Com a chegada de novas estações, os cachos, crespos e ondulados enfrentam desafios únicos. Mudanças de temperatura, umidade e exposição ao sol podem interferir diretamente na saúde e na beleza dos fios, deixando-os mais suscetíveis ao ressecamento, frizz e falta de definição.
Mas como manter a vitalidade e o brilho sem depender das condições climáticas? Nesta matéria, vamos explorar os impactos do clima e ofereceremos recomendações práticas para que você mantenha seus cabelos sempre radiantes, além de indicações de produtos e serviços para esse cuidado. Vamos lá?
FATORES CLIMÁTICOS
Eles desempenham um papel significativo na saúde e aparência dos cabelos. Temperatura, umidade, vento e exposição ao sol são alguns dos elementos que impactam diretamente na sua estrutura capilar e na hidratação. Venha entender como cada um desses fatores pode interferir nas suas madeixas:
1 – TEMPERATURA:
Enquanto climas quentes tendem a ressecar o cabelo, evaporando a umidade e nutrientes dos fios, os deixando opacos e sem vida, temperaturas muito baixas também ressecam, tornando a estrutura capilar frágil e propensa à quebra.
2 – UMIDADE:
Em regiões úmidas, o acúmulo de hidratação absorvida pode fazer o fio inchar e ocasionar o frizz e perda de definição. Por conta da maior porosidade natural das curvaturas – que ocorre devido à dificuldade em distribuir os nutrientes e oleosidade natural da raiz às pontas – elas têm a tendência a absorver mais umidade do ar.
3 -VENTO:
A exposição constante ao vento desgasta a fibra, principalmente nas pontas, causando pontas duplas e deixando as mechas mais embaraçadas e menos maleáveis.
4 – EXPOSIÇÃO AO SOL:
Os raios UV, quando penetram em excesso na estrutura capilar, quebram as partículas de proteínas produzidas e enfraquecem os fios. Essa exposição pode ser ainda mais prejudicial, por conta daquela dificuldade de distribuição de fatores naturais, como citamos anteriormente. Ela junto com o sol, pode tornar o seu aspecto mais seco e vulnerável.
Esses fatores climáticos exigem um cuidado específico para manter a saúde, definição e brilho, independentemente da estação. Então, vamos conferir as dicas que vão te auxiliar neste processo! 🤩
CUIDADOS NECESSÁRIOS
Agora que compreendemos quais fatores climáticos podem impactar na nossa rotina, vamos aprender quais as melhores soluções!
1 – SEJA ADEPTA AO CRONOGRAMA CAPILAR:
O cronograma capilar é sempre uma estratégia poderosa para manter a saúde dos fios, especialmente nas variações climáticas. Seguindo essa rotina, você pode distribui-la em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.
Hidratação: Seja no ressecamento provocado pelo ar seco e quente ou na falta de umidade nos dias frios, os fios perdem água, o que pode deixá-los opacos e até ásperos. A hidratação atua repondo essa água, restaurando o brilho e a maciez. A dica são produtos e serviços com ingredientes como a Babosa, que ajudam a manter os cabelos suaves, maleáveis e protegidos.
Nossa indicação de serviço para você é a Hidronutrição de Babosa, esse tratamento é enriquecido com um poderoso mix de ativos condicionantes que agem repondo os nutrientes essenciais e a umidade natural dos fios. Ideal para revitalizar e proteger dos danos diários. Agora, falando de produtos, o kit Explosão de Babosa bn.CACHOS conta com shampoo, condicionador e creme de pentear para recuperar e deixar a fibra capilar mais forte e hidratada. Retém a umidade no fio, controla frizz e proporciona cabelos mais macios e com muito brilho;
Nutrição: Em climas com muito vento ou de baixa umidade, a nutrição é essencial para preservar a oleosidade natural dos fios e combater o frizz. O uso de óleos 100% vegetais como Coco, Abacate e Karité ajuda a selar e reter o processo de hidratação além de proteger do desgaste climático, proporcionando fios mais alinhados.
Para serviços sugerimos o SOS Antiressecamento. Ele une hidratação intensa e nutrição com mix de óleos vegetais, perfeito para trazer maciez, brilho e saúde dos fios.
Existem muitos produtos bn.Cachos que podem te auxiliar na linha Explosão: Kit Coco com duo shampoo e condicionador + creme de pentear, Pentear Abacate, Kit Karité com duo shampoo e condicionador + creme de pentear.
Reconstrução: Ela repara os danos internos da fibra, fortalecendo a fibra contra as agressões diárias, como exposição ao sol intenso ou poluição. A dica é se joga na Queratina para recuperar a elasticidade e resistência dos fios, permitindo que enfrentem as variações climáticas com mais vigor.
Como serviço, quando falamos de reparação de queratina o tratamento exclusivo Hidraforce tem um resultado profissional! Ele atua diretamente no interior da fibra, devolvendo a resistência, maciez e balanço.
E para finalizar, um produto que trata e traz praticidade a sua rotina, para usar em casa ou levar na bolsa: Recarga de Queratina. Enriquecido com fitoqueratina, o produto penetra e recupera os cabelos crespos, cacheados e ondulados danificados por processos químicos e fatores externos. Sua ação restaura a integridade da fibra capilar, devolvendo força e resistência aos fios porosos, fracos e quebradiços.
Aderindo ao cronograma podemos antecipar os cuidados necessários conforme as mudanças no tempo, preservando a saúde e a beleza das suas curvaturas ao longo do ano.
2 – USE PRODUTOS COM PROTEÇÃO UV:
O uso de produtos com proteção UV é fundamental para a nossa exposição constante ao sol e com os cabelos não podia ser diferente. A radiação ultravioleta penetra na estrutura capilar, danificando e rompendo as suas camadas, o que leva ao ressecamento, perda de cor e até a quebra.
Já que a oleosidade natural do couro cabeludo tem mais dificuldade de chegar até as pontas o ressecamento já presente nas curvaturas se intensifica, deixando os fios frágeis e mais suscetíveis a danos. Produtos com proteção UV criam uma barreira nos fios, ajudando a bloquear os efeitos nocivos dos raios solares e mantendo a hidratação e a cor dos cabelos. Uma boa dica é usar na sua finalização os ativadores Cachos Intensos e Cachos Soltos. Eles proporcionam uma ultra definição e fixação, além de possuir proteção UV.
3 – EVITE ÁGUA QUENTE:
A água quente pode causar ressecamento, o aumento do frizz e até perda de brilho, uma vez que tende a abrir demais as cutículas dos fios, comprometendo sua proteção natural. Todos esses fatores na rotina, somados as alterações climáticas entre sol intenso, ventos e períodos secos, podem agravar esses efeitos, removendo a camada protetora dos fios, intensificando o ressecamento e a sensibilidade a agressões externas.
4 – INVISTA NA UMECTAÇÃO:
Como a oleosidade natural das curvaturas já é difícil de ser distribuída, os fatores climáticos podem reforçar o ressecamento e o excesso de frizz. Para solucionar esse combo, investir em óleos capilares 100% vegetais na umectação proporciona uma reposição de nutrientes e reparação da barreira protetora da fibra.
O processo é bem simples, basta dividir as madeixas antes da lavagem e aplicar o óleo adaptado para uso capilar – se não gostar da sensação oleosa nas mãos, pode usar uma luva.
Não é necessário aplicar na raiz, a menos que ela esteja muito ressecada. Mesmo assim, use em uma quantidade menor. O que você pode fazer é massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, para ativar a circulação e potencializar o efeito.
Por fim, prenda os cabelos e deixe-o agir por no mínimo 30 minutos. Se estiverem muito ressecados e você não tiver compromissos, pode aumentar esse tempo. Duas horas é o tempo ideal para que o óleo realmente penetre e faça o efeito que deve em seu cabelo.
Uma outra opção para um dia de princesa é ir até os nossos Institutos realizar nossa Umectação Termoativada! É ideal para quem busca fios mais macios, com brilho e sem frizz. Um diferencial do nosso serviço é o aquecimento dos óleos que permite que seus ativos penetrem nas camadas mais profundas das curvaturas, promovendo uma nutrição intensa e reparando a força e a vitalidade
5 – NÃO USE ACESSÓRIOS EM EXCESSO:
A questão que envolve o uso excessivo de acessórios pode impactar a saúde dos cabelos em condições climáticas. Embora acessórios como bonés, xuxinhas e tiaras sejam úteis e estilosos, seu uso inadequado pode prejudicar o couro cabeludo e a estrutura dos fios por conta do atrito.
Em relação ao clima temos o exemplo dos dias quentes e úmidos, onde os bonés podem abafar o couro cabeludo, dificultando sua ventilação. Além disso nestas temperaturas sempre temos a tendência a prender os fios e dependendo da xuxinha e da força utilizada para prende-los a estrutura pode ser fragilizada e se tornar quebradiça.
As dicas são fáceis: use acessórios em tecido mais leves como cetim ou até algodão eles não irão bagunçar ou sufocar o couro cabeludo além de preservar o fio. Em todo caso, vale lembrar que o excesso nunca é bom, então não use bonés todos os dias.
Por último, mas não menos importante não aperte ou puxe tanto o cabelo na hora de prendê-lo. Afinal, de nada adianta usar o acessório correto se você prosseguir gerando atrito. Assim, é possível adotar o estilo sem sacrificar a saúde dos cabelos, independentemente das mudanças no clima.
Com uma rotina de proteção, hidratação e atenção aos impactos de fatores externos, é possível preservar a saúde e a vitalidade dos fios, independentemente do tempo! Um beijo e até a próxima. 🥰