Com tantas texturas diferentes e possibilidades para cabelos crespos e cacheados, é natural que ainda existam muitas dúvidas sobre como deixar os fios do jeito que imagina. Pensando nisso, elaboramos esse post com várias técnicas de finalização populares entre os diferentes tipos de curvaturas, para que possa testar cada uma delas e escolher aquela que vai deixar o seu cabelo do jeitinho que você mais gosta.
As mulheres estão buscando cada vez mais sua beleza natural, no qual os cabelos ondulados, cacheados e crespos ganharam um novo foco. Por isso, existe muito espaço para testes e experimentações de diversos tipos de finalizações e, assim, encontrar aquela queridinha que se adapta melhor ao seu estilo. Continue com a gente e confira!
Cabelos diferentes, resultados diferentes
Importante ressaltar que não é o número de etapas que definem uma boa finalização ou não, ok? Isso varia de acordo com as preferências de cada um. Os tipos de finalizações que fazemos em nossos institutos, por exemplo, podem ser feitos apenas com alguns movimentos de mãos e aplicando o pentear mais indicado para o seu tipo de curvatura, dando um resultado incrível!
Finalização simples
A finalização simples é um método que não muda a textura do seu fio, apenas valoriza sua estrutura natural. Essa é uma boa forma de começar porque, com essa técnica, você consegue se familiarizar um pouco mais com o seu tipo de curvatura, além das muitas formas que você pode explorar na hora estilizar o cabelo. Muito ou pouco volume? Mais definição ou cachos mais soltos? Você escolhe!
Rápida e fácil
Além disso, essa é uma finalização mais simples e rápida do que outras, que demandam um pouco mais de atenção Para esse processo, basta escolher o finalizador de sua preferência. Uma opção, também, é tentar essa mesma finalização com diferentes produtos, variar entre creme de pentear, ativador de cacho, entre outros. Assim, é possível ter uma melhor noção da quantidade de produto e decidir o resultado que mais te agrada. Utilize pente, escova, ou as próprias mãos para o desembaraço.
Escolha os produtos certos
Aqui no blog temos um conteúdo bem legal sobre como escolher o creme de pentear perfeito, que pode te ajudar bastante na hora de começar sua finalização. E, se surgir alguma dúvida sobre o que usar para otimizar esse processo, descubra o pente ou escova ideal para os cabelos crespos e cacheados. É interessante lembrar que, a partir dessas escolhas, mesmo que em uma finalização simples, é possível obter diferentes resultados. Seja para uma maior definição ou volume!
Para dar aquele toque final, balance a cabeça de um lado para o outro, de forma que os cachos se soltem do couro cabeludo, e amasse as pontas cuidadosamente, para estimular ainda mais a definição.
Fitagem
A fitagem é um estilo de finalização mais voltado para quem gosta de cachos soltos e bem definidos. O processo é simples, mas demanda um pouco mais de tempo para realizá-lo. Para começar, aplique um pouco de Óleo de Umectação Nutri Brilho para deixar as mechas com mais movimento e leveza, além de um maior controle do frizz.
E, para as amantes do volumão, utilize um pente garfo ou os próprios dedos para soltar a raiz do cabelo ao final da estilização. Aproveite para amassar as pontas, com a ajuda do Complexo Reconstrutor de Pontas, e quebrar todo o efeito durinho. Essa técnica pode ser usada para qualquer curvatura ou textura dos fios, seja crespo ou cacheado. Acompanhe o passo a passo:
1. Com o cabelo ainda úmido, separe os fios em mechas finas, envolvendo cada uma delas pelo creme a sua escolha;
2. Deslize entre essas fitas com os dedos ou com a ajuda de um pente/escova, para que as mechas fiquem completamente separadas umas das outras;
3. Separadas e enluvadas com creme, as mechas devem secar preferencialmente ao natural, em repouso e sendo manipuladas o menos possível. Isso evita que elas grudem, desmanchem e fiquem com frizz;
4. Após secar completamente, aperte os cachos de baixo para cima para quebrar o “durinho” que o creme deixa ao secar.
Plopping
O Plopping é um método bem diferenciado de finalização. Nele, você utiliza uma uma camiseta de algodão (ou fronha) para secar seus cachos presos no topo de sua cabeça, ajudando a na definição e redução do frizz. Pode ser um pouco confuso, mas o resultado vale muito a pena! Basicamente, é a alternativa aprovada para enrolar uma toalha em volta da cabeça, sem causar dano aos fios ou perder a definição dos cachos.
Por que plopping é melhor do que o velho hábito da toalha torcida?
Bem, porque quando você enrola e torce seus cachos em uma toalha, eles ficam esticados (com a torção) e o cabelo fica com mais frizz devido a tração causada pelo tecido no fio.
O plopping, no entanto, mantém seus cachos molhados compactos e bem presos, como uma “sanfona”, no topo de sua cabeça, para que sua raíz permaneça com o volume natural, e seus cachos sigam agrupados sem desfazer a finalização. Ainda, essa é uma técnica pensada tanto para as cacheadas como para as crespas! Porém, o fator encolhimento que ela promove é bem significativo, o que pode não agradar algumas pessoas.
Passo a passo para o plopping:
1. O início é muito semelhante à fitagem. Você irá separar as mechas em fitas e enluvar com creme uma a uma;
2. Feita a fitagem, você irá jogar todo o seu cabelo para frente e, com uma camiseta de algodão, irá amassar os cachos e prendê-los como se fosse um turbante;
3. Permaneça com esse turbante por mais ou menos 40 minutos, até que estejam quase ou totalmente secos;
4. Solte os fios delicadamente e pronto!
Se quiser mais volume, basta amassar com um pouquinho de Complexo Reconstrutor de Pontas e soltar bastante a raiz!
Blowout
Esse método é direcionado para quem prioriza o volume e não a definição. Além de passar longe do fator encolhimento, é uma excelente opção de finalização para os fios crespos, mas também pode funcionar para algumas das curvaturas cacheadas.
Ele confere aquele efeito escovado de alguns black power com super volume, bem tradicional. Mas, como fazer em casa? É um dos passos a passo mais simples de todos!
1. Após lavar, desembarace os fios aplicando creme de pentear por todo o cabelo, em pouca quantidade e de forma bem geral;
2. Aguarde até que o cabelo esteja praticamente seco e, com a ajuda do secador, desfaça toda a definição obtida sem pentear, utilizando os dedos;
3. Prontinho!
Dedoliss – fitagem estruturada
É uma técnica para aquelas que buscam definição EXTREMA, uma vez que confere o efeito de babyliss em todos os cachos. Veja o passo a passo a seguir:
1. Passe o creme separando o cabelo por mechas;
2. Enrole cada mecha menor no dedo até a raiz, como em um rolinho, e solte delicadamente;
3. Repita isso até completar toda a cabeça.
Para cachos mais abertos, utilize o dedão para fazer os rolinhos. A definição será a mesma!
LOC
LOC é a sigla para líquido + óleo + creme. Essa técnica, além de proporcionar conferir muita definição, ajuda a tratar os seus fios. Essa finalização pode garantir bons days after. Veja como aplicar:
1. Separe todo o seu cabelo em mechas;
2. Líquido: borrife nos fios a solução líquida que escolher, pode ser apenas água, algum produto ou uma misturinha;
3. Óleo: aplique um pouco do óleo da sua preferência nas mãos e aplique em todas as mechas;
4. Creme: com o creme que você preferir, realize uma fitagem simples, enluvando bem cada uma das mechas;
5. Separe bem as mechas penteando-as com os dedos;
6. Aguarde os fios secarem naturalmente ou seque com a ajuda de um secador com difusor, em temperatura fria, para evitar o frizz.
COG
Assim como na finalização anterior, essa também é uma sigla: creme + óleo + gel. É ótima para os cacheados e os crespos, que são naturalmente mais ressecados. E, para os ondulados, é necessário mais atenção devido ao uso de óleo, e em grande quantidade pode pesar.
1. Faça misturinha com o gel (ou gelatina), o óleo e o creme de sua preferência. Dependendo do comprimento e da quantidade de cabelo, você determina a quantidade, mas, em geral é: três colheres de creme, duas de gel e uma de óleo;
2. Com os cabelos ainda molhados, aplique essa mistura em todo o cabelo;
3. Aqui você pode aplicar o método que preferir: fitagem, finalização simples… Depende do resultado que você pretende obter! Se você não quiser fazer a mistura dos produtos, aplique primeiro o creme, como se fosse fazer uma fitagem, em seguida uma camada de gel para separar as fitas. Quanto ao óleo, você pode aplicar antes do creme de pentear, nos fios já limpos, ou após o cabelo já seco, para quebrar o efeito “durinho”. Como preferir! Termine amassando os fios. Deixe secar naturalmente ou utilize um difusor.
Twists
Para quem está em transição ou gostaria de mudar um pouco a textura dos fios, os twists são uma ótima alternativa, funcionando bem para as crespas e para as cacheadas. Como fazer?
1. Separe seu cabelo em mechas;
2. Em cada mecha, espalhe o creme da sua preferência e separe em duas mechas menores;
3. Enrole essas duas mechas uma na outra até as pontas e prenda no final;
4. Feito no cabelo todo, aguarde até que esteja completamente seco antes de soltar as mechas, ou deixe para soltá-las no dia seguinte. Utilize um pouco de Complexo Reconstrutor de Pontas para um maior controle de frizz!
Rake and shake
Rake and Shake é um método de estilização usado para definir os cachos. Trata-se de uma técnica para distribuir uniformemente o produto de finalização pelo cabelo. Esse método de finalização é muito conhecido entre as cacheadas e a denominação significa, em português, “segurar e balançar”.
O rake and shake promete um volume diferenciado com a raiz mais solta. Talvez não seja a melhor opção para aquelas que preferem muita definição, mas garante volume intenso e cachos bem soltinhos desde a raiz.
1. Comece com uma fitagem comum, separando as mechas e enluvando com bastante creme de pentear;
2. No final de cada mecha fitada, segure-a pelas pontas e balance bastante para que os fios se separem;
3. Faça em todo o cabelo e deixe secar naturalmente. Se preferir, use um secador com difusor, mas sem mexer muito na estrutura das fitas.
Descubra a sua finalização queridinha
Belezete, não existe receita pronta. Cada cabelo se adapta à um tipo específico de finalização, com diferentes resultados. Experimente bastante, tente diferentes produtos e aplicações, que com certeza você logo descobrirá a técnica queridinha para o seu tipo de curvatura!
Curtiram as dicas? Deixe aqui nos comentários quais dessas técnicas para finalização você já conhecia ou já experimentou. E, não deixe de visitar nossa loja online, temos várias promoções disponíveis!