Fechar

MENU

logo

5 dicas para cabelos crespos e cacheados no inverno

21 de junho de 2021

modelo sorrindo, sendo capa da matéria sobre crespos e cacheados no invernoCuidar dos cabelos no inverno parece ser uma tarefa fácil, mas na realidade exige bastante dedicação, especialmente os crespos e cacheados.

Sabemos que com o frio rola uma preguicinha para tratar as madeixas, mas é importante dar atenção aos cabelos para que eles fiquem sempre lindos e saudáveis – além de manter a autoestima lá em cima.

Pensando nisso, elencamos cinco dicas essenciais para você cuidar dos seus cabelos crespos ou cacheados durante o inverno. E acredite: esse passo a passo vai transformar os seus fios! Confira:

Lavagem e secagem correta

A principal dica para manter os cabelos crespos e cacheados sempre bonitos e bem tratados durante a estação mais fria é lavar as madeixas corretamente, usando água morna – se possível fria. Sim! Apesar do frio ser um convite irrecusável para tomar um banho bem quente, a água deve ser morna ou fria para evitar o ressecamento dos fios.

Além disso, a água quente pode prejudicar o couro cabeludo, enfraquecendo-o e, consequentemente, atingindo as raízes do cabelo, além de todo seu comprimento. Por isso, o ideal é enfrentar a água morna ou fria para lavar os cabelos crespos ou cacheados. É garantia de saúde para os fios.

Além da temperatura da água, a lavagem dos cabelos deve seguir uma rotina de limpeza e condicionamento. Para finalizar, aposte em um creme de pentear ou leave-in para modelar os cachos.

Outro ponto importante da lavagem correta é fazer uma hidratação duas vezes por semana. E se liga que nós já destacamos como fazer uma hidratação perfeita nos cabelos crespos ou cacheados.

Porém, cuidado com o excesso de produtos no cabelo – daí a importância da lavagem mais uma vez. Mantendo a frequência de banhos no cabelo é possível retirar resíduos que podem enfraquecer os fios, além de causar a temida seborreia (caspa).

Não retirar os produtos corretamente e aplicar ainda mais produtos em cima do que já está presente no cabelo é bastante perigoso para a saúde dos fios: essa reação impede a absorção de nutrientes pela fibra capilar, deixando os cabelos sem vida e quebradiços.

Por fim, os cabelos devem ser secados de preferência ao natural. Isso porque os secadores, quando usados com frequência, também podem enfraquecer as madeixas, além de levantar frizz. Esse enfraquecimento causado pela temperatura do secador, deixa os cabelos crespos e cacheados mais quebradiços.

Prefira lavar os fios logo pela manhã para que eles sequem durante o dia. Caso seja inevitável, aposte no difusor para dar corpo e finalização aos cabelos.

E se possível, saia de casa somente com os cabelos completamente secos. Uma dica de ouro é: sempre leve na bolsa um guarda-chuva ou uma capa de chuva, assim, se o tempo mudar de repente e chover, você estará preparada e não será pega de surpresa. Seus fios ficarão protegidos e longe dos pingos de água.

Além disso, uma excelente alternativa para o pós-lavagem é caprichar na finalização com um bom creme de pentear; se gosta de deixar os cachos soltos, invista em óleos – eles criam uma camada protetora que sela as cutículas do fio e evita o frizz.

Spa capilar

Se você perceber que seus cabelos precisam de um tratamento mais profundo, invista no spa capilar, tratamento exclusivo do Beleza Natural!

Esse método consiste em uma massagem especial, que visa recuperar cabelos danificados e enfraquecidos, repondo minerais que vão nutrir e reparar os fios da raiz às pontas. É realizado em três etapas, com a utilização de shampoo, fluido e máscara remineralizante. Até o couro cabeludo é beneficiado com a oxigenação provinda do spa capilar. Seus cabelos ficarão muito mais fortes e resistentes!

Faça um cronograma capilar

Mais uma dica de ouro para manter a saúde e a beleza dos cabelos crespos e cacheados no inverno: o cronograma capilar.

Muitas mulheres consideram o cronograma capilar muito complicado e até meio chato de fazer, mas na verdade é uma alternativa excelente. Seus cabelos vão ficar arrasadores!

Nós já falamos sobre o cronograma capilar, mas vale um lembrete – ele é dividido em dias esporádicos (o mais indicado é dois dias na semana) e feito em três etapas, que são hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

A etapa de hidratação repõe as vitaminas e minerais que os cabelos crespos ou cacheados perdem durante o dia, nas lavagens e os procedimentos químicos. Já a nutrição repara a falta de lipídios e minerais. Por fim, a reconstrução (etapa fundamental) concentra mais vitaminas, minerais e ainda proteínas aos cabelos.

Deixe a preguiça de lado e faça esse procedimento para garantir que seus fios fiquem mais lindos e saudáveis do que nunca.

Day after

As mais ligadas já sabem o que é o day after. Mas se você não faz ideia do que seja, a gente te explica o que é e porque é importante para os cuidados com os cabelos crespos e cacheados no inverno.

O day after é o período entre uma lavagem e outra. Principalmente no inverno, quando você vai dar um espaçamento maior entre as lavagens, o day after é ainda mais importante para manter os cachos em dia.

Portanto, esse procedimento precisa ser muito bem feito. O primeiro passo, logicamente, é a lavagem com shampoo e condicionador. Aqui é importante ressaltar que cabelos crespos e cacheados são bastante delicados e tendem a receber menos oleosidade natural no comprimento. Aí está a importância do day after: com o espaçamento entre as lavagens, a oleosidade natural é mais preservada, o que mantém a saúde dos fios.

Mas, além da lavagem, a finalização também precisa ser pensada, afinal, é ela quem vai garantir o seu day after por dias.

Essa finalização pode ser feita por meio da fitagem, na qual os cachos são modelados mecha a mecha com creme. Esse método garante uma perfeita finalização que vai fazer com que os seus cachos permaneçam sempre definidos até a próxima lavagem.
Outra dica de ouro é apostar em uma fronha de cetim ou touca de cetim para dormir. Por ser leve e macio, o cetim causa menos atrito com os fios, o que favorece a definição dos cabelos por mais tempo e previne o frizz – o day after, então, dura mais tempo.

Aposte em produtos específicos

A última dica é um complemento para todas as outras: os cuidados com os cabelos crespos e cacheados no inverno exigem produtos específicos para esses tipos de cabelo. O Beleza Natural conta com linhas voltadas para cada tipo de cacho, além de oferecer produtos que contém todos os componentes essenciais para cuidar das suas madeixas da melhor maneira.

Evite usar produtos que não são indicados para o seu tipo de cabelo: isso porque outros produtos não conseguirão fornecer o tratamento adequado para os seus cachos se manterem hidratados, bem cuidados e saudáveis.

Opte sempre por produtos específicos para cabelos crespos e cacheados, levando ainda em consideração se há tinturas ou outros tratamentos químicos.

E você, tem algum segredo para cuidar do cabelo durante o inverno? Então conta pra gente! Comente, participe e compartilhe suas ideias!


Tags


Os posts mais lidos

Siga o Beleza Natural

institutobelezanatural

Fique por dentro!

Cadastre-se e receba novidades, promoções e informações em primeira mão