Se você tem cabelos cacheados, crespos, ondulados ou está passando pela transição capilar, sabe que uma rotina que inclui cuidados capilares no esporte ou atividades físicas pode ser desafiadora. A combinação de suor, fatores climáticos e esforço físico pode impactar na saúde e aparência dos fios.
Então, para superarmos esses desafios, no blog de hoje vamos te mostrar alguns cuidados essenciais para manter seus cabelos protegidos e bonitos antes e depois da prática de esportes e exercícios. Para isso vamos juntas descobrir como cuidar das curvaturas sem abrir mão do seu bem-estar e desempenho esportivo!
IMPACTOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS
Como dissemos no início, a prática regular de atividades físicas é excelente para a saúde, mas pode apresentar alguns desafios específicos para as curvaturas. Vamos conferir agora, quais são os fatores que podem impactá-las:
- Suor e Oleosidade: O suor sobrecarrega o couro cabeludo. Consequentemente, ele pode apresentar uma aparência oleosa, um couro cabeludo obstruído e que perde grande parte da sua oxigenação natural. Esse excesso de oleosidade também pode dificultar a definição das curvaturas além de provocar aquela sensação de “cabelo pesado”;
- Atrito: movimentos repetitivos e com excesso de força nos fios ao entrar em contato com capacetes, faixas, bonés e toucas, também podem ocasionar em danos por atrito. Acontece que a maioria das esportistas precisa prender os fios durante a prática de suas atividades, assim eles ficam seguros e não chegam a limitar os movimentos. Entretanto, quando prendemos ou fazemos algum penteado com muita força na hora de alinhar os fios, automaticamente tracionamos a sua estrutura. Isso pode deixar o comprimento fraco, quebradiço e até motivar a queda por tração;
- Fatores externos – como sol ou cloro: atividades ao ar livre e esportes aquáticos expõem os cabelos ao sol, ao vento e ao cloro das piscinas. Logo, quando somos expostos a esses fatores externos constantemente, as madeixas podem oxidar com facilidade. Ela acontece pelo seu envelhecimento precoce, ou seja, perda de nutrientes, minerais e da sua própria proteção a fatores externos. Com o fio oxidado, toda a reposição de nutrientes é perdida com mais facilidade e os danos tendem a se agravar.
Compreender esses impactos é o primeiro passo para adotar uma rotina de cuidados que proteja e valorize suas curvaturas, mesmo durante a prática intensa de esportes e exercícios. Para mostrar na prática todas essas dicas, nada melhor do que trazer dois convidados especiais para contar um pouquinho sobre seus cuidados capilares no esporte e nas atividades físicas: o nosso gerente de Pesquisa & Desenvolvimento formado em Farmácia, Gustavo Boaventura e a nossa especialista em Desenvolvimentos de Produtos Mayara Azevedo. Vamos conferir o que eles disseram:
“Confesso que me preocupei bastante com os meus cabelos cacheados e a pele quando decidi voltar a praticar natação. Primeiro, porque os tratamentos utilizados nas piscinas estão mais avançados e atualmente possuem uma menor quantidade de cloro. Porém, isso não garante que a água com redução de tratamento deixa de danificar os fios. Então, para manter a saúde capilar e da pele, tive que adaptar meus cuidados diários. ” – Explicou Gustavo Boaventura.
“No meu caso, tenho o costume de ir à academia durante a semana e praticar caminhadas. Em ambos os casos, os fatores que mais me preocupam são: o acumulo de oleosidade que o couro cabeludo pode reter durante as atividades e o excesso de tração ao prender os fios. Apesar dos meus fios serem mais curtos, preciso me atentar as etapas de lavagem e aos materiais que uso nos meus penteados para evitar a quebra da estrutura capilar. ” – Disse Mayara Azevedo.
ROTINA DE CUIDADOS
Existem momentos em que precisamos parar e refletir sobre como os nossos cuidados capilares realmente estão facilitando a nossa rotina. Assim como nos esportes, precisamos aplicar estratégias coerentes que tragam praticidade e benefícios para o nosso dia a dia. Pensando nisso, o Gustavo e a Mayara separaram 7 dicas que são eficazes para qualquer curvatura e atividade praticada. Vale lembrar que ele aplica todas elas em sua rotina. Confira:
- Nunca pratique esportes/atividades com os fios úmidos ou sem finalizar: “Primeiramente, antes de entrar na piscina os meus cabelos estão sempre secos e com um pouco de finalizador. Seja creme de pentear, gelatina ou seiva, os finalizadores ajudam a proteger a estrutura capilar temporariamente e repor certos nutrientes e hidratantes antes do contato com o cloro. Essa dica serve para a proteção dos cabelos em quaisquer sejam as atividades; ” – Falou Gustavo.
- Evite prender com tanta frequência: “Tento prender os fios ou fazer penteados no meu cabelo apenas no último day after antes da lavage. Além disso, quando prendo ou penteio, uso um pente com dentes mais largos, xuxinhas envoltas de cetim e alguns grampos para evitar a quebra; ” – Indicou Mayara.
- Quando for lavar os cabelos, certifique-se de retirar bem os resíduos: “Assim que termina a minha aula de natação, eu já corro para o chuveiro e esfrego bem o couro cabeludo para retirar todo e qualquer resíduo de água da piscina, que possui cloro. Nunca deixo o corpo e o cabelo secar com essa água. Então seja com o excesso de suor, possíveis detritos – como folhas e areia – e a oleosidade capilar, quando for lavar, atente-se aos resíduos, em excesso, pois eles podem obstruir os poros. Depois de lavar o couro cabeludo, lavo o comprimento dos cabelos e em seguida aplico o condicionador. Enxáguo muito bem, também; ” – Atentou o gerente de P&D.
- Lave e Hidrate as madeixas 3 vezes na semana: “Atente-se ao básico bem feito. Sempre que vou lavar meu cabelo aplico o shampoo duas vezes, concentrando-o diretamente no couro cabeludo, nada de aplicar diretamente no comprimento e muito menos nas pontas, isso pode ressecar a estrutura capilar. Outro ponto muito importante é optar pela água fria. A água quente retira os nutrientes e umidade dos cabelos. Quando retiro o shampoo com água fria, a concentração de produto se dissolve pelo comprimento, limpando na quantidade necessária. Já na hora da Hidratação, aplique a máscara e o condicionador no comprimento, enluvando bem as pontas. No caso da máscara, respeite o tempo e as instruções do produto, ele irá te instruir corretamente sobre o a ordem do condicionador e a como aplicar a máscara. Esse pode ser um bom momento para desembaraçar os fios, então lembre-se de utilizar um pente de dentes mais largos e começar sempre das pontas até a raiz para evitar a quebra. Uma dica extra é usar em uma destas 3 limpezas uma linha de ação mais profunda, eu uso a linha bn.PRO.” – Revelou a especialista em Desenvolvimento de Produto.
- Use produtos que previnam a queda e a quebra: “Bom, como existem estudos que associam os resíduos de água do mar e da piscina com o favorecimento de queda capilar, mantenho o cuidado rigoroso de sempre higienizar bem o couro cabeludo e de usar o Tônico Fortalece & Cresce diariamente para não correr o risco de só perceber que estou com pouco cabelo quando for tarde demais. Kkkkkk” – Relatou o gerente.
- Revitalize os fios com produtos mais leves: “Em ambas as minhas atividades, frequentar a academia e caminhar faz com que transpirar seja muito frequente. Quando isso acontece durante a rotina em um momento em que não irei lavar os cabelos, mas que ainda assim preciso arruma-lo para o restante do dia, opto sempre por produtos que sejam de rápida absorção e que não pesem nas curvaturas. Geralmente uso o Spray Revitalizador e alterno com um borrifador com água e finalizador diluído. ” – Aconselhou May.
- Se necessário também, proteja os fios com um produto mais leve após a lavagem e antes de finalizar: “Saindo do chuveiro, seco bem os cabelos com toalha e sempre passo um pouco da Seiva Finalizadora. Como faço aula a noite, passo o produto para que o cabelo e couro cabeludo fiquem protegidos e mais secos até a hora de dormir. Para quem faz aula durante o dia, pode usá-la com creme de pentear e seguir a rotina. ” – Indicou Gustavo.
PRODUTOS
Além das técnicas, utilizar produtos que cuidem especificamente das necessidades da sua curvatura formam o combo perfeito para cabelos mais saudáveis! Mas a pergunta que não quer calar é: “Qual shampoo, máscara, condicionador e finalizador eu posso escolher? ”
Para a nossa sorte o Gustavo também separou algumas indicações que caem como uma luva! Bora conferir?
DUO DE SHAMPOO E TRATAMENTO
“A cada 15 dias eu alterno também entre o Shampoo e Tratamento Fortalece & Cresce e o Shampoo e Máscara Hidraforce da linha bn.PRO. Com a primeira dupla consigo manter a força e resistência dos fios, além de acelerar seu crescimento. Já com o duo Hidraforce consigo um resultado profissional em casa com reposição de nutrientes e ação antiressecamento. ” – Declarou o Gerente.
CREMES DE PENTEAR
“Aqui eu revezo entre 3 opções: Hialurônico e Karité da linha bn.Explosão e Pentear Cachos Soltos da linha bn.Cachos. Com eles consigo recuperar a hidratação, definição e brilho da minha curvatura, pois todos entregam uma ação antiressecamento. Quando uso, alterno entre um da linha Explosão e o Cachos Soltos que possui uma textura mais leve. ” – Mencionou Mayara Azevedo.
REVITALIZADORES
“ O Spray Revitalizador e a Seiva me permitem uma maior flexibilidade e facilidade, porque ambos têm o benefício de serem utilizados na finalização e após, na revitalização. Como comentei, à noite, após a natação eles facilitam muito porque possuem secagem rápida e nutrição profunda. ” – Expressou o Gerente.
“O Spray salva meus dias assim como a gelatina. Quando estou na correria e no day after uso a Gelatina de 500g para me auxiliar a prender os fios e fazer o baby hair. Borrifo o revitalizador nas pontas e estou prontíssima. Ambos devolvem a hidratação as meus cabelos sem pesar.” – Finalizou Mayara Azevedo.
EXTRAS
“Sobre as toucas: As toucas de silicone formam uma barreira maior à água da piscina. Há pessoas que usam toucas de silicone e os cabelos saem da piscina praticamente secos. Caso você pratique natação, em lojas especializadas é possível encontrar essas toucas em tamanhos maiores e específicas para cabelos cacheados longos e extra longos. O restante, a maioria dos cabelos curtos e médios cabem dentro da touca de tamanho padrão. A touca de silicone é mais difícil de vestir, mas depois que pega o jeito fica um pouco mais fácil. Já a touca de tecido é a mais fácil de vestir e tirar, porém ela é mais permeável, então os cabelos se molham facilmente. Eu tenho as duas, mas prefiro a praticidade que a touca de tecido me proporciona. Quando for escolher a sua, leve suas características capilares em consideração.
Cuidados com a pele: Sempre passo hidratante corporal, facial e para os pés depois do banho para evitar o ressecamento e não favorecer o surgimento de micoses. Sim, eu uso os 3 produtos. ” – Finalizou o Gerente de P&D e Farmacêutico Gustavo Boaventura.