MENU

logo

Big Chop ou não Big Chop, eis a questão!

2 de fevereiro de 2021

Modelo com expressão de dúvida, com a mão no queixo e a outra segurando uma mecha, pensando se fará o Big Chop.

O Big Chop é um momento decisivo na vida de toda mulher que não vê a hora de se livrar das químicas e ter de volta seu tão sonhado cabelo natural, seja ele crespo ou cacheado.

Normalmente, o Big Chop pode acontecer de duas maneiras diferentes: no primeiro caso, após uma transição, quando a raiz já está maior e o corte serve apenas para retirar a parte danificada do cabelo. No segundo, quando o corte é total, com o crescimento natural começando do zero. Independentemente do método escolhido, o Big Chop sempre será um momento emocionante!

Você está pensando em apostar neste corte? Quer descobrir mais sobre o tema ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então, não se preocupe! Preparamos algumas dicas especiais para lhe dar mais segurança nesse momento. É só acompanhar a matéria a seguir.

Vamos lá?

Mas, afinal, o que é e para que serve o Big Chop?

Big Chop nada mais é do que um tipo de corte, que tem como objetivo retirar a parte danificada ou alisada do cabelo, devolvendo assim, a sua curvatura natural. Traduzindo ao pé da letra, Big Chop significa “grande corte”, o que faz perfeito sentido, já que essa é considerada uma decisão bastante radical e importante.

Agora que você já sabe do que se trata, é hora de entender melhor como o Big Chop funciona. Para muitas mulheres, esse é um momento de se reinventar, de se aceitar e de começar uma nova vida, principalmente porque o cabelo está diretamente ligado à autoestima feminina.

Quando os fios são expostos aos alisantes químicos ou ao calor contínuo das escovas e secadores, ele geralmente muda de forma. Logo, o cabelo vai “cedendo” gradativamente e ficando extremamente esticado, perdendo sua estrutura natural.

No momento em que o cabelo cede completamente a esses produtos e métodos, ele para de “se enrolar” ou de demonstrar sua curvatura. Assim, o Big Chop surge como uma alternativa para quem quer recuperar o formato original dos fios, dando espaço para o cabelo virgem.

Quais são as vantagens e desvantagens de optar por um Big Chop?

Como qualquer outro processo, o Big Chop possui diversas vantagens, assim como questões um pouco mais complicadas, que devem ser avaliadas antes da decisão final. Entre seus pontos positivos estão:

  • O Big Chop reduz o tempo de transição capilar, ou seja, se você não está disposta a ter o seu cabelo com duas texturas diferentes, basta realizar o corte e começar tudo novamente;
  • Como é feito, normalmente, quando o cabelo ainda está curto, o Big Chop acaba proporcionando maior praticidade, já que os fios precisarão de menos manipulação para ficarem perfeitos no dia a dia;
  • Seu cabelo crescerá saudável desde a raiz, o que pode evitar quebras e facilitar o cuidado intensivo.

Entretanto, também é preciso estar preparada para lidar com as seguintes situações:

  • A mudança de visual pode ser drástica e incômoda no início. Lembre-se que o seu cabelo perderá comprimento e que você terá que reaprender a cuidar dos fios e a amá-los;
  • O crescimento pode parecer mais lento e desanimar quem está passando pelo processo, mas é preciso ter paciência;
  • A reação das pessoas ao redor pode não ser das melhores logo de cara e será necessário ignorá-las para se manter firme e não voltar a aplicar química nos fios. Por isso, tenha em mente que quem precisa gostar é você e tente se manter afastada das opiniões alheias.

Mesmo com seus pontos mais complicados, o Big Chop se mostra uma excelente opção, já que garante um cabelo saudável e cheio de personalidade desde o começo. O ideal é tomar a decisão por conta própria e curtir todo o processo, combinado?

Modelo com as duas mãos nos cabelos sorrindo após fazer o seu Big Chop

Decidiu realizar o Big Chop? Então, fique de olho em algumas dicas que lhe ajudarão nessa fase!

O Big Chop é um momento de mudança e de muito aprendizado, que pode ser superado facilmente seguindo algumas dicas básicas.

  1. Prepare a sua mente

    Assumir o seu cabelo natural é uma decisão extremamente importante e séria. No início, a mudança radical pode lhe deixar um pouco insegura ou causar estranhamento, mas isso é perfeitamente normal! Muitas vezes, você nem sequer se lembra qual é o formato dos seus fios ou como eles podem ser trabalhados, e está tudo bem!
    Por isso, ao realizar essa escolha, seja paciente e bondosa consigo mesma. No final das contas, essa transição começa na sua mente!

  2. Procure um profissional

    Não é difícil encontrarmos na internet vídeos de mulheres que decidiram, por conta própria, remover os fios alisados. Mas, se você precisa de uma dose de confiança no processo, o melhor a se fazer é procurar um profissional especializado no assunto, para garantir que o corte não ficará irregular ou com um formato estranho.

  3. Utilize os produtos corretos

    Ao realizar o Big Chop com um profissional, pergunte sobre os melhores produtos para o seu tipo de cabelo. O ideal é sempre procurar por fórmulas mais condicionantes e hidratantes.

  4. Não pense apenas em crescimento

    Esse é um momento para deixar a fita métrica de lado e focar no cuidado. Se você apenas olhar para os centímetros ganhos, é bem provável que fique frustrada e acabe desistindo dos fios naturais, já que os cabelos crespos e cacheados demoram um pouco mais para apresentarem um crescimento visível.
    Por isso, não se concentre em ter um cabelo enorme em pouco tempo, mas em cuidar para que, quando ele finalmente ganhar comprimento, esteja mais forte e saudável do que nunca!

Lembre-se que a decisão é 100% sua e que você precisa estar pronta para essa nova etapa da sua vida. Com muito mais leveza e segurança, você estará preparada para manter um cabelo natural, cheio de vida e personalidade!

Você já passou pelo Big Chop? Então, conta pra gente como foi a sua experiência e quais os seus segredinhos para manter o cabelo durante o processo! Agora, se você está se preparando para o “grande corte”, que tal dividir conosco as suas dúvidas? É só comentar aqui abaixo!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão