MENU

logo

Cabelos cacheados: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

29 de março de 2021

Modelo de cabelos cacheados sorrindo, saltitando olhando para o lado.Por muito tempo, era comum que as donas de cabelos cacheados passassem por diversos procedimentos para alisar os seus fios, pois o padrão estético ”aceitável” era o cabelo liso. Porém, hoje em dia isso não é mais verdade. Cada vez menos pessoas tem tentado esconder os seus cachinhos, e isso é incrível!

O cabelo cacheado vem em diversas formas e texturas que merecem ser mostradas e celebradas. Tanto os salões de beleza, quanto a indústria de cosméticos estão investindo em procedimentos e produtos específicos para as cacheadas, que ajudam a cuidar dos fios e a trabalhar na definição e hidratação.

Se você está no meio da sua transição capilar, ou então já a finalizou e está procurando dicas de como cuidar dos seus cachinhos, pode ficar tranquila. Esse artigo está aqui para te ajudar!

Nesse texto, trazemos tudo que você precisa saber sobre os cabelos cacheados. Entenda melhor sobre a estrutura dos cachos, cortes e penteados que valorizam a textura e como lavar, secar e hidratar seus fios. Vem com a gente que nós contamos tudinho!

Cabelos Cacheados: o básico

Vamos lá, então! A primeira coisa que você tem que saber é que os cabelos cacheados não são todos iguais. Pelo contrário: existem muitas diferenças de pessoa para pessoa, a começar pela cor e comprimento.

Mas há também a diferença de espessura, que é a largura dos fios. Essa pode ser classificada como fina, média ou grossa. Os cabelos finos costumam ser os mais frágeis; já os cabelos grossos são mais fortes, porém, geralmente, mais suscetíveis ao frizz. De forma geral, é possível saber a textura do seu cabelo apenas passando a mão nos fios.

A curvatura também é uma das questões mais importantes. Há uma tabela que está relacionada ao formato dos seus cachos e, geralmente, os produtos são feitos pensando nessa classificação.

Curvatura de cabelos cacheados, crespos e ondulados.

Essa tabela estabelecida com números e letras, vai do 1 ao 4 e cada número tem as opções ‘a’, ‘b’ e ‘c’. O número 1 são as diferentes variações de cabelo liso e a partir do 2 é para as onduladas e cacheadas.

O 2A, 2B e 2C são ondas pouco definidas e com pouco volume. Já o 3A, 3B e 3C são os cachos um pouquinho mais definidos. No 3A são pouco além de ondas, no 3B e no 3C são os cachinhos em formato de ‘S’. A diferença entre os dois é a abertura dos cachos; os cachos 3C costumam ser mais apertadinhos.

E o número 4 é das crespíssimas! O 4A são aqueles cachinhos que não somem nem com o cabelo molhado. O 4B são os cachos estilo ‘molinha’, e o 4C é o cabelo afro, com os fios em formato de Z.

É bem legal você conhecer a sua curvatura, porque isso te ajuda a cuidar certinho do cabelo, com os produtos certos. Nós te ensinamos a identificar o seu tipo aqui, mas é provável que você não se encaixe em um só, pois muitas coisas fazem com que o formato dos cachos mude todo dia. Porém, ter uma ideia geral já ajuda bastante!

Cortes que valorizam os cabelos cacheados

Um detalhe importante do cabelo cacheado é que os cortes certos ajudam muito a controlar o volume, se for esse o seu desejo, ou a valorizar o formato dos cachos. Não importa o comprimento que você queira manter, o importante é contar com um profissional que saiba trabalhar com cabelos cacheados.

É realmente muito importante cortar o seu cabelo com um profissional especializado em cachos. Ele precisa conhecer a estrutura e as peculiaridades desse tipo de cabelo, para garantir um corte legal.

No entanto, o formato aceita todo tipo de corte, desde os cabelos bem curtinhos até os que passam da cintura. Vai tudo do seu gosto e do tipo que você quer usar. Para ajudar na sua inspiração, dê uma olhadinha no book de cortes do Instituto Beleza Natural!

• Cabelos cacheados curtos

Modelo com corte curto para cabelos cacheados.

Para quem gosta dos curtinhos, o pixie cut (ou estilo black, que é o 1A do nosso book) é uma ideia legal. Ele cria um volume na parte de cima do cabelo, ficando super moderno. O undercut é bacana para quem gosta de ousar, pois ele tem uma parte raspada que fica mega estilosa.

• Cabelos cacheados médios

Mulher com corte 4 para cabelos cacheados curto.

Já quem curte usar cabelo médio deve investir em um corte arredondado, como os modelos 13 e 16 do nosso book, que é ótimo para controlar o volume. Mas, se você preferir dar aquela valorizada nos cachos, o long bob (também chamado de Chanel de Bico) que é mais longo na frente do que atrás, fica uma graça.

• Cabelos cacheados longos

Mulher com corte 26 para cabelos cacheados longos.

É para quem curte os cabelos bem compridões, o corte em camadas, como o 22 e o 23, é o ideal para valorizar os cachos e deixar o cabelo com formato. Se quiser trazer um toque de modernidade, invista numa franja. Não tem nada a ver essa história que franja só combina com cabelo liso, hein?

Como cuidar dos meus cabelos cacheados na hora de lavar e secar?

É um mito dizer que os cabelos cacheados “dão mais trabalho” que os cabelos lisos. Na verdade, qualquer cabelo depende de esforço para ficar com uma aparência bonita e bem-cuidada, não é? Porém, ainda assim os cuidados precisam, sim, ser diferentes.

Os cabelos cacheados têm a tendência de ficar mais ressecados do que os cabelos lisos. Isso favorece também a presença de frizz. Por isso, até a hora de lavar e secar o cabelo precisa envolver mais cuidados. Confira cinco diquinhas sobre isso a seguir:

1 – A água muito quente é inimiga nº 1 dos cachinhos – e da pele também -.

Então, tome banho com água de morna a fria. Isso vai ser muito importante pra saúde do seu cabelo.

2 – Cuidado na hora de escolher o seu shampoo e condicionador.

Quem tem cabelos cacheados precisa fugir de produtos que não tenham agentes condicionantes, então fique de olho. A Beleza Natural tem opções perfeitas pra você, então dá uma olhadinha com carinho!

3 – Evite esfregar os cabelos, tanto para lavagem como na hora de secar.

Isso cria frizz e arrepia o cabelo. Para lavar, jogue o cabelo para frente e corra os dedos com o shampoo e amasse os cachos.

4 – Não use toalha de fibra, porque elas ressecam mais o cabelo.

A melhor coisa para secar o cabelo cacheado é com camiseta de algodão. Aperte ela suavemente para retirar o excesso de água, amassando e modelando os cachos, depois enrole o cabelo para terminar de secar.

5 – Quando for possível, evite usar o secador de cabelos, pois ele tira o formato dos cachos.

Porém, se for preciso, use o ar frio e encaixe o difusor para moldar seus cachinhos.

Como cuidar dos meus cabelos cacheados na hora de pentear?

Modelo com os cabelos cacheados passando o pente no cabelo e sorrindo.

A hora de pentear é crítica para quem tem cabelo cacheado. Você já reparou que pentear o cabelo seco e com escova é vacilo, né? Isso acaba tirando os cachos e deixando o cabelo armado e com um volume que não fica tão bacana. Então, tem umas dicas básicas pra te ajudar. A primeira delas é simples: evite ao máximo pentear o cabelo seco.

Mas temos mais algumas, segue com a gente e confira:

1 – O que você usa pra pentear faz toda a diferença!

A melhor opção é sempre um pente de dentes largos, que vai ajudar demais a deixar seu cabelo um arraso. Porém, se você prefere escova, invista em uma desembaraçante, que seja voltada para o cabelo cacheado.

2 – Use e abuse dos cremes de pentear.

Eles não só ajudam seu cabelo a ficar hidratado, como deixam o ato de pentear muito mais fácil. O creme ajuda a desfazer os nós e evita que as mechas se quebrem na hora de pentear.

3 – A melhor hora para desembaraçar o cabelo cacheado é durante o banho, com o condicionador ativo.

Assim você evita quedas de cabelo e perder a definição e o formato dos seus cachos.

4 – Comece de baixo pra cima, ou seja, das pontas até a raiz.

Assim você não acumula os nós na parte de baixo e evita criar pontas duplas. E lembre-se que jeitinho é tudo, ok? Penteie com calma e carinho!

Que produtos não podem faltar pra cuidar dos cabelos cacheados?

A gente falou do shampoo, do condicionador e do creme pra pentear, mas tem outros produtinhos que facilitam muito a vida das cacheadas de plantão! Alguns deles estão relacionados ao cronograma capilar, mas vamos falar deles mais pra frente. A seguir, confira alguns itens que você precisa ter no seu banheiro:

• Óleo umectante

Como a gente já falou antes, o cabelo crespo ou cacheado é naturalmente mais ressecado e propenso ao frizz. O uso do óleo umectante, seja de coco, de rícino ou qualquer outra fonte, ajuda a devolver o óleo natural que falta aos fios, especialmente da curvatura 3B para cima. Pode usar antes de dormir e também antes de lavar o cabelo para ajudar.

• Creme de pentear

O creme de pentear tem que se tornar o melhor amigo das cacheadas de todas as curvaturas! Esse creme sem enxágue ajuda a pentear o cabelo e também serve para modelar os cachos com mais propriedade. Use após o banho e deixe que o cabelo seque com ele, para ficar mais definido e fugir do frizz.

• Gel modelador

Esse é especialmente importante para quem tem os cachos menorzinhos, ou seja, curvatura 4a e 4b. O gel modelador costuma ser mais denso do que o leave-in e dá pra usar até mesmo no cabelo seco. Coloque o gel nas pontas dos dedos e utilize-o para moldar os cachos do seu jeitinho.

• Protetor térmico

O protetor térmico é importante para quem precisa usar muito o secador. Nunca deixe de passar esse produto antes de secar o cabelo artificialmente, combinado? Ele vai proteger os fios do efeito nocivo do ar quente e eliminar boa parte do frizz do seu cabelo.

A gente sabe que às vezes pode parecer muita coisa e que é um investimento muito alto, mas pense um pouquinho. Os procedimentos químicos de alisamento também são bem caros e, ainda por cima, agressivos, né? Então, vale mais a pena você investir em bons produtinhos e arrasar com o seu cabelo do jeitinho que ele é!

Qual o melhor tipo de creme para os cabelos cacheados?

Você já deve ter cansado de ouvir a gente falar da importância do creme de pentear, né? Mas vamos falar mais um pouquinho porque ele é realmente MUITO importante pra cuidar dos seus cachinhos. É a coisa mais importante pra manter suas mechinhas hidratadas e seus cachos definidos.

Porém, tem que tomar cuidado na hora de escolher o creme certo pra você. Isso porque tem opções diferentes não só para cada curvatura, mas também dependendo se o seu cabelo é mais seco ou oleoso, mais grosso ou mais fino… Mas fica tranquila, a gente te ajuda!

Para quem tem o cabelo mais ondulado, da curvatura 2a até a 3a, o ideal é investir em um creme que ajude a definir o formato dos cachinhos. Ele também não precisa ser muito pesado, pois esses fios têm mais hidratação natural.

Já para quem tem o cabelo bem ressecado, que geralmente é o caso de quem tem o cabelo 3b a 4b, e precisa de um creme que ajude com a hidratação, o ideal é escolher um produtinho como bastante capacidade de nutrição e hidratação, com bastante óleo para garantir o day after. Veja as descrições dos produtos, elas sempre vão te ajudar!

Ah, outro detalhe: para a praia, corra atrás de um creme de pentear com protetor solar! O sol aliado à água do mar ou da piscina é um veneno para qualquer tipo de cabelo, mas como as crespas já sofrem com o ressecamento, é super importante investir nesse tipo de produto.

Na hora de aplicar o creme no cabelo, não tem mistério nenhum. A gente já disse que o ideal é que você penteie o cabelo úmido, então use o creme depois do banho. Primeiro tire o excesso apertando os fios sem esfregar.

Depois, aplique o creme em toda a extensão do cabelo, da raiz até as pontas. Passe os dedos pelas mechas e amasse os fios com o creme. Para finalizar, use um pente largo para pentear e ajeitar os cachos.

Cronograma capilar para cabelos cacheados

Conta pra gente, você já ouviu falar em cronograma capilar? Nós já conversamos um pouquinho sobre esse assunto nesse post aqui, mas vamos relembrar o básico pra você, pode ser?

Bem, o cronograma é uma solução tiro e queda pra quem está preocupada com o estado geral do cabelo e quer dar um up na saúde dos fios. Existem muitas versões diferentes, mas basicamente a ideia é criar uma rotina de cuidados com o cabelo, alternando procedimentos que visam melhorar o estado do cabelo.

Esses procedimentos geralmente consistem em: hidratação, nutrição e reconstrução. Para saber como montar seu cronograma e em qual procedimento você precisa prestar mais atenção, é preciso testar a porosidade do seu cabelo.

Teste de porosidade para cabelos cacheados.

Fazer isso é super fácil! Você tira um fio e coloca em um copo com água. Se ele afundar é porque o cabelo precisa de reconstrução. Se ele boiar, precisa de hidratação. E se ele ficar no meio do copo, sem afundar nem boiar, é porque precisa de nutrição.

E aí, fez o teste? Descobriu o que seu cabelo precisa com mais frequência? Legal, então esse vai ser o seu primeiro passo! Esse é o procedimento que você precisa repetir toda semana e os outros dois você alterna. O certo é fazer dois procedimentos a cada semana.

De acordo com a resposta que o seu fio der, você pode ir adaptando o programa. O ideal é fazer os tratamentos durante a lavagem do cabelo, de acordo com as instruções do rótulo. Não esqueça de seguir nossas dicas anteriores e não deixar a água muito quente, combinado? E evite os produtos com muito sulfato.

À medida que você for sentindo a saúde do seu cabelo melhorar, você até pode diminuir a frequência, mas não deixe de fazer, hein? O cronograma capilar é essencial pra manter a saúde do seu cabelo, especialmente o cabelo crespo, que é naturalmente mais carente de oleosidade e nutrientes.

Penteados práticos para o dia-a-dia

Não é todo dia que a gente pode ou está a fim de simplesmente usar os cabelos soltos ao vento, né? Seja por calor ou simplesmente pela vontade de dar uma variada, de vez em quando precisamos ter uns penteados coringa e lindos.

A gente vai trazer quatro ideias pra você. Em todos eles, comece passando o creme de pentear e desembaraçando os fios com um pente de dentes largos. Depois, tenha em mãos uma caixa de grampos, um pente ou escova e vários elásticos, pois ele vão ser seus melhores amigos!

1 – Lateral Presa

Mulher com penteado com a lateral presa.

Esse é um dos penteados mais rápidos e que mais valoriza o volume natural do cabelo crespo, especialmente indicado pra cabelos curtos e médios. Escolha um dos lados do cabelo e separe três mechinhas. Então, faça trancinhas acompanhando a linha natural da cabeça, ou prenda elas com um grampo. No outro lado, bagunce um pouquinho com os dedos pra ter um contraste de volume. Resolvido!

2 – Space buns

Modelo com penteado space bun.

Para quem gosta de algo estiloso e divertido, os space buns são tudo de bom e o melhor: dão certo! Divida seu cabelo ao meio e prenda como se fosse fazer duas maria-chiquinhas. Então, pegue as maria-chiquinhas e transforme-as em um coque com os grampos. Se quiser, dê uma bagunçada no coque pra ficar mais estiloso. O legal desse penteado é que ele dá certo em cachinhos de todos os comprimentos!

3 – Boxer braids

Essas são legais pra quem tem o cabelo bem longo, mas também dá certo no cabelo médio. As tranças de boxeadora precisam de um pouco de prática pra ficarem perfeitas, então não deixe pra aprender em um dia de pressa, ok? Divida o cabelo no meio e faça duas tranças embutidas, começando com uma mecha da frente. Depois, prenda as pontinhas com elásticos.

4 – Afropuff

Modelo com penteado Afro Puff .

O queridinho das donas de cabelos com a curvatura 4, o afropuff é super elegante e, além de tudo fresquinho. E a melhor parte é que dá pra fazer em cinco minutinhos! Basta você puxar o cabelo como se fosse fazer um rabo de cavalo ou coque alto. Então, com o coque pronto, você solta os fios com um garfo para ganhar aquele volumão maravilhoso!

Essas são só algumas ideias, viu? O nosso blog tem várias outras, então não deixa de passar lá dar aquela conferidinha e ficar com muitos penteados pra escolher!

Dicas gerais pra cuidar melhor dos seus cabelos cacheados

Modelo de cabelos cacheados sorrindo com a mão na cintura.

Ufa, estamos quase terminando! A gente já te ensinou como identificar a curvatura do seu cabelo e a porosidade, para saber qual o corte e tratamento que você deve dar pra ele. Também te ensinamos a lavar, secar e escolher creme de pentear.

Pra terminar esse artigo com chave de ouro, a gente vai te passar umas diquinhas básicas que toda cacheada deve seguir no dia-a-dia pra deixar seus cachos um poder! Confere com a gente:

1 – Qualquer tipo de fricção é a morte pro cabelo cacheado – vai te encher de frizz!

Uma das vilãs mais fortes é a fronha de algodão. Então, troque por uma fronha de seda ou cetim e, se possível, mantenha o cabelo em uma trança ou em um turbante na hora de dormir.

2 – Para o seu cabelo ficar saudável, você tem que ficar saudável.

Então, tome bastante água e se alimente direitinho, ok? Alimentos com proteína são essenciais para evitar cabelos quebradiços e mal-nutridos, assim como uma boa hidratação. Se o corpo estiver com poucos nutrientes, o cabelo e as unhas são os primeiros a pararem de ser alimentados. Então, não deixe de se cuidar.

3 – Se você ainda está passando pela transição capilar e tem sentido dificuldades, a dica de ouro é: tenha paciência.

A gente sabe que alguns dias dá vontade de largar tudo e voltar para o cabelo alisado, mas aguente mais um pouquinho. Seu cabelo agradece e vai te recompensar ficando maravilhoso.

E aí, gostou do nosso guia básico sobre cabelos cacheados? Esperamos que a gente tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas. Não esqueça de passar na nossa loja e conhecer nossos produtinhos, pois eles vão te ajudar a cuidar dos seus cachinhos!

Confira também nossos serviços, temos vários tratamentos e procedimentos voltados a cuidar das cacheadas e crespas!

Conta pra gente: você tem mais alguma sugestão ou dica sobre cuidado com os cabelos cacheados? Conta seu segredinho pra nós nos comentários, vamos amar saber! Um beijo enorme e nos vemos nos próximos textos!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão