Na nossa coluna desta semana vamos conhecer uma história de frustração que transformou-se em amor. Mas hoje, a linda Esther dos Santos, de 21 anos, descobriu a sua beleza e é apaixonada pelo seu cabelo crespo.
Tudo começa ainda na infância, quando ela sofria vendo todas as primas de cabelo liso.
“Me sentia frustrada por ser a única da minha família paterna a ter um cabelo crespo. Não era uma questão de alisar o cabelo e sim de ter nascido com ele liso. Eu amava quando minha mãe fazia trança, porque assim ganhava movimento e era bem prático”.
Esther dos Santos
Desde muito cedo a estudante de design gráfico usou diversos tipos de química, mas em 2014 decidiu transicionar. Contudo o caminho não foi nada fácil e ela precisou passar duas vezes pela transição capilar.
“Essa primeira vez foi bem de boa e tranquila, fiz meu big chop no segundo semestre de 2015. Só que fiz a besteira de passar mais química no meu cabelo. Precisei passar por outra transição quando ele voltou a cair e ficar elástico. Esta foi mais difícil, mexeu muito com minha autoestima, mas dessa vez tive bastante apoio de algumas amigas e da minha família”.
Esther Santos
E desta experiência ela tirou um ensinamento super importante para quem está passando por esta fase.
“Aprendi nessa segunda transição que é preciso ter MUITA paciência para conseguir ficar bem consigo mesma. A dica que eu dou é: tenha muita paciência e não espere que seu cabelo fique igual de alguma blogueira ou de alguém que você se inspire, esteja pronta pra ter e aceitar o seu cabelo seja ele com a curvatura que ele tenha e, principalmente, entre na transição e pare de usar química se é algo que você QUER e não porque tem muita gente entrando e não saia de uma ditadura pra entrar em outra”.
Esther Santos
Transformação e cuidados com o cabelo crespo
Ao mesmo tempo a jovem moradora de Caxias (RJ) aprendeu também a importância dos cuidados com as madeixas:
“Hoje eu tento manter uma rotina de cuidados usando produtos para o meu tipo de curvatura. Sempre lavando e fazendo hidratação com uma certa frequência, umas duas vezes por semana ”.
Esther Santos
Definitivamente, ela descobriu sua beleza e ama usar os produtinhos do Beleza Natural, como a linha Minha Fórmula e os óleos de umectação Nutri Brilho e Nutri Força na hora de finalizar.
“Se ame!! Mesmo que seja difícil lidar com alguns comentários e olhares. Faça elogios sinceros sempre que tiver oportunidade para aquela sua amiga ou alguém da sua família que ainda tem dificuldade de se aceitar e dê apoio a elas. Ah, e lembrem que o cabelo que te deixa linda é o cabelo que te faz feliz”.
Esther Santos