Eles são os ondulados, que não formam tantos cachos e são mais parecidos com cabelos lisos. Além disso não costumam ter tanto volume e são bem mais fáceis de desembaraçar.

2a – se parecem com os lisos, formando ondas somente nas pontinhas.

2b – costumam formar ondas um pouco mais próximos da raiz do cabelo.

2c – mais parecidos com o cabelo cacheado (tipo 3). Muitas vezes são confundidos, pois formam mais ondas e são um pouco mais volumosos que restante dos outros tipos 2ab.  

Os cabelos ondulados são desembaraçados com mais facilidade, já que não formam tantas curvas. Em contrapartida são os que menos aguentam day afters, o famoso “dia seguinte” a lavagem. Elas costumam lavar os cabelos por mais vezes na semana justamente porque a cabeleira “desmancha” com mais facilidade.

Vale destacar ainda que, muitas vezes, a ondulada nem sabe que é ondulada. Pois como seu fio se parece com o tipo liso, ela fica com impressão de que o cabelo “não se decide”, que “é rebelde” e acabam alisando.

Mas, na verdade, elas não experimentaram finalizar com um creme de pentear adequado para seu cabelo, amassando e provocando as ondas, por falta de conhecimento sobre os fios ondulados.

Por isso acabam alisando as madeixas. E quando descobrem essa versatilidade de poder escovar o cabelo e também fazer ondas, acabam deixando o visual mais leve e tendo diversas possibilidades de visual no momento em que elas quiserem. E isso é maravilhoso!

CURVATURA TIPO 3

São os chamados “cacheados”.  Eles têm formato de “S” podendo ser um “s” mais aberto ou um “s” mais fechado dependendo da sua numeração. 

Modelo cacheada com o cabelo curvatura 3a.

3a – são os cachos mais abertos, e, muitas vezes, confundidos com o cabelo ondulado tipo 2c. Porém, eles têm mais volume e encolhem um pouco mais.

Modelo cacheada mostra seu cabelo com curvatura 3b.
O meu cabelo é tipo 3b.

3b – são aqueles cachos que parecem feitos de babyliss. Eles são mais fechados e normalmente mais volumosos. Algumas pessoas adotaram essa curvatura como a dita “cachos perfeitos”, e acabaram saindo da ditadura do liso para a ditadura dos cachos. Isso é um grande erro, já que todos os tipos de cachos têm sua beleza e singularidade. Além do mais, a nossa liberdade de escolha e de não ter que estar com o cabelo sempre “impecável” é o que nos torna únicas.

Modelo cacheada com curvatura 3C e seus cabelos voando.

3c – são os que mais tem volume na família tipo 3 e os que são mais parecidos com o cabelo tipo 4. Particularmente são os meus preferidos, mesmo não tendo essa curvatura.

Os cabelos tipo 3 embaraçam com mais facilidade, ainda mais se o seu fio for fino. Aguentam mais day afters, e, normalmente, não aparentam tanto o “fator encolhimento”, que é a diferença de tamanho quando o o nosso cabelo está molhado para o seco. Em alguns casos, eles têm a raiz alguns dedinhos mais lisos. E, deve ser por isso que não aparentam ter fator encolhimento. Porém o volume não fica tão bem distribuído por todo o cabelo, se não tiver um corte “em camadas” o cabelo pode ficar com “efeito pirâmide”.

CURVATURA TIPO 4

Eles são chamados de crespos e crespíssimos. Eles têm um formato mais fechadinho e quanto mais fechado menos “cachos” podem formam.

4a – são os mais confundidos com o cabelo tipo 3c, porém são mais fechados e tem bastante volume.

Duas modelos com cabelos cacheados 4a.

4b – já começam a ter quase um formato de “z”, mas ainda apresentam cachos. Porém o volume é o que mais predomina.

4c – não formam cachos, são todos com formato de “z” e são extremamente volumosos e macios. São os crespíssimos <3

Duas modelos negras com seus belos fios curvatura 4b e 4c.
Produtos com óleos em dua formulação são perfeitos para os cabelos tipos 4.

Os cabelos tipo 4 são os mais sensíveis entre todas as outras curvaturas. Eles são os mais finos e, por isso, precisam de atenção redobrada. A oleosidade natural da raiz não chega até o final do fio, por conta da curvatura. Logo, é importante usar óleos vegetais nas pontas do cabelo para mantê-los sempre nutridos.

Além do mais são os que mais demoram para desembaraçar e para finalizar, por conta de precisarem de mais produto principalmente nas pontinhas.

Uma dica boa é usar cremes de pentear que contenham óleos na composição. E quanto mais volume, melhor! A beleza do tipo 4 está sempre nas alturas. São os mais delicados, os que mais chamam atenção e os que mais exalam liberdade e resistência!

Três modelos negras com cabelos 4b, 4a e 4c.
Olha esse poder!

E vale ainda destacar que a ideia aqui é ajudar a identificar seu tipo de curvatura principal. Porque é quase impossível encontrar um cabelo que tenha uma textura só. Isso se deve a fatores genéticos e ações externas como o sol, vento e clima.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre curvaturas. A partir de agora você saberá como seu cabelo funciona e qual a melhor forma de deixa-lo do jeitinho que você mais gosta.

Ficou na dúvida de qual produto usar para seu tipo de curvatura? Faça o teste do Beleza Natural.

Um beijo e até a próxima,

Day (@dayellenp)



Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão